Black Friday e Mercado Ads: um universo de oportunidades sem limites

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Black Friday e Mercado Ads: um universo de oportunidades sem limites

Veja como destacar sua marca durante toda a jornada do consumidor no Retail Media N°1 da América Latina.


23 de novembro de 2023 - 0h00

No próximo dia 24 de novembro, acontece a Black Friday, a maior data comercial do varejo brasileiro. Segundo dados da pesquisa IPSOS Black Friday 2023, 96% dos consumidores entrevistados pretendem pesquisar suas compras online no evento, tornando-o um dos mais importantes do ano para o comércio eletrônico e grandes marcas. Um momento ideal para investir em anúncios e competir pela atenção dos consumidores.

Embora esta seja uma data fundamental para as vendas, nem tudo se resume à conversão. A conscientização e consideração surgem como dois novos objetivos para aqueles que buscam impactar com seus anúncios, diante de diversos concorrentes. A pergunta já não é mais como alcançar novas, maiores e melhores audiências, mas sim, quem são elas, quando e onde impactá-las.

Black Friday: um universo de oportunidades

As marcas e agências sabem que existem momentos de ouro para impulsionar suas campanhas de marketing. A Black Friday é um exemplo em destaque, especialmente para aqueles que fazem publicidade digital. O Mercado Livre, principal e-commerce da América Latina, se torna um epicentro desta emocionante temporada de compras. Segundo dados internos, um número recorde de usuários foi alcançado durante a Black Friday de 2022: cerca de 50,7 milhões de usuários navegaram na plataforma, sendo que, mais de 77% desses eram novos.

Esse fluxo massivo, que posiciona o Mercado Livre como o site com o maior tráfego durante o evento, não apenas cria um cenário de grandes oportunidades para as marcas e agências, como também aumenta intensamente a competitividade e a dificuldade para se destacar entre a grande quantidade de ofertas.

Mercado Ads supera os limites

O que torna o Mercado Livre ainda mais atraente durante a Black Friday é o seu poder no campo do Retail Media. As marcas têm a oportunidade de usar a plataforma para exibir seus produtos de maneira eficaz e alcançar audiências altamente engajadas. Durante eventos como este, o tráfego no Mercado Livre aumenta significativamente: são 2,6 vezes mais visitas às postagens em comparação com as semanas normais. Os números revelam o enorme potencial da plataforma para as marcas que buscam impulsionar suas campanhas.

Diante disso, Mercado Ads, plataforma de soluções publicitárias do Mercado Livre, tem se mostrado um valioso aliado para as marcas e agências que anunciam no comércio eletrônico. Dados internos do Mercado Livre, em 2022, apontam que as marcas que optaram pelo Mercado Ads, alcançaram mais vendas, cresceram mais de 1,6 vezes em comparação com aquelas que não utilizaram, e tiveram aumento em métricas de desempenho, como: 34% de aumento em Brand Love, 65% em Awareness e 43% na intenção de compra.

Ou seja, os negócios que estruturaram suas campanhas com Mercado Ads não apenas venderam mais produtos, como também consolidaram a presença e percepção das marcas na mente dos consumidores, gerando grande interesse e desejo real pelos produtos anunciados.

First Party Data

O Mercado Ads conta com First Party Data, obtida do comportamento dos mais de 148 milhões de usuários presentes no ecossistema do Mercado Livre. Essas informações fornecem uma visão detalhada dos comportamentos e preferências dos usuários, permitindo que as marcas tenham um perfil completo deles para ajustar suas estratégias de maneira precisa e eficaz.

Essa gama de informações é composta por dados demográficos básicos, como: idade, gênero, localização geográfica, além de dados sobre o comportamento do consumidor online, padrões de navegação e interações em redes sociais. Uma riqueza de dados essenciais para alcançar audiências personalizadas com base em insights reais e relevantes.

No entanto, onde o First Party Data brilha com maior intensidade é no âmbito transacional. A plataforma tem acesso a dados de transações tanto online, quanto offline. Isso inclui detalhes como: quais produtos ou serviços o consumidor procurou, quais termos de pesquisa utilizou, onde realizou a transação e qual o meio de pagamento utilizado.

Audiências sofisticadas

As audiências personalizadas do Mercado Ads permitem impactar segmentos específicos da audiência. Também conhecidas como Custom Audiences, elas são criadas com base em critérios específicos e proporcionam aos profissionais de marketing e publicidade a capacidade de oferecer mensagens altamente significativas e relevantes.

O diferencial da solução é o seu nível de personalização. As marcas podem escolher segmentar e criar públicos-alvo com base em uma variedade de critérios, que vão desde palavras-chave predefinidas, até interações com marcas, histórico de compras e muito mais. A flexibilidade dessas audiências permite às marcas combinarem esses aspectos de acordo com suas preferências e objetivos de campanha.

Campanhas Full Funnel

Agora, o segredo de como impactar esses usuários com intenção de compra, conquistá-los e reter sua atenção entre a concorrência, não se trata apenas de ter os dados corretos, mas de compreendê-los. Nesse sentido, a jornada de compra do consumidor (Customer Journey) é um processo que precisa ser pensado para além do objetivo de conversão. Essa jornada começa com o desafio de captar o interesse do público-alvo e se desenrola por cada etapa do funil.

As marcas que almejam criar campanhas de sucesso precisam conhecer esse fluxo e desvendá-lo em profundidade para, assim, impactar em cada etapa. O Mercado Ads oferece uma solução Full Funnel para toda a jornada do usuário. Com Product Ads, Brand Ads e Display Ads Programmatic, marcas e agências podem adaptar suas mensagens e ofertas ao longo do funil, aumentando a eficácia e melhorando a retenção de clientes.

Além da conversão

Mas a Black Friday é apenas o começo: 85% dos usuários retornam ao Mercado Livre nos três meses seguintes ao evento. E, isso vai além da conversão; trata-se de criar relacionamentos duradouros com os consumidores!

Como o principal Retail Media da América Latina, Mercado Ads está se consolidando como a
resposta para conquistar os usuários, porque é a única plataforma de publicidade digital que permite que as campanhas de marketing estabeleçam conexões reais com os público por meio de soluções inovadoras.

Em um cenário marcado pela digitalização e expansão das compras online, a Black Friday se destaca como uma oportunidade única, mas mais do que descontos e vendas, o sucesso reside na conquista do consumidor. Na construção de relacionamentos sólidos e na consolidação da percepção de marca. Com Mercado Ads, as marcas e agências estão em melhor posição para fazer desta data uma Black Friday sem limites.

 

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