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Black Friday: uma estratégia de impacto duradouro

Com inteligência de dados e atuação full funnel, Mercado Ads integra branding e performance para potencializar resultados no período promocional

A Black Friday amadureceu junto com o varejo digital. O evento concentrado em promoções tornou-se uma temporada estratégica para fortalecer marcas e influenciar decisões de compra. O consumidor pesquisa, compara e se prepara com antecedência e as marcas respondem com campanhas integradas, baseadas em dados e relevância. Para atender a essa nova dinâmica do comércio eletrônico, Mercado Ads, unidade de mídias digitais do Mercado Livre, conecta anunciantes e públicos-alvo em todas as etapas da jornada de compra.

Mercado Livre reúne consumo, serviços e entretenimento em um único ecossistema e Mercado Ads transforma essa conexão em oportunidade para as marcas

Mercado Livre reúne consumo, serviços e entretenimento em um único ecossistema e Mercado Ads transforma essa conexão em oportunidade para as marcas

Consideração antecipada, o motor da conversão

Para aproveitar o potencial da Black Friday, antecipar a construção de consideração nas semanas que precedem a data é essencial para elevar os resultados. Uma pesquisa do Mercado Ads com dez mil consumidores indica que 68% já planejam realizar compras neste ano. O cenário reforça o otimismo do setor: a Black Friday deve movimentar R$ 13,3 bilhões no e-commerce, número 15% maior do que o de 2024, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

O desempenho também reflete o papel de plataformas como o Mercado Livre, que no ano passado registrou o maior volume de vendas de sua história na data, com crescimento de 9% acima da média do mercado. A plataforma alcança mais de 145 milhões de pessoas na América Latina, a maior audiência com intenção de compra entre as plataformas digitais da região.

Além disso, a preferência pelos canais digitais segue em expansão: 53% dos consumidores afirmam que devem comprar online e 80% pretendem concluir a transação no Mercado Livre. O poder de influência da publicidade também chama atenção: 35% dos entrevistados dizem ser fortemente impactados por anúncios e 56% já compraram um produto na plataforma, após ver uma peça publicitária durante o período.

O ecossistema publicitário do Mercado Ads

Mercado Livre encerrou a última Black Friday com o maior volume de vendas de sua história, 9% acima da média do mercado

Mercado Livre encerrou a última Black Friday com o maior volume de vendas de sua história, 9% acima da média do mercado

BRAND ADS
Banners em destaque no topo das páginas reforçam reconhecimento de marca e direcionam consumidores para lojas oficiais dentro da plataforma.

DISPLAY CATALOG ADS
Automatizam e personalizam anúncios em tempo real, adaptando o criativo ao perfil do usuário e ao contexto em que é exibido.

EXTENDED NETWORK
Expande o impacto da marca para além do ecossistema do Mercado Livre, alcançando mais de 30 mil sites e aplicativos curados.

PRODUCT ADS
Exibem produtos em posições estratégicas para impactar usuários com alta intenção de compra e gerar conversões diretas no marketplace.

STREAMING VIDEO ADS
Inserem campanhas em vídeo no Mercado Play, Disney+, HBO Max e Roku, ampliando o alcance e fortalecendo a associação entre marca e conteúdo premium.

Planejamento antecipado impulsiona resultados

Com o alto volume de vendas esperado para o período, o Mercado Livre já se prepara para antecipar as oportunidades da temporada e apoiar marcas em todas as etapas da jornada de compra. “A Black Friday é a data promocional mais aguardada pelos brasileiros e uma oportunidade para as marcas aproveitarem o apetite dos consumidores para impulsionar seus resultados e fortalecer o relacionamento com novos públicos”, destaca Mario Meirelles, diretor sênior de Mercado Ads Brasil.

Mario Meirelles, diretor sênior de Mercado Ads Brasil: “Nossas soluções publicitárias abrangem todo o funil, criando um caminho direto para que a consideração se transforme em compra"

Mario Meirelles, diretor sênior de Mercado Ads Brasil: “Nossas soluções publicitárias abrangem todo o funil, criando um caminho direto para que a consideração se transforme em compra”

Considerado um dos três maiores players de mídia da América Latina, o Mercado Ads lançou ações que buscam estimular a consideração do consumidor com antecedência e ampliar o tráfego no marketplace nas semanas antes da data promocional. Com alto investimento em mídia e cupons promocionais, o Mercado Livre fortalece, em 2025, sua presença nas principais janelas de consumo do ano, como 10 de outubro (10/10) e 11 de novembro (11/11) — grande evento de preparação para a Black Friday.

Segundo Meirelles, os consumidores iniciam suas pesquisas sobre marcas e produtos com meses de antecedência, e muitos aguardam a data para aproveitar promoções e condições mais favoráveis. A estratégia também se estende ao período do Natal, reforçando a recorrência das compras: em 2024, 58% dos consumidores que compraram no Mercado Livre durante a Black Friday voltaram a comprar em dezembro.

Mercado Ads amplia inventário para ações de ponta a ponta
Plataforma de publicidade do Mercado Livre fortalece parcerias com HBO Max e Roku e amplia soluções para investimentos inteligentes

O Mercado Ads amplia seu portfólio e fortalece seu ecossistema de mídia com novos formatos que expandem as possibilidades de campanhas full funnel para as marcas. A vertical de publicidade do Mercado Livre passa a contar com as parcerias de HBO Max e Roku para a veiculação de anúncios em TVs conectadas (CTV), reforçando sua atuação no universo do vídeo.

