Brand Voice
APRESENTA
Redefinindo a publicidade out-of-home
Baseada em veículos da gig economy, Mobees tem entrega inteligente de mídia a partir do uso de tecnologias e impacto direto na economia dos motoristas de aplicativos
APRESENTA
Baseada em veículos da gig economy, Mobees tem entrega inteligente de mídia a partir do uso de tecnologias e impacto direto na economia dos motoristas de aplicativos
Do estático ao digital. O out-of-home (OOH) está expandindo-se no mercado, tendo como principais pilares a diversificação de formatos e a inovação proporcionada pela tecnologia em ativos. Neste cenário, a Mobees destaca-se no segmento, ao conectar anunciantes e consumidores via telas digitais instaladas sobre carros de aplicativos e táxis, oferecendo, ao mesmo tempo, amplo alcance com os trajetos percorridos pelos veículos e entrega inteligente de mídia com segmentação do público.
No mercado há dois anos, a empresa, que alia publicidade OOH com mobilidade urbana, está em linha com o crescimento da gig economy — economia alternativa da era digital que favorece prestação de trabalhos temporários ou de curto prazo para diversas empresas —, que, no Brasil, abrange cerca de 1,7 milhão de pessoas no setor de transportes, segundo dados de 2022 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) — em 2021, eram 1,4 milhão de pessoas.
A Mobees opera nas ruas do Rio de Janeiro, com 400 telas digitais que percorrem mais de um milhão de quilômetros por mês, oferecendo, assim, a maior cobertura geográfica de uma rede de digital out-of-home (DOOH) na capital fluminense. Os ativos da companhia geram, mensalmente, mais de 160 milhões de impactos na cidade, o que atrai o investimento de marcas e agências de todo o País.
“Ao utilizar os ativos da gig economy, expandimos rapidamente nosso alcance e cobertura, percorrendo milhares de quilômetros diariamente nas ruas das cidades. Dessa forma, garantimos que as mensagens publicitárias cheguem a uma ampla variedade de públicos, proporcionando uma presença marcante e eficaz para as marcas”, afirma Fábio Barcellos, CEO da Mobees.
Entrega inteligente para as marcas
As telas de led da Mobees posicionadas sobre os carros possuem duas faces com exibição de mensagens sincronizadas, que permitem total visibilidade a pessoas que estejam a até 30 metros de distância. São oito marcas em cada loop de exibição, que duram oito ou 16 segundos, de acordo com a preferência do anunciante.
Para potencializar as ações das marcas junto ao público-alvo, a veiculação das peças é feita de forma segmentada e com uso de geolocalização por meio da plataforma de gestão de campanhas Go Mobees, que oferece atualizações e mensuração de impactos em tempo real. “Isso proporciona que anunciantes otimizem suas campanhas com base em dados precisos, garantindo um retorno efetivo sobre seus investimentos em publicidade”, comenta Barcellos.
A plataforma própria permite direcionar as campanhas ao integrar parâmetros como: localização geográfica (toda a cidade, zonas específicas, bairros, raios em pontos de interesse e polígonos desenhados sobre o mapa), dias da semana, horários específicos e condições climáticas. A segmentação também pode ser definida com base em perfil sociodemográfico e interesses do público, onde a ferramenta da Mobees indica os melhores locais e datas para maximizar os resultados para os anunciantes.
“Costumamos brincar que temos carros mágicos, que levam todas as campanhas e sabem qual mensagem veicular, no lugar certo e no timing certo”, diz Flávia Coelho, CMO da empresa, ressaltando a eficiência da plataforma que utiliza algoritmos inteligentes para exibir as peças em tempo real.
A atuação inteligente da Mobees
Veja como as tecnologias são utilizadas na operação da empresa de mídia exterior
Machine learning
A tecnologia possibilita a análise de grandes volumes de dados em tempo real e permite uma segmentação mais precisa das campanhas, direcionando as mensagens para as pessoas certas, no momento certo.
Inteligência artificial
Otimiza as ações ao usar algoritmos que aprendem com o desempenho das campanhas anteriores. Faz ajustes automáticos para maximizar os resultados. Assim, garante que o custo por mil impressões (CPM) projetado seja cumprido, exibindo anúncio na quantidade e ritmo desejados.
