post patrocinado
APRESENTA

Para falar com Minas, é preciso falar com o O TEMPO

Maior grupo de comunicação multiplataforma de Minas Gerias, o grupo registra recordes de audiência no estado

As marcas que buscam expansão para além do eixo Rio–São Paulo encontram em Minas Gerais um território estratégico, detentor de um dos maiores PIBs do país e polo econômico determinante de negócios de diversos setores. Nesse cenário, comunicar com Minas significa dialogar diretamente com o O TEMPO.

O portal de O TEMPO registra, em média, mais de 17 milhões de usuários únicos e ultrapassa 60 milhões de pageviews no portal mensalmente

O portal de O TEMPO registra, em média, mais de 17 milhões de usuários únicos e ultrapassa 60 milhões de pageviews no portal mensalmente

Reconhecido como o maior site de notícias mineiro, pelas empresas de pesquisa e audiência, o O TEMPO registra, em média, mais de 17 milhões de usuários únicos e ultrapassa 60 milhões de pageviews no portal mensalmente. Nas redes sociais, alcança mais de 120 milhões de contas, o que o coloca como o veículo com maior engajamento digital entre os concorrentes mineiros.

Sendo percebido e validado pelos mineiros como um veículo imparcial, o O TEMPO assumiu o desafio de se reinventar. Ao contrário do que foi difundido e temido por anos, o impresso se mantém como um ativo estratégico que reforça o vínculo histórico com a audiência, e se tornou ponte para o desdobramento de diversas frentes, ampliando linguagens, diversificando plataformas e incorporando novas formas de dialogar com uma audiência plural, carregando a força do jornalismo mineiro e mantendo sua credibilidade sem renunciar à modernização.

A presidente do grupo, Marina Medioli, revela que, com ousadia e planejamento, a marca evoluiu de jornal para um hub integrado de comunicação, tecnologia, eventos, esportes e inteligência de dados, projetando um ambiente capaz de aproximar público, marcas e sociedade de forma analítica, aprofundada e interativa. “Nosso compromisso diário é entregar conteúdo relevante, profundo e acessível sempre sustentado por ética, independência editorial e por uma visão de jornalismo que equilibra rigor e compreensão prática do que realmente importa para as pessoas”, diz.

No entanto, essa solidez no presente ganha ainda mais sentido quando se observa a clareza da visão de futuro que o grupo está construindo. “Estamos estruturando um ecossistema completo, que combina o que temos de mais valioso: o jornalismo de qualidade, com capacidades analíticas e experiências multiplataforma capazes de aproximar marcas, audiência e sociedade de um modo mais profundo, interativo e contemporâneo”, observa.

Nesse sentindo, a performance atual combina distribuição veloz de notícias, com credibilidade e checagem dos fatos. Por trás dos números está uma estrutura que reúne profissionais de múltiplas disciplinas. São jornalistas, fotógrafos, editores, designers, analistas de dados, programadores e equipes técnicas responsáveis pela produção média de 1.500 conteúdos diários, distribuídos para Minas, com forte audiência em São Paulo, entre outros estados e países. “Acreditamos na tradição do jornalismo profissional, mas carregamos em nosso DNA a modernidade a ousadia para criar produtos e contar grandes histórias. O O TEMPO é uma marca que investe e desenvolve profissionais comprometidos, que juntos potencializam um conteúdo premium feito para quem deseja o que há de melhor quando o assunto é notícia”, garante.

Para além das montanhas de Minas

Com mais de 60% dos acessos às plataformas de O TEMPO se originando de fora de Minas, os primeiros passos para a consolidação em um veículo nacional se deram em 2021, quando o grupo inaugurou sua filial em Brasília propondo uma cobertura diária dos Três Poderes da República com conteúdos multimídia exclusivos e sem intermediários, integrados às plataformas digitais.

Naquele mesmo ano, visando mais apuração, mais profundidade e mais informação, o grupo lançou a Mais Conteúdo: uma editoria multiplataforma, com uma equipe de repórteres especiais, voltada exclusivamente para a produção de reportagens de fôlego, com materiais exclusivos. A frente do projeto, está a editora Queila Ariadne, que integra a lista dos cem jornalistas mais premiados da história do Brasil.