As duas plataformas se somam ao inventário que já inclui Disney+ e Mercado Play, ampliando o leque de oportunidades para campanhas de branding dentro da plataforma. A HBO Max, com mais de 40 mil horas de conteúdo, terá sua oferta disponível no Brasil e em outros países da América Latina, como Argentina, Colômbia e México. Já a Roku permitirá a veiculação de campanhas em mais de 90 milhões de residências no mundo, somando 35 bilhões de horas de conteúdo consumido apenas no segundo trimestre deste ano.

Além das novas parcerias, o Mercado Ads também apresentou o Intelligence Hub, solução que transforma dados em decisões estratégicas. A solução foi projetada para transformar big data em escolhas estratégicas, com um novo conjunto de ferramentas que permite que o cliente tome decisões ainda mais inteligentes e mensure com precisão o impacto real em cada etapa do funil.

Outra novidade é o conjunto de soluções de branding que permite às marcas potencializarem seu alcance ao associarem-se ao Mercado Livre em campanhas estratégicas e sazonalidades relevantes. “Essas novidades fortalecem o protagonismo da plataforma na publicidade digital”, afirma Mario Meirelles, diretor sênior de Mercado Ads no Brasil.

Ecossistema integrado, impacto ampliando

O Mercado Ads conecta marcas aos consumidores do ecossistema do Mercado Livre em diferentes momentos do dia, a partir de plataformas de consumo, serviços e entretenimento. Além do marketplace, onde os usuários pesquisam e compram produtos, a empresa reúne soluções de pagamentos e transações financeiras pelo Mercado Pago e oferta de conteúdo via Mercado Play. A atuação se estende à rede programática de display do Google, Disney+, Roku e HBO Max, que ampliam o alcance para além do ambiente da plataforma.

Essa estrutura cria um ambiente de mídia robusto, sustentado por bilhões de sinais captados a partir de dados próprios. As informações alimentam modelos de segmentação que permitem impactar o público certo, no momento mais relevante da jornada de consumo. “A partir desses dados, os anunciantes obtêm um mapeamento detalhado do comportamento de compra das audiências, com informações valiosas sobre consideração, compra, transações financeiras e localização”, explica Meirelles. “Nossas soluções publicitárias abrangem todo o funil, da construção de reconhecimento à geração de interesse, criando um caminho direto para que a consideração se transforme em compra”, adiciona.

Por meio dos projetos especiais comercializados via Mercado Ads, o Mercado Livre abre sua marca para a cocriação de campanhas e ativações com parceiros. As iniciativas incluem ações de cobranding, patrocínios premium e presença nas principais campanhas do ano — como Datas Dobradas, Descontaço e Black Friday —, além de ativações de social commerce com criadores e afiliados. “Essas ativações estratégicas são baseadas em inteligência, dados e tecnologia”, reforça o diretor sênior.

Mensuração em toda a jornada de compra

O desempenho das marcas que anunciam em Mercado Ads evidencia o papel da plataforma em todas as etapas da jornada de compra. Segundo o levantamento Kantar Brand Lift 2024, 85% das campanhas apresentaram aumento significativo em ao menos uma métrica de marca, o que reforça o impacto das ações em awareness.

A pesquisa Kantar Media Reactions 2024 também indica que o ambiente influencia a descoberta e a experimentação de novas marcas: 82% dos entrevistados afirmaram que os anúncios no Mercado Livre ajudam a conhecer novos produtos e 69% disseram considerar testar marcas diferentes. Na etapa de conversão, o efeito é ainda mais tangível: 86% dos usuários afirmaram já ter trocado de marca ou produto, após serem impactados por campanhas da plataforma.

Full funnel, a estratégia de mídias digitais na Black Friday
Mercado Ads transforma a jornada de compra em um ciclo contínuo de influência e conversão, com dados proprietários e segmentação precisa

Durante a Black Friday, Mercado Ads atua para conectar o momento da descoberta do produto à decisão de compra. Com uma estrutura full funnel, a plataforma integra ações dentro e fora do ecossistema do Mercado Livre, criando um fluxo contínuo entre awareness, consideração e conversão. Na prática, quando um consumidor é exposto a uma campanha de marca em outro ambiente digital e, em seguida, busca produtos na plataforma, ele passa a receber anúncios de consideração e performance que o conduzem até a conversão.

Com base nesse conjunto de dados, as marcas têm visibilidade sobre o comportamento do público em cada fase da jornada, graças à rastreabilidade full funnel, o que permite direcionar investimentos com maior precisão e identificar quais etapas geram mais retorno. “Essa integração é possível com o uso de dados proprietários e uma plataforma de mídia conectada em todas as etapas do funil”, explica Mario Meirelles, diretor sênior de Mercado Ads Brasil.

Segundo levantamento de Mercado Ads, usuários impactados por campanhas de funil completo apresentam taxa de conversão nove vezes maior. O resultado está ligado à qualidade da segmentação construída a partir de dados do ecossistema do Mercado Livre, que inclui e-commerce, Mercado Pago e Mercado Play. Essas informações permitem mapear hábitos de consumo, padrões de compra, transações financeiras e localização, oferecendo aos anunciantes uma leitura detalhada do comportamento de suas audiências.

“Usamos tecnologia de dados para adaptar formatos e mensagens ao interesse de cada audiência, seja quando o usuário assiste a um vídeo, navega fora do ecossistema ou busca um produto dentro do marketplace”, acrescenta Meirelles.