Na liderança da transformação digital do OOH

Buscar

Na liderança da transformação digital do OOH

Buscar

Brand Voice

APRESENTA

Na liderança da transformação digital do OOH

JCDecaux investe no uso de novas tecnologias e inteligência de dados para reforçar a interação entre marcas e consumidores


12 de junho de 2023 - 0h00

A cada ano, a inovação em mídia exterior, que inclui ativações e equipamentos mais inteligentes e diversificados, tem ganhado proporções maiores e destaque entre as plataformas de mídia e anunciantes. Prevê-se que, em 2026, o investimento global em digital out-of-home (DOOH) atinja uma participação de 36,5% do bolo publicitário — em 2021, esse índice era de apenas 28,8% —, segundo levantamento da PQ Media, empresa especializada em dados.

Via tecnologia 3D Deep Iconic, da JCDecaux, Coca-Cola uniu o físico e o digital no Aeroporto de Guarulhos (SP)

JCDecaux: estratégia pautada pela inovação
Em consonância com os avanços do setor, a JCDecaux, no Brasil há 25 anos, usa dados para planejar campanhas, ampliar o alcance das peças e medir resultados aos clientes. Por meio da tecnologia aplicada em formatos e projetos, o objetivo da companhia é elevar a qualificação da audiência e ser assertiva na segmentação do público, gerando, assim, maior performance.

O foco em inovação vai em linha com os dados da ­Pesquisa­ Vivo ­Forebrain: os formatos inovadores de OOH têm uma taxa de visualização 15% maior e um engajamento 42% superior.

Realizado pela JCDecaux, em parceria com a agência Galeria.ag e a empresa de neurotecnologia ­Forebrain, a fim de avaliar os níveis de atenção gerados por peças exibidas na mídia exterior, o estudo comparou duas peças de grandes anunciantes. Foi utilizada a metodologia Eye Tracking, que consegue acompanhar o movimento dos olhos das pessoas, tempo, atenção e posição da visualização.

Em linha com a sua veia tecnológica e para fortalecer estrutura, a JCDecaux reforçou o time com especialistas em mídia digital. Entre os profissionais que foram contratados, estão Beto Lima (ex-Globo), que ocupa o cargo de head comercial, Silvia Ramazzotti (ex-Meta/Instagram) como diretora de marketing, e Rafael Krausz (ex-Yahoo), que estreia a posição de head de agências.

Criatividade reforça inovação da JCDecaux

Coca-Cola
Criada pela David Miami, a campanha realizada no saguão do Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos usou o equipamento 3D Deep Iconic, em que o conteúdo se projeta para fora da tela. A inovação transformava uma ­Coca-Cola virtual em um produto real. Em pesquisa da JCDecaux, 65% dos passageiros que viram a tela afirmaram que comprariam um produto porque foi anunciado no 3D.

Bauducco
Para reverberar o posicionamento global, a Bauducco esteve com a JCDecaux nos relógios e maiores digitais DOOH, como os icônicos da Sé e Consolação (SP), além de uma mega dominação e um trem adesivado no Metrô de São Paulo. Em pesquisa realizada pelo Instituto Offerwise, 84% dos entrevistados viram a ação da marca.

Santander
A partir da combinação de um roteiro qualificado com projetos especiais na Avenida 23 de Maio (SP), Santander pintou as ruas de vermelho com diferentes produtos. Das pessoas impactadas, 65% notaram a mudança das ofertas e mais de 80% acharam que Santander oferece benefícios úteis e ajuda para “pagar dívidas” — o tema da campanha idealizada pela agência Streetwise. A pesquisa de pós-venda, realizada pela JCDecaux em parceria com Eletromidia, também mostrou que 80% das pessoas afirmaram ter tomado alguma ação após ver a campanha.

Brahma
No Carnaval de 2023, a Brahma dominou as ruas do Brasil. Em pesquisa de pós-venda, realizada pela JCDecaux com a Offerwise, em São Paulo e Rio de Janeiro, a marca foi a mais vista nas ruas e eleita a cerveja que mais combina com o Carnaval de rua por 73% dos entrevistados. Além disso, 80% dos consumidores de outras marcas assumiram sentir vontade de tomar uma Brahma bem gelada.

Digitalização e programática
A companhia intensificou a digitalização de seus ativos e uma das novidades é a mídia programática, que está disponível no mobiliário urbano da capital paulista e que chegará, posteriormente, em outras regiões que a JCDecaux está presente.

Por meio da programática, marcas e agências compram anúncios de forma automatizada e em tempo real, tendo acesso a todo o inventário digital da JCDecaux e garantindo a entrega nos melhores ativos para a audiência desejada. Nesse modelo, o anunciante define o perfil do público que deseja atingir, com base em dados como locais onde essas pessoas circulam com maior frequência. Após o início da veiculação, o anunciante ainda consegue monitorar com mais controle as métricas da campanha, podendo acessar informações como o impacto por ponto, endereço e roteiro.

Somada a essas ferramentas de compra de mídia, a JCDecaux investe em serviços de suporte à criação de campanhas, com foco em elevar o impacto e relevância das ações de seus clientes.

