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Na liderança da transformação digital do OOH
JCDecaux investe no uso de novas tecnologias e inteligência de dados para reforçar a interação entre marcas e consumidores
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JCDecaux investe no uso de novas tecnologias e inteligência de dados para reforçar a interação entre marcas e consumidores
A cada ano, a inovação em mídia exterior, que inclui ativações e equipamentos mais inteligentes e diversificados, tem ganhado proporções maiores e destaque entre as plataformas de mídia e anunciantes. Prevê-se que, em 2026, o investimento global em digital out-of-home (DOOH) atinja uma participação de 36,5% do bolo publicitário — em 2021, esse índice era de apenas 28,8% —, segundo levantamento da PQ Media, empresa especializada em dados.
JCDecaux: estratégia pautada pela inovação
Em consonância com os avanços do setor, a JCDecaux, no Brasil há 25 anos, usa dados para planejar campanhas, ampliar o alcance das peças e medir resultados aos clientes. Por meio da tecnologia aplicada em formatos e projetos, o objetivo da companhia é elevar a qualificação da audiência e ser assertiva na segmentação do público, gerando, assim, maior performance.
O foco em inovação vai em linha com os dados da Pesquisa Vivo Forebrain: os formatos inovadores de OOH têm uma taxa de visualização 15% maior e um engajamento 42% superior.
Realizado pela JCDecaux, em parceria com a agência Galeria.ag e a empresa de neurotecnologia Forebrain, a fim de avaliar os níveis de atenção gerados por peças exibidas na mídia exterior, o estudo comparou duas peças de grandes anunciantes. Foi utilizada a metodologia Eye Tracking, que consegue acompanhar o movimento dos olhos das pessoas, tempo, atenção e posição da visualização.
Em linha com a sua veia tecnológica e para fortalecer estrutura, a JCDecaux reforçou o time com especialistas em mídia digital. Entre os profissionais que foram contratados, estão Beto Lima (ex-Globo), que ocupa o cargo de head comercial, Silvia Ramazzotti (ex-Meta/Instagram) como diretora de marketing, e Rafael Krausz (ex-Yahoo), que estreia a posição de head de agências.
Criatividade reforça inovação da JCDecaux
Coca-Cola
Criada pela David Miami, a campanha realizada no saguão do Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos usou o equipamento 3D Deep Iconic, em que o conteúdo se projeta para fora da tela. A inovação transformava uma Coca-Cola virtual em um produto real. Em pesquisa da JCDecaux, 65% dos passageiros que viram a tela afirmaram que comprariam um produto porque foi anunciado no 3D.
Bauducco
Para reverberar o posicionamento global, a Bauducco esteve com a JCDecaux nos relógios e maiores digitais DOOH, como os icônicos da Sé e Consolação (SP), além de uma mega dominação e um trem adesivado no Metrô de São Paulo. Em pesquisa realizada pelo Instituto Offerwise, 84% dos entrevistados viram a ação da marca.
Santander
A partir da combinação de um roteiro qualificado com projetos especiais na Avenida 23 de Maio (SP), Santander pintou as ruas de vermelho com diferentes produtos. Das pessoas impactadas, 65% notaram a mudança das ofertas e mais de 80% acharam que Santander oferece benefícios úteis e ajuda para “pagar dívidas” — o tema da campanha idealizada pela agência Streetwise. A pesquisa de pós-venda, realizada pela JCDecaux em parceria com Eletromidia, também mostrou que 80% das pessoas afirmaram ter tomado alguma ação após ver a campanha.
Brahma
No Carnaval de 2023, a Brahma dominou as ruas do Brasil. Em pesquisa de pós-venda, realizada pela JCDecaux com a Offerwise, em São Paulo e Rio de Janeiro, a marca foi a mais vista nas ruas e eleita a cerveja que mais combina com o Carnaval de rua por 73% dos entrevistados. Além disso, 80% dos consumidores de outras marcas assumiram sentir vontade de tomar uma Brahma bem gelada.
Digitalização e programática
A companhia intensificou a digitalização de seus ativos e uma das novidades é a mídia programática, que está disponível no mobiliário urbano da capital paulista e que chegará, posteriormente, em outras regiões que a JCDecaux está presente.
Por meio da programática, marcas e agências compram anúncios de forma automatizada e em tempo real, tendo acesso a todo o inventário digital da JCDecaux e garantindo a entrega nos melhores ativos para a audiência desejada. Nesse modelo, o anunciante define o perfil do público que deseja atingir, com base em dados como locais onde essas pessoas circulam com maior frequência. Após o início da veiculação, o anunciante ainda consegue monitorar com mais controle as métricas da campanha, podendo acessar informações como o impacto por ponto, endereço e roteiro.