Por trás dos números de O TEMPO está uma estrutura que reúne profissionais de múltiplas disciplinas - de jornalistas à analistas de dados e programadores

Por trás dos números de O TEMPO está uma estrutura que reúne profissionais de múltiplas disciplinas – de jornalistas à analistas de dados e programadores

Ao longo de quase três décadas, o compromisso editorial permanece baseado na apuração rigorosa, na checagem de informações e na busca por narrativas que traduzem complexidade com clareza e independência. Apenas em 2025, o O TEMPO teve mais de 40 reportagens premiadas.

Linguagem diversa e atuação multimídia

Nos últimos anos, o grupo intensificou um movimento de transformação que amplia seus pilares para além do digital. “Ao completarmos 30 anos, iniciamos o projeto dos 50+ e dele partiremos para outras dezenas de anos de trabalho sério e dedicado. Nosso legado é vivo, real e de suma importância para os mineiros. E, como estamos sempre mirando o futuro e desenvolvimento, não nos cansamos de inovar, lançar novos produtos e o principal: mostrar para todos que O TEMPO é o grupo que todos nós podemos confiar”, afirma o editor executivo, Juvercy Junior.

O portal O TEMPO conta com produção média de 1.500 conteúdos diários, distribuídos para Minas, com forte audiência em São Paulo, entre outros estados e países

O portal O TEMPO conta com produção média de 1.500 conteúdos diários, distribuídos para Minas, com forte audiência em São Paulo, entre outros estados e países

Nesse desenho de futuro, ganha relevância o OT360, núcleo de projetos especiais e soluções personalizadas para marcas de diversos setores. A área responde por iniciativas multiplataforma em branded content e vem se destacando pelo avanço para além do digital e do impresso, promovendo encontros presenciais com curadoria refinada de conteúdo, participação de autoridades, especialistas e executivos de referência nacional.

“Quando uma marca escolhe o O TEMPO, ela não conquista apenas alcance — ela conquista a confiança dos mineiros. Nosso conteúdo qualificado e nossa relação histórica com o público fortalecem a credibilidade de quem anuncia conosco, transformando presença em reputação e visibilidade em resultado”, afirma Marcelo Mota, diretor comercial de O TEMPO.

O setor de projetos comerciais atua em branded content multiplataforma e vai além do digital e do impresso, promovendo eventos presenciais com curadoria de conteúdo.

O setor de projetos comerciais atua em branded content multiplataforma e vai além do digital e do impresso, promovendo eventos presenciais com curadoria de conteúdo.

Atento às tendências e demandas do mercado no que tange saúde e bem-estar, por exemplo, neste ano, um dos projetos de sucesso foi a realização da primeira edição da Corrida O TEMPO, que aconteceu em agosto e reuniu cerca de 3.000 pessoas.

Outro produto recém-lançado, que aproxima o público e convida para o debate de temas de relevância, é o O TEMPO Talks, que estreou com mais de 700 pessoas na Sala Minas Gerais, em BH, em uma masterclass de geopolítica com o cientista político Heni Ozi Cukier, conhecido como Professor HOC.

Os Seminários O TEMPO também despontaram como nova ponte de diálogos na capital mineira. Com uma estrutura de painéis, mediados pelos jornalistas da casa, os encontros são abertos ao público e já transitaram por temas que vão do mercado de trabalho à gastronomia e mineração, promovendo profundidade em pautas atuais, aproximação entre os setores envolvidos e networking.

Parceiros de O TEMPO ampliam sua credibilidade, convertendo presença em reputação e proximidade com um público qualificado

Parceiros de O TEMPO ampliam sua credibilidade, convertendo presença em reputação e proximidade com um público qualificado

Nesse mesmo movimento de fortalecer conexões e valorizar experiências que dialogam com a identidade mineira, O TEMPO também integra o time de parceiros oficiais do Comida di Buteco. A presença do grupo no projeto reforça seu compromisso em apoiar iniciativas que mobilizam território, cultura e gastronomia, ampliando o alcance dos estabelecimentos participantes e contribuindo para um ecossistema mais integrado entre público, marcas e a tradição que faz parte da vida na capital mundial dos bares.

Além dos resultados expressivos nas plataformas digitais, marcas parceiras que estiveram presentes nos eventos puderam explorar um novo potencial de projeção e ativação. Para 2026, o próximo encontro discutirá transição energética, tema central para as agendas climáticas e econômicas.