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O streaming cria experiência valiosa de publicidade

Com um público mais receptivo em busca de entretenimento, o canal é estratégico para a Amazon Ads, que conta com conteúdo do Prime Video e da Twitch em seu portfólio


13 de junho de 2023 - 0h00

Uma estrela em ascensão. É assim que a Amazon Ads define o streaming no Brasil, que segue uma tendência de crescimento global liderada pelos Estados Unidos. Sete em cada 10 brasileiros entrevistados pela Hibou para o Streaming Report do ano passado afirmaram que estão conectados à um serviço de streaming. Segundo o eMarketer, a previsão é de que os espectadores de vídeo online cheguem a 148,2 milhões de pessoas no Brasil até 2026, na esteira da expansão do 5G e da mudança de comportamento do consumidor pós-pandemia.

Com um conjunto de soluções que vão além do varejo, a Amazon Ads atua como um conector para as marcas, unindo audiência e conteúdo em um portfólio diversificado de soluções.

Nesse cenário, o streaming é um dos canais estratégicos para a Amazon Ads, que permite aos anunciantes atender às necessidades de negócios e criar uma experiência valiosa para o espectador, tanto por meio de esportes ao vivo no Prime Video quanto alcançando adultos da Geração Z através da Twitch.

“Levamos a melhor experiência mensurável possível para os clientes, seja para ajudar na etapa de conversão ou alcançar uma audiência em especial. A Amazon faz parte da jornada do consumidor desde o momento em que eles acordam à hora de dormir, o que significa que o comportamento e interesses construídos ao longo do dia são transformados em insights valiosos para as marcas, antes e durante as veiculações. Esses insights podem ser usados para entregar mensagens relevantes por meio de campanhas com a Amazon Ads”, diz Célia Goldstein, general manager da Amazon Ads no Brasil.

É difícil manter a atenção deles
Para chamar a atenção no digital, os insights seguem uma estratégia de comunicação baseada em engajamento e autenticidade. No livro Tempo de atenção: uma forma inovadora de restaurar o equilíbrio, a felicidade e a produtividade, a autora Gloria Mark aponta que o tempo médio de atenção de uma pessoa nas telas é de 47 segundos — e esse número está diminuindo. Identificar o momento em que a audiência está mais atenta para criar interações significativas tornou-se outro importante desafio de marketing.

“O streaming possibilita que as marcas agreguem valor e façam parte da experiência de assistir ao conteúdo, construindo o relacionamento no momento em que a audiência está mais receptiva e em busca de entretenimento”, diz Célia, acrescentando que, nesse tipo de serviço, o consumidor pode escolher o que, quando, como e onde assistir o que mais lhe interessa.

Participação da jornada
A general manager da Amazon Ads reforça o otimismo em relação ao streaming. No ano passado, o Prime Video transmitiu no Brasil, pela primeira vez, a Copa do Brasil, que se repete este ano, juntamente com a exibição dos jogos da NBA. Além disso, a Twitch, serviço de live streaming, ganha relevância. “Estamos entregando cada vez mais experiências como essas e participando da jornada do consumidor, ao mesmo tempo em que as marcas aprimoram a comunicação com suas audiências”, completa Célia.

Uma campanha na Twitch permite que os anunciantes alcancem os adultos da Geração Z de forma orgânica e eficaz. Um dos diferenciais da Twitch envolve o engajamento da audiência em tempo real com os seus streamers favoritos.

Twitch é um reflexo do senso de comunidade característico dos adultos da Geração Z. “É um formato envolvente, guiado pelos streamers — protagonistas das comunidades —, mas construído a partir de um processo de cocriação”, observa Phil Chaves, general manager de Twitch Ads no Brasil.

Phil Chaves, general manager da Twitch Brasil, e Célia Goldstein, general manager da Amazon Ads Brasil

Phil Chaves, general manager da Twitch Brasil, e Célia Goldstein, general manager da Amazon Ads Brasil

Poder da comunidade
Em 2022, o Brasil registrou o terceiro maior crescimento em horas assistidas na Twitch, segundo dados internos do serviço. Globalmente, o número é de mais de 1 trilhão de minutos assistidos.

Nesse cenário onde espectadores e streamers compartilham paixões e cocriam conteúdos, principalmente na área de jogos, o anunciante é visto como um apoiador da comunidade: 57% dos usuários da Twitch pesquisados pela empresa dizem que aceitam anúncios porque sabem que isso ajuda os streamers. Justamente pela interação e colaboração característica do serviço de live streaming, os criadores de conteúdo trabalham com as marcas da forma mais autêntica possível, dentro da conversa que acontece ao vivo.

“Analisamos se, de fato, existe uma ligação entre os dois e que tipo de valor o anunciante vai trazer para a comunidade”, comenta Phil, acrescentando que o formato estimula as marcas a entenderem profundamente o propósito da audiência para que a comunicação seja significativa tanto para o streamer quanto para a comunidade que o cerca.

O Brand Partnership Studios (BPS), da Twitch Ads, é uma agência criativa interna que oferece suporte a marcas que desejam criar projetos estratégicos e nativos na Twitch. O principal objetivo é ajudar as marcas a se conectarem de forma autêntica com as comunidades e streamers. No entanto, é importante ressaltar que qualquer marca pode adquirir espaço publicitário na Twitch por meio da Amazon DSP, mesmo que não esteja vinculada a um projeto específico.

As equipes de Amazon Ads e Twitch Ads operam de forma integrada, sempre com foco no cliente. “Nossa intenção é entender o objetivo do negócio e ajudar a adequar o plano de comunicação a partir dele, seja por meio da Twitch ou de outra solução da Amazon Ads”, diz o executivo. “Cada momento da jornada do cliente é muito valioso não apenas para a Amazon, mas também para anunciantes e agências”, adiciona Célia.

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