Criador do termo FOMO cria o conceito FOMA

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Criador do termo FOMO cria o conceito FOMA

“Fear of Missing Audience”,o medo de perder o público por parte dos anunciantes por não adotarem estratégias assertivas em campanhas

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11 de outubro de 2023 - 0h00

Mercado Ads, unidade de publicidade digital do Mercado Livre, se uniu à agência GUT para lançar a campanha “FOMA – Fear of Missing Audience” e, para isso, contou com a participação do empresário e escritor Patrick J. McGinnis, autor de “Fear of Missing Out”, cuja obra fez tanto sucesso que conseguiu cunhar a expressão FOMO, descrevendo o medo de perder acontecimentos e é um fenômeno social intimamente relacionado à digitalização do mundo atual.

“Essa ideia surge a partir da perda de relevância e de audiências, que é uma preocupação crescente dos executivos de marketing diante de canais cada vez mais saturados. O ‘FOMA’ pode ser criado a partir de diversos fatores, como a falta de dados sobre o comportamento dos usuários devido à desativação de cookies de terceiros, somada à dificuldade de atribuição de resultados aos esforços de marketing”, ressalta McGinnis.

O autor de best-seller reforça que os motivos pelos quais as marcas podem perder seu público-alvo atualmente são vários: “Em um ambiente rico em dados, os consumidores são bombardeados com um fluxo constante de conteúdos e anúncios. Essa sobrecarga de informações pode causar cansaço do público e dificultar que as marcas se destaquem e captem a atenção do seu consumidor. Por isso, é tão importante ser relevante e fornecer informações valiosas para um público que esteja genuinamente interessado na sua solução”, explica.

Para enfrentar esses desafios, os CMOs e as equipes de marketing devem ser ágeis, receptivos e devem analisar continuamente as tendências do mercado, o feedback dos consumidores e a análise de dados para refinar suas estratégias e garantir que estejam alinhadas com as mudanças nas necessidades e preferências de seu público-alvo.

A solução para o “FOMA”

Utilizar uma plataforma tecnológica apoiada em dados proprietários, como Mercado Ads, aparece então como uma solução para este problema. As ferramentas de Ads permitem que as marcas alcancem de forma assertiva públicos massivos com mentalidade de compra e capacidade de deter o “FOMA”, consolidando-se como um canal estratégico para otimização do ROI.

Segundo dados do segundo trimestre deste ano, são mais de 108 milhões de usuários que navegam diariamente em todo o ecossistema Mercado Livre, oferecendo informações que somente Mercado Ads possui e processa de forma responsável e agregadas com inteligência artificial. Por dia, são implantados mais de 154 mil anúncios, com 1,2 bilhão de cliques, posicionando-se como um canal estratégico para marcas e anunciantes.

Além disso, a proposta de Mercado Ads é baseada em First Party Data, ou seja, dados primários que vão além dos dados demográficos e comportamentais dos usuários, que permitem conhecer dados transacionais online (como produtos que compram e pesquisam em um comércio eletrônico) e offline (por exemplo, lojas e produtos que consumidores pagam no mundo físico por meio de uma carteira virtual). Assim, é possível conhecer de verdade seus interesses, preferências, suas considerações de compra e consumo habitual.

E o First Party Data junto com a possibilidade de impactar os usuários em cada etapa da jornada de compra, permitem o desenvolvimento de campanhas full funnel, facilitando a atribuição de resultados às ações de marketing, detendo o “FOMA” por completo com ajuda de Mercado Ads.

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