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OOH transforma-se em plataforma de bem-estar e dados
Experiências urbanas, dados proprietários e tecnologia embarcada da Mude impulsionam a evolução da mídia out-of-home para além da exposição tradicional
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Experiências urbanas, dados proprietários e tecnologia embarcada da Mude impulsionam a evolução da mídia out-of-home para além da exposição tradicional
Diante da multiplicidade de canais e formatos no ecossistema de comunicação, associar presença de marca a experiências relevantes tornou-se uma tática eficaz para construir vínculos genuínos e duradouros com o público. Alinhada a esse cenário, a Mude utiliza a mídia out-of-home (OOH) como ferramenta estratégica para aproximar anunciantes do cotidiano urbano, por meio de ações voltadas ao cuidado com o corpo e à qualidade de vida.
Presente em mais de dez capitais brasileiras, a empresa concentra suas operações em áreas de grande circulação, como avenidas, parques, orlas e pontos simbólicos das cidades. Nesses locais, oferece estruturas que combinam exposição de marca com atividades ao ar livre, por meio de mobiliário urbano esportivo exclusivo e patenteado. Com mais de 1.400 faces ativas — entre painéis estáticos e digitais —, a empresa viabiliza ações que vão além da publicidade tradicional, incluindo academias e programações esportivas abertas.
A Mude impacta mais de 50 milhões de pessoas por ano, com cerca de 20 milhões de alcance semanal e 80 milhões de impressões mensais. “Nossa atuação vai além da simples exposição. Somos o único player de mídia OOH no Brasil que combina impacto publicitário com experiências reais, que geram valor para as marcas”, afirma Sandro Moretti, chief revenue officer (CRO) da Mude. “Na Mude, a marca não apenas aparece. Ela participa, transforma e é lembrada”, acrescenta.
A operação da Mude estende-se ao ambiente digital, o que amplia o impacto das campanhas e reforça a jornada de contato com a audiência, ao permitir iniciativas omnichannel, personalizadas e mensuráveis. O aplicativo da empresa, que ultrapassa 1 milhão de downloads, por exemplo, oferece dados proprietários que viabilizam segmentações detalhadas e ativações baseadas em comportamento.
“Além da presença física, nossa plataforma digital complementa a jornada com mídia no aplicativo, gestão de relacionamento com o cliente (CRM), pushs e conteúdo proprietário, permitindo que a marca siga presente mesmo fora do ambiente urbano”, explica Moretti. Essa integração oferece às marcas recorrência, frequência elevada, contextualização das mensagens e atuação em todas as etapas do funil.
Mude investe em espaços de lazer como pontos estratégicos para ativações que estimulam saúde, esporte e qualidade de vida
Com base em dados proprietários, a Mude desenvolve campanhas segmentadas por comportamento e modalidade esportiva, conectando mídia física e digital em momentos alinhados à jornada do consumidor. Essa inteligência na entrega é potencializada pela variedade de formatos disponíveis e por um modelo de negócio flexível, que abrange campanhas sazonais, brand experience, estratégia institucional e projetos de conteúdo ajustados à dinâmica local de cada praça. “Com a Mude, a presença da marca é fluida, integrada e relevante, respeitando o tempo das pessoas e potencializando o tempo de exposição”, afirma o CRO.
Três pilares sustentam essa conexão entre marcas e pessoas: contexto, ao inserir a comunicação em momentos autênticos da rotina, respeitando o ambiente, o tempo e o estado emocional do público; experiência, com ativações esportivas e interações personalizadas, que geram engajamento e alto potencial de compartilhamento; e impacto, ao promover resultados para marcas, pessoas e cidades, posicionando o anunciante como agente de transformação positiva no espaço urbano.
Soluções digitais potencializam a eficiência das campanhas
Mude mantém ecossistema tecnológico, que abrange desde mídia programática à medição de audiência em tempo real
Por trás dos espaços e equipamentos que conectam marcas ao público, a Mude mantém um ecossistema tecnológico orientado por dados, que potencializa a performance das campanhas publicitárias. A estrutura busca garantir eficiência e agilidade em todas as etapas das ações, do planejamento à mensuração de resultados.
Um dos principais destaques é a oferta de mídia programática, que visa dar flexibilidade, inteligência e eficiência para o planejamento e execução das comunicações. O recurso permite otimizar investimentos, segmentar mensagens com precisão e agilizar decisões. A operação é viabilizada por parcerias com as plataformas Admooh e DV360, que integram a mídia programática aos mobiliários digitais da Mude.
A Vivo, por exemplo, utilizou a mídia programática para posicionar a marca em momentos associados a lazer, tecnologia e conexão com o Rio de Janeiro. A divulgação, feita em ruas e orlas da capital, ampliou a visibilidade e fortaleceu a associação da marca a iniciativas de saúde e bem-estar.
Monitoramento contínuo impulsiona ações omnichannel
Outro diferencial da Mude é o dashboard interativo, que consolida dados de mídia física e digital, permitindo aos clientes acompanharem em tempo real a performance das campanhas e experiências. A ferramenta oferece informações sobre cobertura geográfica, impressões estimadas por mobiliário e período, horários de maior audiência e níveis de engajamento no aplicativo. As marcas conseguem ajustar estratégias em tempo real, tomar decisões futuras com suporte de inteligência preditiva e integrar ações com mídia digital, por meio de retargeting ou notificações push para públicos previamente impactados.
