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Marketing de influência vive a era da eficiência

BrandLovers usa inteligência artificial e automação para eliminar desperdícios e tornar creators um canal de mídia para marcas

O avanço do marketing de influência, impulsionado pelos novos hábitos de consumo e pela busca por relacionamentos genuínos entre marcas e consumidores, consolidou o canal como peça estratégica de comunicação. Embora já movimente cifras expressivas — a estimativa global para este ano é de mais de US$ 32 bilhões, segundo a Statista —,essa frente da publicidade ainda enfrenta diversos gargalos operacionais e desperdícios de verba.

Um estudo da BrandLovers, empresa de tecnologia para campanhas com creators, revela que mais de R$ 1,5 bilhão, por ano, podem estar sendo perdidos pelas marcas que investem em influenciadores sem apoio tecnológico. Isso porque os anunciantes enfrentam desafios: escalar ações com creators de forma estruturada e ágil; precificar a entrega com base no impacto gerado e não apenas no número de seguidores; e tornar a escolha dos perfis mais eficiente, sem percepções subjetivas.

Plataforma Creator Ads automatiza o ciclo completo de campanhas com influenciadores, da seleção à entrega de resultados

Plataforma Creator Ads automatiza o ciclo completo de campanhas com influenciadores, da seleção à entrega de resultados

Essas ineficiências, no entanto, começam a ser superadas com o avanço da tecnologia, especialmente via automação e uso intensivo de inteligência artificial (IA). No centro dessa transformação, a BrandLovers conecta marcas e criadores de conteúdo por meio do Creator Ads, a primeira plataforma de anúncios para mídia de creators do mundo. A ferramenta automatiza todo o processo e execução de campanhas, desde a seleção dos creators até a mensuração de resultados, com o mesmo grau de precisão e eficiência da mídia programática.

“O marketing de influência é uma das principais alavancas de awareness e consideração para marcas, mas ainda enfrenta entraves estruturais que limitam seu potencial”, afirma Rapha Avellar, CEO da BrandLovers. Para ele, o setor ainda é marcado por uma “cultura de achismos” e escassez de dados, além de uma cadeia operacional que impõe dificuldades para marcas e influenciadores. “A boa notícia é que isso está mudando — e rapidamente”, diz.

Mercado Livre entende o poder da mídia de influência - 02

Mercado Livre entende o poder da mídia de influência
Com apoio do Creator Ads, campanha ativou mais de dois mil influenciadores e alcançou 150 milhões de visualizações

A automatização completa do marketing de influência, viabilizada pelo Creator Ads, da BrandLovers, foi decisiva para o sucesso de uma campanha do Mercado Livre, que ativou mais de dois mil nano e microinfluenciadores, simultaneamente.

A ação, criada para divulgar a menor condição de compra para frete grátis da história do marketplace (a partir de R$ 19), usou inteligência artificial para automatizar todas as etapas: seleção de creators, convites, aprovações, revisões de conteúdo e pagamentos automatizados. “Essa combinação de tecnologia garantiu agilidade, eficiência, controle, brand safety e liberdade criativa”, afirma Rapha Avellar, CEO da BrandLovers.

Realizada em junho, a campanha gerou 150 milhões de views, 765 mil curtidas e alto engajamento. Marcas como Claro, Coca-Cola, L’Oréal e Magalu utilizam a plataforma.

Agilidade, escala e eficiência operacional

Para elevar a eficiência das campanhas, o Creator Ads monitora e processa, em tempo real, dados de performance, perfil de audiência, engajamento, aderência ao briefing e histórico de ações. A plataforma automatiza etapas como seleção de creators, negociação, envio de briefing, revisão de conteúdo, contratos, pagamentos e mensuração, eliminando as travas operacionais do marketing de influência. Com tudo centralizado, as campanhas ganham agilidade, escala e redução de custos. “Estamos transformando o marketing de influência, ao trazer a lógica da mídia programática para o universo dos creators. A IA é o motor dessa mudança”, diz Avellar.

Duas IAs proprietárias operam por trás da plataforma. A Smart Match AI seleciona os influenciadores ideais com base em critérios como audiência, engajamento, estilo de conteúdo e objetivo da campanha. Já a GuardIAn automatiza a revisão de conteúdo, cruzando o material com o briefing e as diretrizes da marca. A ferramenta identifica e sinaliza riscos antes da publicação — como discurso de ódio, assédio, conteúdo ilegal ou sensível e uso indevido de trilhas com direitos autorais —, garantindo segurança reputacional para as marcas.

Ecossistema de ferramentas do Creator Ads
Plataforma da BrandLovers automatiza todas as etapas de campanhas com influenciadores

*Campaign Manager: painel central de gerenciamento de campanhas — modelo estruturado como Meta Ads ou Google Ads

*Smart Match AI: inteligência artificial que seleciona os creators com maior potencial de impacto, com base no briefing da marca.

*BrandLovers App: ferramenta diária dos creators, onde reúne convites para campanhas, briefings, entregáveis e pagamentos.

*GuardIAn: inteligência artificial que revisa automaticamente o conteúdo produzido pelos creators, com base no briefing da marca.

*Creator Pay: fintech que simplifica e agiliza a gestão de pagamentos e contratos entre marcas e creators.