O time global da companhia também desenvolveu o JCDecaux OPTIX, uma solução que usa aprendizado de máquina para revisar a eficácia visual das peças divulgadas em seu inventário. Essa inovação avalia a parte criativa dos anúncios e prevê seu desempenho, fornecendo aos anunciantes uma compreensão de quais elementos estão gerando mais engajamento e atenção do visualizador. Além disso, facilita o entendimento de agências e clientes em relação às melhores práticas para utilizar nas ações em out-of-home, o que contribui com bons resultados.

A atuação do JCDecaux OPTIX conta com as ferramentas Creaction e Creative Heatmap, que, respectivamente, testam, de maneira virtual, o impacto e transmissão do conteúdo. Ao serem utilizadas juntas, elevam os resultados, ao adequar a mensagem do anunciante de acordo com a estratégia da marca.

“Todas essas inovações serão responsáveis pela estratégia global de dados para acelerar a transformação digital do OOH da companhia”, afirma João Binda, diretor de vendas da JCDecaux Brasil.

Em 2022, campanha da Bauducco sob o mote “Um sentimento chamado família” contou com mockups do seu tradicional Panettone

DOOH aproxima marcas e público-alvo
A JCDecaux investe na interação que suas peças podem promover entre marcas e público-alvo. Dentro desse contexto, os smartphones são essenciais para gerar engajamento a partir das campanhas divulgadas. Entre os recursos utilizados com esse objetivo, está o Second Screen, que possibilita a interação com a audiência impactada via SMS. “Por conhecer o poder que uma única publicação na rede pode ter, é inegável que as marcas querem viralizar positivamente na internet. Por conta disso, as publicidades em OOH incentivam a interação entre pessoas e seus telefones celulares”, diz Binda.

Segundo o executivo, os anunciantes também podem aproveitar o espaço dinâmico do digital ­out-of-home para aumentar as vendas via campanhas. O ativo é personalizável e mensurável — pode ser alterado de acordo com a mudança da variável escolhida pelo cliente.

No Carnaval de 2023, Brahma acompanhou a audiência em todos os caminhos que levaram à folia, com uma campanha que incluiu metrô, aeroporto e ruas

Brand safety e a preocupação com dados
Ao mesmo tempo que inova nas possibilidades de impactar o público, a JCDecaux se preocupa com a proteção de dados, por meio de brand safety e geolocalização.

“Pensando em uma jornada de compra omnichannel, relacionar tudo o que tínhamos com as novas leis de proteção de dados nos levou a aprimorar o nosso negócio, parcerias e tecnologias”, afirma o executivo da JCDecaux. O objetivo da companhia é acelerar a transformação da publicidade em OOH, ampliando o potencial de coleta, análise e modelagem de dados, agregados e totalmente anonimizados, para aprimorar o conhecimento e projetar serviços inovadores. “O que nos interessa é trabalhar com essa segurança, ao mesmo tempo que focamos na contextualização da nossa mídia”, aponta Binda.

Com o Grupo Carrefour, a expansão da oferta de mídia para o varejo

Mobiliário urbano, metrô, aeroportos e, agora, varejo. A JCDecaux expande sua atuação no mercado brasileiro com um acordo firmado com o Grupo Carrefour Brasil, que abrange a instalação de 300 novas telas em 90 hipermercados da gigante do País.

A implementação dos ativos nas unidades será iniciada a partir do segundo semestre deste ano. Além de reforçar a atuação na região Sudeste, passa a atuar em cidades estratégicas do Sul e Centro-Oeste: serão contempladas lojas localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Ja­neiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.

“Depois do sucesso no varejo da França e Bélgica, o acordo que fizemos tem foco na oferta de DOOH aprimorada pela análise de dados, o que nos ajuda a acessar informações exclusivas e de alta qualidade”, afirma Silvia ­Ramazzotti, diretora de marketing da JCDecaux Brasil. “Este novo core business fortalece a expertise da JCDecaux no Brasil, que tem a maior oferta nacional de ­mobiliário urbano, além de ampliar nosso portfólio de produtos via ativos estrategicamente posicionados para aumentar o resultado dos anunciantes, ao permitir que as marcas impactem o consumidor o mais próximo possível do ponto de compra”, adiciona.

Um maior alcance para os anunciantes
A investida da empresa no varejo visa ampliar o alcance dos anunciantes. E o uso de dados será prioridade da JCDecaux para engajar as marcas junto ao seu público-alvo, dentro das unidades do Carrefour. A intenção é que a tomada de decisão em relação às campanhas seja, cada vez mais, assertiva a partir da abordagem data as a service (DaaS).

Para isso, a companhia utilizará o Data Solutions, a fim de elevar a experiência de compra, aliando os dados de cada unidade da rede varejista para aumentar o impacto das peças divulgadas. Nessa estratégia, a inteligência artificial será protagonista para a entrega de ações personalizadas.

Saiba mais sobre a JCDecaux

Assista à entrevista com João Binda, diretor de vendas da JCDecaux Brasil.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • De líder para as líderes: por que as marcas preferem o OOH

    De líder para as líderes: por que as marcas preferem o OOH

    Número 1 em out-of-home no mundo, JCDecaux reforça a cadeia programática e valida seu perfil de tech company, com foco em digitalização de ativos e inteligência de dados

  • Inovação: tá na rua!

    Inovação: tá na rua!

    JCDecaux lidera retomada global no setor OOH e prevê crescimento intenso com estreia do ecossistema JCDecaux Data Solutions