16 de junho de 2025 - 0h00
Conectar marcas aos consumidores em momentos-chave da jornada financeira — como pagamentos, transferências e consultas de saldo — é a proposta do Financial Media. A estratégia transforma essas interações cotidianas em pontos de contato qualificados para uma comunicação personalizada e eficiente com o público-alvo. Segundo o eMarketer, o investimento em Financial Media deve alcançar US$ 1,5 bilhão até 2026, nos Estados Unidos — um valor que cresce a uma taxa de 107% ao ano.
No Brasil, a tendência se consolida com o PicPay, que completa um ano no segmento, atraindo anunciantes com um portfólio completo de soluções e estratégias guiadas por inteligência de dados. Já são mais de 50 clientes em sua plataforma de publicidade, o PicPay Ads, atraídos pela possibilidade de combinar a atenção plena dos usuários durante transações financeiras com uma segmentação altamente qualificada, baseada em dados comportamentais. “Isso nos permite entregar mídia com contexto e relevância, o que se reflete em resultados: nossa taxa de clique (CTR) média é 74% maior que o benchmark de mercado de display”, afirma Felipe Julião, executivo do PicPay Ads.
No primeiro ano de atuação, a área multiplicou sua receita por dez. Entre os principais avanços, estão: o lançamento de novos formatos — como o Pix Day, diária de alto impacto, com entrega de mídia massiva e contextualizada, no momento em que o consumidor realiza algum pagamento — e a criação de uma área de insights, dedicada a fornecer informações para que os anunciantes aprofundem o conhecimento sobre as audiências e criem estratégias cada vez mais aderentes ao negócio.

PicPay Ads: CTR é 74% maior que o benchmark de mercado de display
Quando o Pix vira mídia: como o Magalu transforma atenção em oportunidade
Marca explora pontos de contato no app do PicPay para acionar o consumidor no instante certo e converter visibilidade em performance
Um dos cases de sucesso do PicPay Ads foi para o Magalu. A varejista aproveitou os primeiros dias do mês — período em que o consumidor está com dinheiro na conta — para se posicionar como uma marca relevante para o consumidor e gerar consideração de compra, durante a campanha de Pay Day. A estratégia utilizou o formato Pix Day: explorou o momento em que o usuário realiza um pagamento instantâneo e está com 100% da atenção concentrada no aplicativo para comunicar a ação. A exposição da marca ocorreu nas telas de loading e no comprovante de pagamento, pontos de contato que proporcionaram maior visibilidade.
“Conseguimos unir escala, contexto e inovação em uma acima das expectativas”, destaca o executivo do PicPay Ads. A ação registrou uma taxa de clique (CTR) 43% superior e um connect rate — tráfego convertido em sessão na home do Magalu — 2,6 vezes maior, em comparação à média da mesma campanha em outros veículos.
A instituição financeira projeta dobrar a receita da unidade de publicidade. Entre os planos, estão o aumento no número de anunciantes ativos e o lançamento de formatos de mídia, com foco em personalização, inteligência preditiva e integração com outros pontos do ecossistema. “Vamos aprofundar a conexão com plataformas de mídia programática e reforçar nossa presença no marketplace do PicPay Shop”, completa Julião.
Escala nacional, dados, inovação e resultados
Setores com forte apelo ao consumo massivo e jornadas digitais têm alcançado excelentes resultados com o PicPay Ads, como varejo, eletrônicos e telecomunicações. Além disso, cresce o interesse de marcas premium e serviços que buscam um ambiente seguro, de alta retenção e sem ruído para construir relacionamento com o estamos construindo um novo tipo de mídia, nossa atuação é consultiva. Trabalhamos lado a lado com os anunciantes e suas agências em toda a jornada”, diz Julião. Esse processo é apoiado pela área de inteligência de dados, que desempenha um papel estratégico ao ajudar as marcas a compreenderem melhor o consumidor e a executarem ações mais eficientes e contextuais.
O destaque da plataforma está sustentado em quatro pilares: a escala nacional, com mais de 60 milhões de contas e quase 39 milhões de usuários ativos; o uso de dados first-party de comportamento financeiro, que possibilita criar audiências reais, baseadas em hábitos concretos e sinais de intenção; a exploração de momentos de atenção plena; e a capacidade de entregar resultados superiores, ao unir o poder dos dados com o contexto ideal para as marcas.
Segmentação baseada em hábitos reais
O uso de dados first-party de comportamento financeiro permite desenvolver estratégias baseadas em hábitos de consumo reais, perfil transacional e histórico de pagamentos. A partir dessas informações proprietárias, a plataforma transforma a jornada financeira em um novo veículo de mídia, ao inserir as marcas nos momentos de uso do aplicativo do banco.

Felipe Julião, executivo do PicPay Ads: “Como estamos construindo um novo tipo de mídia, nossa atuação é consultiva”
“A inteligência aplicada aos dados nos ajuda a montar estratégias mais precisas, prever padrões e gerar insights que fazem diferença no resultado final das campanhas”, afirma Felipe Julião, executivo do PicPay Ads. “Um aspecto importante é que o PicPay Ads nasce em um ambiente que respeita a privacidade e já está preparado para o futuro sem cookies. Isso dá às marcas segurança para operar em um contexto de mídia responsável, com dados de alta qualidade, consentimento e respeito ao consumidor”, ressalta Julião.
O trabalho com inteligência de dados é potencializado por um amplo portfólio de soluções, desenvolvido para gerar impacto ao longo da jornada financeira do usuário. São quatro os principais formatos que buscam explorar os momentos de alta atenção do consumidor: Banners Display, ao longo da jornada; Banner Vídeo; gestão de relacionamento com o cliente (CRM), como push notification e e-mail marketing; e diárias de alto impacto, como o Pix Day. Além desses, a plataforma passou a oferecer formatos no PicPay Shop, permitindo que as marcas aproveitem o contexto de compra dos usuários.