Internet das coisas
Usada na captura de dados em tempo real, no sistema de georreferenciamento e no protocolo de comunicação entre telas e plataforma de gestão das campanhas. Isso permite a tomada de decisões ágeis e possibilita maior flexibilidade e assertividade nas ações.
Time especializado e atendimento personalizado
Já a venda de mídia e relacionamento com anunciantes e agências ocorre de maneiras diversas para atender a demanda de cada cliente. A Mobees conta com um time próprio voltado ao atendimento de grandes marcas e as principais agências do País de maneira próxima e personalizada. Denominado White Gloves, o atendimento abrange a configuração de campanhas, acompanhamento de resultados com envio de relatórios periódicos, checking fotográfico das ações, report ao final das campanhas e, em alguns casos, produção de vídeo cases.
A comercialização ocorre ainda por programática por meio da plataforma Go Mobees, que é muito utilizada por startups e marcas regionais pela facilidade de realizar compra e fazer a gestão da ação.
Há ainda a oferta por plataformas programáticas de mercado, como Hivestack e Google DV, o que amplia as possibilidades de venda para as marcas na modalidade que é tendência no mercado.
As marcas líderes que já conhecem a Mobees
Mercado Pago, O Boticário, Santander, 99 e Diageo conectaram-se com consumidores e motoristas via telas digitais da Mobees instaladas sobre carros de aplicativos e táxis
Mercado Pago
Em parceria com a GUT, o Mercado Pago veiculou campanha em todo o Rio de Janeiro com dois objetivos: divulgar a conta digital gratuita e destacar a facilidade e rapidez para baixar o app e abrir uma conta; e avaliar a eficácia do formato de mídia da Mobees. Em 30 dias, foram mais de 26 milhões de impactos. Além disso, pesquisa da Kantar Ibope apontou que a ação da Mobees alcançou 32% de recall, 64% de reconhecimento da marca e aumento de 16,6% no awareness espontâneo da marca.
O Boticário
A empresa realiza ações para divulgar promoções e datas comemorativas no varejo, a fim de estimular a visitação nas lojas de todas as regiões do Rio de Janeiro e Grande Rio. Liderada pela OpusMúltipla, a veiculação utilizou a tecnologia de geolocalização para divulgar as peças em raios de até um quilômetro de cada loja do O Boticário. Foram gerados mais de 46 milhões de impactos com as diversas campanhas. Todas alcançaram custo por mil impressões (CPMs) menores do que os contratados.
Santander e 99
Durante o Rock in Rio, o banco, em parceria com a Streetwise, realizou ação de flashmob no principal ponto de acesso e saída do festival. Realizada ao longo dos sete dias, a iniciativa contou com dez carros da Mobees, criando um ativo de DOOH com mais de 50 metros de extensão e que incluiu carros adesivados, telas de led e hologramas 3D, registrando mais de 5 milhões de impactos. O formato foi replicado junto com a agência CP+B para a 99, em ação realizada no Web Summit e no MITA.
Diageo
A Mobees é parceira para ações de impacto social da Diageo, como a realizada com a AlmapBBDO no mês internacional das mulheres. A iniciativa destinou 25% do investimento em mídia para remunerar as motoristas que exibiram mensagens da marca Johnnie Walker em apoio à luta pela equidade de gênero. As ações resultaram
em mais de 32 milhões de impactos. A Mobees destinou um percentual da mídia para apoiar negócios de empreendedoras, como Pantys, e a artista plástica Mary Dutra.
Operação tecnológica impulsiona expansão
A inteligência na entrega das peças publicitárias sobre os carros é baseada em tecnologia proprietária da Mobees, que combina big data, geotargeting, machine learning e inteligência artificial. Os sistemas são divididos entre cloud computing e edge computing (tecnologias embarcadas nas telas), garantindo que as campanhas sejam entregues como planejado, mesmo quando não há conexão com a internet.
