post patrocinado
APRESENTA

Zul+ inova em ações de fidelização dos clientes com Vale Bonus e transforma a jornada do cliente do app

Ao unir a utilidade do app Zul+ à capilaridade do Vale Bonus, Estapar demonstra como marcas podem ir além de suas próprias plataformas para gerar valor real na jornada do consumidor

No atual cenário do marketing de fidelização, a conveniência deixou de ser um diferencial para se tornar um pré-requisito. O verdadeiro desafio para empresas fidelizarem seus clientes agora reside na relevância contextual: como estar presente na vida do cliente de forma significativa, justamente nos momentos de maior necessidade ou atrito?

A recente parceria entre a Estapar, através do seu aplicativo Zul+, e a CRMBonus, ilustra essa mudança de paradigma. Ao oferecer R$ 250 em Vale Bonus para motoristas que quitam seu IPVA pelo aplicativo, a Estapar não está apenas simplificando uma obrigação tributária; ela está ressignificando uma das jornadas financeiras mais pesadas do início do ano, aumentando a percepção de valor do serviço prestado.

A quebra das barreiras da plataforma

Para empresas como a Estapar, que possuem um ecossistema robusto de serviços veiculares, desde estacionamento rotativo até seguros e tag de pedágio, o passo natural seria oferecer benefícios “dentro de casa”. No entanto, a escolha pelo Vale Bonus revela uma visão estratégica de branding mais ampla.

Ao entregar uma moeda digital aceita em mais de 3 mil lojas, 700 marcas líderes como Adidas, Vivara Life e Outback , e em mais de 10 mil produtos, o app ZUL+ transborda os limites de sua própria interface. Ele passa a fazer parte de momentos de lazer, moda e gastronomia do seu cliente. Isso é branding de utilidade em sua forma mais pura: a marca resolve um problema (o IPVA) e, ato contínuo, financia um momento de felicidade em um contexto completamente diferente.

Fidelização pelo Comportamento, não apenas no transacional

O diferencial desta estratégia é o respeito ao comportamento do consumidor. Profissionais de marketing sabem que o cashback tradicional, muitas vezes limitado a um único e-commerce ou categoria, pode ser percebido como uma “prisão”. Já o modelo do Vale Bonus aposta na liberdade de escolha.

Hoje, o ecossistema de benefícios do Vale Bonus conta com mais de 700 marcas e 1000 ofertas disponíveis em várias categorias como restaurantes, moda, viagem, serviços, além do VBShop, onde o cliente poderá abater parte do valor da compra com a moeda digital. Essa flexibilidade de uso conectada à diversidade de ofertas diferencia o app ZUL+ do commodity.

Com esse foco, esse novo benefício vai incorporar a campanha do IPVA 2026 que conta com Felipe Andreolli e Rafa Brites como rostos dessa nova etapa da companhia, trazendo a facilidade e digitalização para serviços que já fazem parte do dia a dia do brasileiro, como tag de pedágio, reserva de vagas, contratação de seguros, pagamento de Zona Azul e débitos veiculares e muitos outros serviços.

*Imagem Ilustrativa

*Imagem Ilustrativa

“O consumidor de hoje valoriza liberdade de escolha e benefícios que façam sentido no seu cotidiano. Por isso, optamos por um modelo que oferece flexibilidade e diversidade de uso. Essa estratégia reforça nosso compromisso em construir uma relação de longo prazo, baseada em utilidade, conveniência e relevância, e não apenas em transações pontuais.”, destaca a diretora de Marketing da Estapar, Marcella Mosquini.

“Na última campanha com a Zul+ tivemos mais de R$12 milhões em valores emitidos com quase meio milhão de reais em resgate. O engajamento e utilização demonstra a alta aderência e usabilidade do benefício na jornada do cliente” pontua Marcelo Quaresma – VP Comercial da CRMBonus.

O Futuro é Colaborativo

A iniciativa “IPVA de Vantagens” é um lembrete para o mercado de que o futuro da fidelização não é solitário. Marcas que conseguem se conectar a ecossistemas maiores conseguem oferecer um valor que seria impossível de gerar sozinhas. Além do Vale Bonus, usuários que pagarem o IPVA pelo Zul+ ganham cashback para abastecer e desconto na Zona Azul.

Para o gestor de marketing, a lição é clara: o sucesso não está mais em manter o cliente dentro de seu jardim murado, mas em ser a ponte que o leva a benefícios reais e tangíveis em toda a sua jornada de consumo. Transformar um imposto em um jantar ou em um novo par de tênis não é apenas uma promoção; é construção de marca através da generosidade estratégica.