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Os principais obstáculos do planejamento de mídia

O que profissionais de marketing estão acertando e o que podem melhorar, ao planejar suas campanhas publicitárias


22 de novembro de 2023 - 0h00

Você é capaz de entender como a mensagem da campanha afeta as decisões de compra dos seus clientes? Consegue ter certeza de que está alcançando a audiência com anúncios relevantes, no momento certo?

Não há um caminho óbvio ou único para alcançar a todos. O que costumava funcionar deixou de ser tão eficaz. O profissional de marketing não está apenas tentando compreender o impacto dos investimentos, mas também enfrentando a variedade de meios nos quais os consumidores interagem com seus anúncios e como eles fazem isso.

Por exemplo, a maneira como o conteúdo da TV chega ao telespectador pode ser muito diferente de uma casa para outra. Uma família consome apenas televisão aberta, outra assiste ao jogo da Copa do Brasil no Prime Video, enquanto uma terceira combina as duas opções – ou mais.

Entre os desafios dos profissionais de marketing, estão compreender o impacto dos investimentos, a variedade de meios e a interação dos consumidores

Entre os desafios dos profissionais de marketing, estão compreender o impacto dos investimentos, a variedade de meios e a interação dos consumidores

Soluções, insights e mensuração guiam campanhas

Os profissionais de marketing devem procurar entender como estão chegando à audiência nos diversos pontos de contato e por meio de diferentes métodos de entrega de mídia. Isso é uma grande parte do que a Amazon Ads faz: ajudar os anunciantes a verem, holisticamente, o impacto de seus investimentos em mídia.

Muita atenção é dada à mensuração, especialmente por conta da incerteza econômica. Faz sentido que, para muitos, o foco inicial de uma campanha seja a mensuração, já que não há a opção de planejar algo que não se pode metrificar. A indústria publicitária, como um todo, certamente está investindo em tecnologia e novas metodologias, mas um desafio que permanece é entender como planejar com mensuração como ponto de partida. É preciso se concentrar não apenas em como alcançar audiências relevantes, mas também em como usar insights exclusivos para fazer isso no ponto certo da jornada.

Se os consumidores estão procurando por um produto específico por poucos dias ou semanas ao longo dos anos, um comportamento comum em várias indústrias – como a automotiva –, é fundamental ser top of mind ao longo de toda a jornada. Porém, os profissionais de marketing também precisam entender como usar táticas diferentes para falar com os consumidores, quando estão no ponto da jornada em que têm maior probabilidade de tomar uma decisão.

Por meio de planejamento, as marcas conseguem saber se devem fazer grandes campanhas de branding ou alguma estratégia que combine awareness e conversão. A Amazon Ads ajuda anunciantes via soluções e insights, para depois atuar no momento de otimização e mensuração, que ajuda a responder à pergunta: fomos capazes de entregar o que prometemos?

A eficácia das ferramentas de planejamento de mídia

É importante que todos se perguntem: a maior parte das audiências consideradas relevantes podem, de fato, ser alcançadas? Tenho flexibilidade suficiente para mudar de tática, posteriormente? Por meio de ferramentas de planejamento de mídia, um veículo pode atingir a audiência em escala desejada – seja demograficamente, seja conforme a marca passa a estar inserida no mercado de retail media – e ter acesso a insights que o ajudarão a articular uma melhor estratégia.

Depois de anos desafiadores, os anunciantes aprenderam que precisam da capacidade de ser flexível e navegar, especialmente sob condições variáveis. A Amazon Ads dedica-se a trabalhar com marcas para ajudá-las a identificar oportunidades específicas e criar um objetivo orientado por insights, incluindo o que diz respeito à audiência, posicionamento e budget.

O que a Amazon Ads oferece para as estratégias de comunicação das marcas?
Soluções ajudam os anunciantes a compreenderem a audiência e as táticas recomendadas para cada etapa da jornada de consumo

A profundidade dos insights diferencia a Amazon Ads junto a soluções projetadas especificamente para ajudar os clientes a aproveitarem insights durante o planejamento das campanhas. Um exemplo é o caso do inventário de streaming TV, que geralmente é desconectado dos consumidores finais reais de um produto. Na Amazon Ads, é possível entender se esses consumidores fazem uma compra. Trazer insights para anunciantes, além de oferecer a capacidade de usar suas próprias audiências, tem grande valor.

Soluções como o Amazon Marketing Cloud contribuem para que os anunciantes alcancem, continuamente, os consumidores em toda a sua jornada de consumo. A ferramenta ajuda anunciantes com mensuração de campanha, análise de audiência, otimização de mídia e aprendizado gerado por sinais de engajamento e conversão dos anúncios em canais diversos para criar audiências personalizadas.

A Amazon Ads atua como consultora estratégica para o planejamento de mídia, fornecendo às marcas ferramentas que ajudam a entender a audiência e as táticas mais recomendadas para todas as etapas de sua jornada, além de fornecer insights e recomendações confiáveis.

O resultado é uma forma efetiva e mensurável de mover o ponteiro dos negócios.

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