Somada a essas ferramentas de compra de mídia, a JCDecaux investe em serviços de suporte à criação de campanhas, com foco em elevar o impacto e relevância das ações de seus clientes.
O time global da companhia também desenvolveu o JCDecaux OPTIX, uma solução que usa aprendizado de máquina para revisar a eficácia visual das peças divulgadas em seu inventário. Essa inovação avalia a parte criativa dos anúncios e prevê seu desempenho, fornecendo aos anunciantes uma compreensão de quais elementos estão gerando mais engajamento e atenção do visualizador. Além disso, facilita o entendimento de agências e clientes em relação às melhores práticas para utilizar nas ações em out-of-home, o que contribui com bons resultados.
A atuação do JCDecaux OPTIX conta com as ferramentas Creaction e Creative Heatmap, que, respectivamente, testam, de maneira virtual, o impacto e transmissão do conteúdo. Ao serem utilizadas juntas, elevam os resultados, ao adequar a mensagem do anunciante de acordo com a estratégia da marca.
“Todas essas inovações serão responsáveis pela estratégia global de dados para acelerar a transformação digital do OOH da companhia”, afirma João Binda, diretor de vendas da JCDecaux Brasil.
DOOH aproxima marcas e público-alvo
A JCDecaux investe na interação que suas peças podem promover entre marcas e público-alvo. Dentro desse contexto, os smartphones são essenciais para gerar engajamento a partir das campanhas divulgadas. Entre os recursos utilizados com esse objetivo, está o Second Screen, que possibilita a interação com a audiência impactada via SMS. “Por conhecer o poder que uma única publicação na rede pode ter, é inegável que as marcas querem viralizar positivamente na internet. Por conta disso, as publicidades em OOH incentivam a interação entre pessoas e seus telefones celulares”, diz Binda.
Segundo o executivo, os anunciantes também podem aproveitar o espaço dinâmico do digital out-of-home para aumentar as vendas via campanhas. O ativo é personalizável e mensurável — pode ser alterado de acordo com a mudança da variável escolhida pelo cliente.
Brand safety e a preocupação com dados
Ao mesmo tempo que inova nas possibilidades de impactar o público, a JCDecaux se preocupa com a proteção de dados, por meio de brand safety e geolocalização.
“Pensando em uma jornada de compra omnichannel, relacionar tudo o que tínhamos com as novas leis de proteção de dados nos levou a aprimorar o nosso negócio, parcerias e tecnologias”, afirma o executivo da JCDecaux. O objetivo da companhia é acelerar a transformação da publicidade em OOH, ampliando o potencial de coleta, análise e modelagem de dados, agregados e totalmente anonimizados, para aprimorar o conhecimento e projetar serviços inovadores. “O que nos interessa é trabalhar com essa segurança, ao mesmo tempo que focamos na contextualização da nossa mídia”, aponta Binda.
Com o Grupo Carrefour, a expansão da oferta de mídia para o varejo
Mobiliário urbano, metrô, aeroportos e, agora, varejo. A JCDecaux expande sua atuação no mercado brasileiro com um acordo firmado com o Grupo Carrefour Brasil, que abrange a instalação de 300 novas telas em 90 hipermercados da gigante do País.
A implementação dos ativos nas unidades será iniciada a partir do segundo semestre deste ano. Além de reforçar a atuação na região Sudeste, passa a atuar em cidades estratégicas do Sul e Centro-Oeste: serão contempladas lojas localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.
“Depois do sucesso no varejo da França e Bélgica, o acordo que fizemos tem foco na oferta de DOOH aprimorada pela análise de dados, o que nos ajuda a acessar informações exclusivas e de alta qualidade”, afirma Silvia Ramazzotti, diretora de marketing da JCDecaux Brasil. “Este novo core business fortalece a expertise da JCDecaux no Brasil, que tem a maior oferta nacional de mobiliário urbano, além de ampliar nosso portfólio de produtos via ativos estrategicamente posicionados para aumentar o resultado dos anunciantes, ao permitir que as marcas impactem o consumidor o mais próximo possível do ponto de compra”, adiciona.
Um maior alcance para os anunciantes
A investida da empresa no varejo visa ampliar o alcance dos anunciantes. E o uso de dados será prioridade da JCDecaux para engajar as marcas junto ao seu público-alvo, dentro das unidades do Carrefour. A intenção é que a tomada de decisão em relação às campanhas seja, cada vez mais, assertiva a partir da abordagem data as a service (DaaS).
Para isso, a companhia utilizará o Data Solutions, a fim de elevar a experiência de compra, aliando os dados de cada unidade da rede varejista para aumentar o impacto das peças divulgadas. Nessa estratégia, a inteligência artificial será protagonista para a entrega de ações personalizadas.
Saiba mais sobre a JCDecaux
Assista à entrevista com João Binda, diretor de vendas da JCDecaux Brasil.
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