post patrocinado
APRESENTA

Black Friday 2025: Afiliados impulsionam vendas no varejo e turismo

Segundo levantamento da Awin, o varejo de luxo teve um ticket médio acima de R$ 20 mil

A Awin, uma das maiores plataformas globais de marketing de afiliados, analisou os resultados da plataforma na Black Friday 2025 e identificou uma mudança no comportamento de consumo. Em vez de se concentrar apenas no dia 29 de novembro, os consumidores passaram a aproveitar ofertas ao longo de todo o mês. Além disso, campanhas com foco em performance seguem ganhando força, sobretudo em setores como joias, turismo, moda esportiva e eletrônicos, impulsionadas pelo aumento da confiança dos compradores em influenciadores, que fazem recomendações autênticas, aliadas ao engajamento real.

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Entre os destaques do período, o canal de afiliados da Awin se destacou no varejo de luxo – categoria que registrou ticket médio superior a R$ 20 mil –, com alta penetração na venda de itens de prata, ouro e relógios sofisticados. A moda esportiva também se destacou, a busca por tênis casuais e esportivos impulsionou as vendas, já antecipando uma movimentação relacionada à Copa do Mundo de 2026. Já o setor de turismo surpreendeu com um salto de quase 100% nas vendas. No varejo eletrônico, os campeões foram TVs acima de 50″, smartphones premium, video games, processadores e placas de vídeo.

O formato de divulgação também seguiu tendências. Segundo a Awin, o cashback segue como estratégia dominante, mas o avanço dos programas de fidelidade (+41,8%) e o protagonismo dos influenciadores – com ROI médio de 16 nas ações – indicam um novo cenário. As marcas priorizaram formatos que unem praticidade, credibilidade e incentivo financeiro — como os próprios cashback, os populares achadinhos nas redes sociais e os conteúdos de criadores de nicho, que tiveram um papel relevante nas campanhas ao longo de novembro.

Dados da EY-Parthenon mostram que 61% dos brasileiros têm suas escolhas moldadas pelo que os influenciadores falam, a porcentagem é acima da média global (45%). Já uma pesquisa da MField com a Opinion Box revelou que 56% dos consumidores já compraram após campanhas com criadores em Black Friday anteriores. Conectar-se genuinamente com o consumidor é o que transforma uma campanha em resultado. “Quando o público confia no influenciador e vê valor real na oferta, a conversão acontece com muito mais eficiência”, afirma Rodrigo Genoveze, diretor regional da Awin para a América Latina.

Em termos de dispositivos, mais de 60% das vendas foram realizadas via smartphone. O dado reforça a necessidade das marcas em priorizarem experiências otimizadas para o mobile, que hoje concentra quase metade das conversões. Com uma jornada de compra cada vez mais multicanal e fragmentada, o modelo de afiliados se destaca por sua flexibilidade em capturar essas oportunidades em diferentes pontos de contato — do clique ao carrinho, seja no celular ou no computador. Segundo o relatório “Affiliate Marketing 2025”, publicado pelo eMarketer em parceria com a Awin, 74% das empresas líderes já consideram o marketing de afiliados uma parte crucial da estratégia de mídia. “A grande vantagem do modelo de afiliados é que ele oferece escalabilidade com eficiência. E com a força do mobile, isso se torna ainda mais estratégico. É preciso criar novas formas de chegar até o consumidor certo, no momento certo, com uma oferta relevante e rastreável. As marcas que apostaram em parcerias estratégicas conseguiram manter alta performance com controle total de custos”, finaliza Genoveze.