Para mensurar resultados, o sistema da Mobees consegue detectar sinais de telefones celulares em um raio de até 30 metros de distância das telas a cada anúncio exibido. Os dados são enviados para o data lake da empresa, onde os impactos são contabilizados por localidade, dias da semana e faixas de horários, permitindo uma visão dos resultados em tempo real.
“Diferente de formatos estáticos, que vendem uma posição na grade fixa de slots das telas, o formato da Mobees é totalmente dinâmico e flexível, funcionando de forma mais parecida aos algoritmos de plataformas como Google e Meta”, compara o CEO da empresa. “Somente o uso de tecnologias de ponta pode garantir que as campanhas sejam efetivas e alcancem o público de forma mais relevante”, aponta Barcellos.
Com essa atuação, a Mobees recebeu prêmios de inovação da Prefeitura do Rio de Janeiro e do hub Distrito como “Adtech do Ano 2022”. Também foi selecionada pela Fundação Dom Cabral (FDC) como uma das 25 startups brasileiras com maior potencial de crescimento nos próximos anos.
A empresa já faz planos ambiciosos para expandir sua plataforma no mercado de out-of-home. Devido à alta demanda por soluções de ponta, o objetivo da empresa é estender sua presença para até 20 cidades do Brasil, além de outras metrópoles da América Latina. “Estamos atentos às necessidades do mercado e abertos a parcerias estratégicas que possam impulsionar essa expansão de forma eficiente e sustentável”, completa Barcellos.
Parcerias estratégicas impulsionam o negócio
Os diferenciais da Mobees no mercado podem ser explicados pelas parcerias que fomentam a operação. Para começar, a empresa é uma startup investida pela gigante Microsoft, o que proporciona acesso a recursos tecnológicos avançados, como inteligência artificial e análise de dados, permitindo que a empresa desenvolva soluções inovadoras e se mantenha na vanguarda em mídia out-of-home em termos de tecnologia.
A Mobees tem apoio do fundo We Ventures, que além do aporte, gera oportunidades de negócio e conhecimento de mercado. “Essas parcerias estratégicas trazem expertise, suporte tecnológico e oportunidades de crescimento”, aponta.
Modelo de negócio incentiva motoristas e sustentabilidade
O modelo de negócio da Mobees inova na venda e gestão de mídia baseada em tecnologia e na oferta de uma renda extra aos motoristas envolvidos na operação. Ao instalar as telas digitais nos veículos e exibir os anúncios conforme os trajetos percorridos, a empresa de OOH realiza um repasse mensal aos profissionais que utilizam os aplicativos de mobilidade.
O valor é baseado em um percentual fixo mensal da receita da companhia no período, sendo que há um mínimo garantido aos motoristas e um máximo que pode adicionar de 15% a 25% à renda líquida dos condutores. “Tudo o que os parceiros precisam fazer é dirigir pelas ruas da cidade, com segurança e cortesia, com os carros em ótimas condições, por pelo menos 160 horas mensais com nossas telas ligadas”, explica Fábio Barcellos, CEO da Mobees.
Além da renda extra, os profissionais integrados à atuação da Mobees têm acesso a um Clube de Vantagens, que dá descontos em estabelecimentos como farmácias, cinemas, restaurantes e oficinas mecânicas.
Há uma fila de espera com mais de 50 mil motoristas para entrar na operação apenas na cidade do Rio de Janeiro.
Compromisso sustentável
Junto à iniciativa de renda extra aos motoristas, a empresa atua para reduzir os impactos ambientais de sua operação. Dessa forma, a Mobees utiliza parte da receita de publicidade para neutralizar a emissão de carbono (CO2) oriunda dos carros a combustão.
Para isso, a empresa calcula, mensalmente, a compensação das emissões geradas pela frota e neutraliza o CO2 por meio da aquisição de créditos de carbonos com parceiros certificados que desenvolvem projetos de preservação de áreas verdes na Amazônia brasileira. Somado a isso, a companhia tem o compromisso de estimular a eletrificação dos carros de aplicativos e táxis.
Saiba mais sobre a Mobees
Assista à entrevista com Fábio Barcellos, CEO da Mobees.
Compartilhe
Veja também