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Retail media aproxima marcas e consumidores
Frente da RD Saúde, Impulso transforma o ponto de venda em um canal estratégico de mídia full funnel, com mensuração de ponta a ponta
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Frente da RD Saúde, Impulso transforma o ponto de venda em um canal estratégico de mídia full funnel, com mensuração de ponta a ponta
A digitalização da jornada de compra, a integração entre canais online e off-line, a busca por conveniência e a valorização de experiências personalizadas já são comportamentos consolidados entre os consumidores brasileiros. Esse novo cenário exige que os varejistas adotem uma visão mais holística sobre suas audiências, abandonando a segmentação por canal.
No ponto de venda, as telas da Impulso transformam a farmácia em um canal de mídia full funnel
Com o Brasil liderando a expansão global de retail media, segundo o eMarketer, o papel da mídia de varejo é ainda mais estratégico para conectar marcas e consumidores. Porém, desafios como a fragmentação de dados e a dificuldade de mensuração de impacto limitam o potencial do modelo. “Além de superar essas barreiras, precisamos quebrar silos entre trade e marketing e educar o mercado, mostrando como a mídia de varejo pode ser um canal estratégico — e não apenas tático — dentro do mix”, afirma Fabiana Manfredi Arruda, CEO da Impulso, braço de retail media da RD Saúde, dona das bandeiras Drogasil e Raia.
Transformar o ponto de venda (PDV) em um canal de mídia full funnel é uma das missões da Impulso. A empresa já opera o quinto maior inventário de digital out-of-home (DOOH) do País, com mais de 8 mil telas distribuídas em cerca de 1.800 farmácias, alcançando em média 81 milhões de impactos mensais. Com recursos de interatividade e veiculação programática, a empresa expande o conceito de PDV como plataforma de mídia estratégica.
Com mais de 8 mil telas distribuídas em cerca de 1.800 farmácias, a Impulso alcança em média 81 milhões de impactos mensais
Um dos diferenciais da Impulso é o modelo multicanal, que integra diferentes pontos de contato em toda a jornada do consumidor — com faturamento dividido entre todos os canais de ativação. Além das telas nas farmácias, que impactam o consumidor em momentos de decisão, a estratégia omnichannel se estende para apps, sites, e-mail marketing, notificações push e mídia programática, oferecendo consistência, personalização e relevância em cada interação.
“Em vez de atuar isoladamente em cada meio, combinamos estratégias para proporcionar experiências de comunicação alinhadas aos interesses e necessidades reais da audiência”, analisa Fabiana. Essa abordagem garante que cada consumidor seja reconhecido como um único indivíduo em todos os ambientes, fortalecendo a construção de marca, melhorando a experiência e impulsionando a conversão.
A Impulso também oferece ao mercado uma solução proprietária de mensuração closedloop, que conecta dados de exposição à mídia com resultados reais de venda — online e in-store. A tecnologia permite acompanhar cada etapa de uma campanha e realizar ajustes dinâmicos para maximizar o retorno sobre o investimento (ROI). “A ferramenta fornece insights para orientar decisões mais assertivas e viabilizar uma leitura integrada da performance, em vez de indicadores-chave de desempenho (KPIs) separados por canal”, explica a CEO da Impulso.
Em 2023, a empresa foi reconhecida como o terceiro player de maior crescimento no segmento de retail media pelo eMarketer. No ano passado, viu sua base de clientes aumentar em 40%. Também entrou no ranking das companhias mais inovadoras do relatório Retail Innovations, do Ebeltoft Group, por fatores como poder para escalar, alcance e engajamento.
A audiência multicanal da Impulso amplia o acesso a produtos e serviços de saúde, bem-estar e beleza, gerando valor para marcas e consumidores. “Esse público busca informação antes de tomar decisões. Por isso, campanhas que geram conhecimento e explicam benefícios ou orientam têm maior engajamento e conversão”, reforça Fabiana. “Nosso modelo é pensado para entregar comunicações e benefícios relevantes à população e aproximar os anunciantes de seus verdadeiros clientes”, adiciona a executiva.
Fabiana Manfredi Arruda, CEO da Impulso: “Combinamos estratégias para proporcionar experiências de comunicação alinhadas aos interesses e necessidades reais da audiência”
Ativação cruzada de canais potencializa a conversão
Impulso investe em inteligência de dados e digital out-of-home programático para otimizar resultados
Com base em estudos proprietários, a Impulso identificou que campanhas multicanais — com cinco ou mais pontos de contato ativados — podem gerar até 15 vezes mais conversões. O percentual de clientes que realizam compras online sobe de 27% com apenas um impacto para 43% após quatro exposições. Dessa forma, a empresa ajuda marcas a identificar o ponto ótimo de frequência — número ideal de vezes que uma pessoa precisa ser impactada por uma mensagem ou anúncio para maximizar o resultado — e a melhor combinação de canais.
Estratégia de crescimento e consolidação
Pioneira em retail media no Brasil, a Impulso está no mercado desde 2017, quando usava o nome RD Ads. O negócio começou como uma divisão dentro da RD Saúde e virou uma empresa independente, após a aquisição da eLoopz, startup focada em soluções de digital out-of-home (DOOH). Em 2024, passou a operar sob a marca Impulso – Retail Media RD Saúde, em movimento que faz parte da estratégia de consolidação como o principal player do segmento para as categorias de saúde, beleza e bem-estar no País.
Com 90 profissionais, a companhia registrou crescimento de 30% em sua equipe, em comparação com 2024. Atualmente, as mulheres representam 42,5% do quadro total de colaboradores, sendo que 50% ocupam cargos de liderança.
Ao longo de 2025, os principais investimentos estarão concentrados em ampliar a compra de mídia programática e a inteligência dos dados, com a inclusão de novos indicadores-chave de desempenho (KPIs) no painel de resultados, como ticket médio e unidades vendidas nos canais físicos e digitais.
Para Fabiana Manfredi Arruda, CEO da Impulso, operar dentro do ecossistema integrado da RD Saúde é a fortaleza da Impulso. “Isso garante que os anunciantes estejam presentes durante toda a jornada de saúde, beleza e bem-estar da audiência, com coerência, frequência e personalização. Essa visão holística diferencia nossa atuação e nos posiciona como um parceiro estratégico para marcas que querem crescer com inteligência e relevância”, afirma a CEO.
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