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O poder de escolha em momentos de tempo de qualidade
As marcas precisam entender como os clientes escolhem gastar seu tempo de qualidade
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As marcas precisam entender como os clientes escolhem gastar seu tempo de qualidade
Se há uma habilidade, todos nós aprendemos, é como fazer malabarismos. Todos nós temos trabalho, compromissos, responsabilidades e tarefas que precisamos fazer malarismos todos os dias. Todos nós entramos em ligações enquanto estávamos presos no trânsito ou respondemos a e-mails do metrô, não é? Com tudo isso para lidar todos os dias, é difícil reservar um tempo de qualidade para nós mesmos. Mas o desafio vai mais fundo porque não é apenas a quantidade, mas o próprio conceito de tempo de qualidade que está evoluindo.
Na CMO Summit 2025 em São Paulo, realizada em 25 de junho, Carolina Piber, Diretora Geral da Amazon Ads no Brasil, compartilhou muitas informações valiosas de um estudo de pesquisa global realizado pela Amazon Ads e pelo parceiro de pesquisa Crowd DNA, intitulado “Elevando os momentos do dia a dia”. O estudo entrevistou 17.600 consumidores de 11 países, incluindo o Brasil, para entender a evolução do tempo de qualidade como um conceito para nossas vidas cotidianas.
O estudo define o tempo de qualidade como o tempo significativo que separamos de nossas agendas lotadas e muitas responsabilidades. Este é o tempo que mantemos para nós mesmos, para fazer coisas que gostamos, nossos hobbies e interesses, muitas vezes com pessoas que amamos, como nossas famílias ou amigos. De acordo com a pesquisa, 51% dos entrevistados no Brasil relataram que recebem 10 horas de tempo de qualidade ou menos em uma semana média.[1]
Mas esculpir essas horas preciosas da nossa agenda é apenas o primeiro passo. A próxima pergunta é: como esse tempo é gasto?
Valorizar o tempo livre comum para o tempo de qualidade depende da escolha deliberada de atividades que tornam nossas vidas mais gratificantes. Isso pode significar jogar tênis de praia com amigos, sentar de pijama e assistir filmes com a família. Na verdade, o entretenimento pode ser um poderoso facilitador de tempo de qualidade. Na pesquisa, 71% dos entrevistados concordaram que o entretenimento melhora sua experiência de tempo de qualidade.[2] Apesar de um desejo crescente de desconectar, o entretenimento, incluindo livros, filmes, música, televisão e videogames, na verdade, melhora a experiência de tempo de qualidade para os consumidores.
Na era digital, o entretenimento se entrelaxou profundamente com a forma como os consumidores experimentam o tempo de qualidade, dada a variedade e a conveniência dos canais, como os dispositivos móveis.
À medida que o cenário do entretenimento cresce, as pessoas têm mais opções do que nunca. Com apenas 10 horas em mãos por semana, o público está recuperando seu tempo de qualidade e redefinindo-o por meio de suas escolhas. De acordo com a pesquisa, 75% dos consumidores concordam que a liberdade de escolher ou selecionar conteúdo torna o tempo de qualidade mais gratificante.
E a Amazon oferece aos clientes uma vasta seleção de conteúdos, incluindo esportes ao vivo, áudio, filmes, séries e transmissões ao vivo que conquistam o público, para abranger muitos aspectos do entretenimento. Essa diversidade de conteúdo, que abrange múltiplos aspectos do entretenimento, permite que os clientes, em sua jornada de consumo, tenham o poder de escolha e possam desfrutar ao máximo seu tempo de qualidade.
O precioso tempo livre que os clientes têm para si mesmos apresenta tanto um desafio quanto uma oportunidade para as marcas. O desafio é que o tempo é escasso para todos, e a jornada do cliente é complexa, com múltiplos pontos de contato. Mas as marcas também têm a oportunidade de se envolver com seus clientes mais relevantes e criar relacionamentos duradouros exatamente onde estão escolhendo passar seu tempo de qualidade.
Para aproveitar ao máximo essa oportunidade, as marcas precisam entender que seus clientes se encaixam perfeitamente em suas jornadas de aproveitamento tempo e entretenimento de qualidade.
Neste cenário, o como é tão importante quanto o onde. As marcas têm a oportunidade de se integrar cuidadosamente em momentos de tempo de qualidade. Em vez de inserir anúncios nesses momentos, as marcas podem criar experiências que incorporam o que o público ama no tempo de qualidade.
E é aqui que as soluções de funil completo da Amazon Ads ajudam as marcas a se conectar com o público em momentos-chave usando insights exclusivos para criar engajamento nas atividades diárias dos clientes, como streaming, navegação, ouvir música, compras e muito mais.
A Amazon é um destino de entretenimento que inclui Prime Video, Amazon Music e Twitch, e muito mais, e também faz parte da jornada mais ampla do cliente. Vamos pegar a Alexa, por exemplo. Alexa não só auxilia no entretenimento, mas também ajuda a criar tempo de qualidade, reduzindo o tempo gasto em tarefas e afazeres. As pessoas podem definir lembretes, fazer perguntas, criar listas de compras e até mesmo fazer compras rápidas no Alexa. Então, enquanto cozinham uma refeição, se exercitam ou relaxam no sofá, os clientes podem adicionar itens ao carrinho da Amazon e fazer compras de forma tranquila e conveniente. Isso libera um tempo valioso em horários ocupados dos clientes. De fato, em 2023, clientes brasileiros realizaram 300 milhões de interações de compra nesses dispositivos integrados.[3]
Com trilhões de sinais exclusivos de compras e streaming primários, a Amazon Ads ajuda as marcas a entender melhor seu público para planejar campanhas e ajuda seus produtos a fazer a jornada do ‘sofá ao carrinho’, tornando mais fácil para os clientes descobrirem, entenderem e tomarem decisões sobre uma marca.
À medida que os clientes estão recuperando seu tempo de qualidade por meio de suas escolhas de conteúdo e entretenimento, as marcas precisam estar presentes e facilmente acessíveis nesses momentos-chave. E dado que os brasileiros têm 10 horas ou menos de tempo de qualidade, é crucial que as marcas atendam seus clientes onde estão escolhendo passar seu tempo de qualidade.
[1] Elevating Everyday Moments: The role of brands in quality time and entertainment: Amazon 2025
[2] Elevating Everyday Moments: The role of brands in quality time and entertainment: Amazon 2025
[3] Números mostram o quanto Alexa conquistou os corações dos brasileiros
Amazon Ads custom research with Crowd DNA. Elevating Everyday Moments: The role of brands in quality time and entertainment. Fielded May to July 2024. Data reflects AU, BR, CA, DE, ES, FR, IT, JP, MX, UK, and US aggregated. Adults 18-74, total n=17,600. Per country n=1,600.
Amazon Internal Data, Prime Video, 04/01/2023—03/31/2024.
Amazon Internal Data, Twitch, 07/01/2023—06/30/2024.
Art 19 Internal Metrics, Wondery, 01/01/2021—07/01/2024.
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