Esse modelo é ideal para campanhas omnichannel, como a desenvolvida pela Centrum, que incluiu naming rights da academia, mídia out-of-home (OOH) para lançamento de produto, aulas presenciais, ativações com influenciadores nas redes sociais e produção de conteúdo sobre saúde. A iniciativa, realizada no Parque Villa Lobos, em São Paulo, reforçou a marca como aliada da saúde e da longevidade e gerou mais de 5,3 mil agendamentos de aulas em apenas três meses.
Dados em tempo real ampliam precisão das campanhas
Os mobiliários urbanos da Mude também contam com sensores que capturam dados de exposição e audiência, permitindo uma análise precisa sobre a cobertura e a frequência das campanhas. Essa inteligência é enriquecida pelo cruzamento de informações de fontes como Geofusion, Ibope e IBGE, o que aprofunda os insights sobre cada praça de atuação.
Foi o que ocorreu na campanha “Verão Tropical”, promovida pela Corona, da Ambev, nas orlas do Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador e Recife. Com o objetivo de posicionar a marca como parceira de momentos saudáveis e conectá-la ao verão brasileiro, a ação combinou mobiliário urbano, experiências nas orlas e presença nas mídias digitais da Mude. Além de fortalecer a associação com a estação, a Corona ampliou as menções à marca nas redes sociais e obteve visibilidade espontânea.
Mude conta com mais de 1.400 faces ativas, entre painéis estáticos e digitais, em mobiliário urbano esportivo exclusivo e panteado
Além de oferecer às marcas experiências reais voltadas à saúde e ao bem-estar, a Mude qualifica suas entregas com o uso de sensores e tecnologias embarcadas nos mobiliários urbanos. Esses dispositivos capturam, em tempo real, dados como audiência, fluxo, frequência de exposição e padrões comportamentais, permitindo a construção de campanhas orientadas por dados, com maior precisão e potencial de resultado.
“Essa camada de inteligência torna cada campanha mais personalizada, mensurável e eficiente, contribuindo para decisões mais estratégicas de mídia e construindo vantagem competitiva para nossos anunciantes”, explica o CRO da Mude.
Entre os benefícios dessa inteligência estão: mapeamento preciso de exposição, que permite otimização e segmentação da campanha por contexto; comportamento de permanência, que ajuda as marcas a identificarem como o público interage com o conteúdo; otimização de roteiros e clusters de mídia, para a entrega de planos de mídia mais eficientes e de alto impacto, a partir do cruzamento de dados de audiência e variáveis sociodemográficas; e integração com o aplicativo da Mude, que amplia o funil da ação, permitindo, via dados proprietários, retargeting, CRM, pushs e mídia in-app segmentada.
Um exemplo dessa atuação é a campanha nacional realizada para a empresa de tecnologia Mercado Livre, que buscou conectar a marca a territórios culturais, esportivos e urbanos. A ação incluiu circuitos no Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife, com presença em mobiliário urbano, experiências, como aulas especiais de crossfit, e ativações no aplicativo da Mude. Com 15 milhões de alcance por semana e 100 milhões de impactos anual, a iniciativa gerou 7.400 agendamentos e mais de 275 experiências de marca.
De olho no potencial do bem-estar como ponto de conexão entre serviço público, inovação urbana e valor de marca, a Mude projeta um crescimento de 45%, em 2025. A ampliação dos negócios está baseada em expansão geográfica, reforço da atuação em praças onde já está presente, aumento dos ativos físicos, modernização dos equipamentos e novos produtos.
Portfólio multicanal conecta marcas a experiências reais
Estrutura da Mude combina mobiliário urbano, academias ao ar livre, ativações esportivas, canais digitais e conteúdo educativo, integrando presença física e digital com propósito
Mobiliário urbano ativo
Mais de 1.400 faces instaladas em locais de alto fluxo de pessoas, como orlas, parques e avenidas, abrangendo formatos diversos (estáticos, digitais e interativos). Além de mídia exterior, oferece um serviço gratuito à população e posiciona a marca como agente de transformação urbana.
Academias ao ar livre
São seis academias gratuitas distribuídas pelo Brasil, com ativações presenciais, sampling, experiências de marca e painéis de mídia integrados. Localizados em parques e orlas, os espaços abrangem estruturas completas com equipamentos profissionais, programação de aulas com professores e sinalização de marca.
Brand experience
Abrange aulas, eventos, encontros, treinos especiais, desafios patrocinados e ações de live marketing. São ativações esportivas com curadoria de conteúdo, ambientação e presença de marca. As experiências podem ser personalizadas por cidade, perfil de público e objetivo da campanha.
Canais digitais (app e CRM)
Mídia com tecnologia in-app com segmentação por geolocalização, modalidade esportiva e comportamento do usuário. A Mude possui mais de 1 milhão de downloads e dados proprietários de sua audiência, viabilizando campanhas digitais integradas à jornada física.
Conteúdo e branded contente
São artigos, vídeos e séries educativos sobre saúde e bem-estar, cocriados com as marcas e distribuídos nos canais e em mobiliários físicos da Mude. A oferta funciona como um canal de influência com propósito e credibilidade para os anunciantes reforçarem suas ações.
Saiba mais sobre a Mude
Assista à entrevista com Sandro Moretti, chief revenue officer da Mude.
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