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Tendências de Marketing Digital para 2022

As estratégias de canais de afiliados oferecem oportunidades únicas para crescimento de marcas

O mundo testemunhou eventos extraordinários em 2021, especialmente no cenário do comércio eletrônico digital. Entre lançamentos de vacinas, eventos políticos e outros bloqueios no final do ano, os consumidores tiveram muito tempo para ampliar suas compras on-line consideravelmente. Esse crescimento pode ser visto especialmente nas indústrias de publicidade digital, com o marketing de afiliados e parceiros tendo um crescimento particular.

Com mais de 20 anos de experiência, a Awin é uma das maiores plataformas de afiliados do mundo, tendo como parceiros mais de 21.200 anunciantes dos mais diversos setores, como varejo, telecomunicações, viagens e finanças, e uma rede de 241.000 afiliados (mídias digitais, blogs e influenciadores) ativos em todo o mundo. Em um setor no qual a atividade está fervilhando e evoluindo consistentemente, os profissionais de marketing digital têm muitos fatores diferentes a serem considerados ao executar suas estratégias para 2022.

“Somos uma empresa com tecnologia de ponta que conecta grandes marcas e varejistas que vendem on-line com influenciadores e afiliados de diferentes portes, que contribuem consideravelmente para o aumento das vendas, permitindo aos anunciantes criarem estratégias vencedoras de marketing digital, mas também garantindo toda a mecânica de remuneração dos afiliados”, afirma Rodrigo Genoveze, country manager da Awin Brasil.

Essas três tendências revelam como e onde os profissionais de marketing devem investir seu tempo, energia e orçamentos para garantir o maior retorno possível e aproveitar a onda de interesse nas compras on-line.

A infraestrutura do afiliado melhorar

Depois da pandemia global, muitos tentaram reconstruir as economias a partir do zero. A própria indústria de marketing de afiliados passa por uma reconstrução com a adoção massiva de novos padrões para rastrear interações, por exemplo, seja por meio de cliques de consumidores em um aplicativo móvel, em diferentes servidores ou por meio de inovações como o Bounceless Tracking, que pode contornar possíveis restrições de armazenamento de terceiros em navegadores focados em privacidade. A necessidade de implementar modelos de rastreamento mais sofisticados continuará a ser impulsionada pelas demandas de consumidores, gatekeepers e reguladores. As configurações antigas cairão no esquecimento à medida que os anunciantes reconhecem a necessidade de opções mais adaptáveis para um ambiente on-line cada vez mais fragmentado e diversificado, no qual os consumidores deslizam perfeitamente por diferentes plataformas e dispositivos.

No Brasil especificamente, sendo ano eleitoral, esse foco no rastreamento será ainda mais relevante, pois com a insegurança gerada nos ambientes político e econômico, somada às dúvidas quanto à manutenção do nível de consumo on-line em 2021, já que cerca de 70 % da renda mensal de um grande número de famílias já está comprometida com dívidas e as altas taxas de desemprego ainda persistem, torna o acompanhamento da motivação de compra essencial para as empresas medirem seu desempenho.

Os consumidores vão comprar onde e como quiserem

Com o aumento das compras on-line, estamos vendo a web se tornar uma experiência totalmente comprável. Diante disso, as marcas têm como objetivo garantir que o cliente possa realmente comprar seus produtos onde e quando quiserem, seja em aplicativos das próprias empresas ou em lojas digitais, tendo acesso fácil e rápido na palma da mão. Isso é muito relevante para que as marcas contribuam para a capacidade de comprar e fidelização de seus clientes.

Com mais de 70% dos minutos diários on-line gastos em smartphones, o reconhecimento da importância crescente destes dispositivos móveis por todas as partes envolvidas – anunciantes, editores e redes – é uma obrigação. É também fundamental que as integrações sejam mais fáceis e haja uma compreensão mais onipresente do vasto valor do rastreamento de aplicativos, o que permitirá que se constate que o canal de afiliados tenha um número recorde de anunciantes em todo o mundo integrando o rastreamento de aplicativos em seu programa de afiliados. De acordo com o Awin Report no Brasil, 34% das vendas traqueadas já acontecem em dispositivos móveis.

As marcas terceirizarão a inovação para ficar à frente da curva

A publicidade digital vem se tornando cada vez mais complexa e, diante desta realidade, os parceiros de tecnologia continuarão sendo um elemento-chave para ajudar as marcas a se manterem à frente da concorrência. O marketing de afiliados fornece o modelo ideal para as empresas fazerem parceria com várias empresas, cada uma das quais pode agregar valor na otimização do tráfego para os websites dos anunciantes.

Plataformas como a Awin existem há mais de 20 anos e desenvolveram soluções universais que podem abrigar esses parceiros de tecnologia para que as marcas possam implementar suas ferramentas rapidamente em seus próprios sites com um único clique. Essa abordagem plug-and-play fornece uma tática ágil para o marketing on-line, o que é muito mais rápido e prático do que desenvolver ferramentas por conta própria. Por isso, ao terceirizar estas tecnologias, as marcas se libertam para focar na melhoria de seus produtos e serviços.

À medida que o cliente se torna mais maduro, consciente e exigente ao fazer compras on-line é fundamental que as marcas entendem cada etapa da jornada de consumo que oferecem. Neste contexto, um programa de afiliados associado a parcerias de tecnologia é essencial, pois permite que os anunciantes descubram o valor de seus pontos de contato com os consumidores por meio de parceiros afiliados para obter uma compreensão mais consistente e precisa do que estava funcionando e do que deve ser ajustado para melhorar as relações com os clientes e o retorno dos investimentos em publicidade. Por isso, a tendência é que mais e mais empresas comecem a criar programas de afiliados, não apenas como uma maneira de expandir seu alcance, mas também como um balcão único para encontrar e fazer parcerias facilmente com novas tecnologias que os manterão à frente dos concorrentes na publicidade digital, que está em constante evolução.

Se você é um anunciante e deseja explorar como a Awin pode ajudar a acelerar sua atividade de comércio eletrônico no ano novo, entre em contato. Caso você seja um editor ou influenciador que deseja aproveitar a plataforma da Awin para criar mais parcerias lucrativas, comece hoje mesmo. Mais detalhes do nosso Awin report com dados do mercado brasileiro podem ser encontrados aqui.