APRESENTA
Na era da economia da atenção, Pix vira canal de mídia
PicPay Ads combina momentos de atenção plena a um ecossistema de dados proprietários, conectando marcas aos consumidores em toda a jornada de compra
Em períodos decisivos para o varejo, como Black Friday e Natal, a disputa pela atenção do público obriga as marcas a buscarem formas eficazes de aumentar a eficiência de suas comunicações. Uma das estratégias mais consistentes para atingir esse objetivo é atuar em momentos de atenção plena — característica central do modelo de financial media, que enxerga as interações financeiras como espaços de foco.
A partir dessa premissa, o PicPay Ads, braço do PicPay que atua como veículo de mídia, transforma atividades cotidianas em pontos de contato qualificados. Por meio de dados de comportamento financeiro, a plataforma conecta marcas e consumidores com eficiênca em todas as etapas da jornada de compra, da construção de awareness à conversão.
Ambiente financeiro entrega maiores taxas de engajamento
A solução de mídia do PicPay apoia-se na escala de um ecossistema financeiro robusto: são 64 milhões de contas, volume equivalente a cerca de um terço da População Economicamente Ativa (PEA) do Brasil.
Ao transformar momentos em que o usuário faz um Pix, paga contas ou organiza as finanças em oportunidades de comunicação, o PicPay Ads oferece um inventário capaz de gerar engajamento acima dos padrões do mercado. Segundo dados do PicPay Ads, os anúncios na plataforma alcançam uma taxa de cliques (CTR) 70% superior à média da indústria de display, por meio de um ambiente de atenção plena que propicia a interação consciente do usuário com o anunciante.
“O PicPay Ads nasceu com a proposta de redefinir a forma como marcas se conectam aos consumidores, unindo dados de comportamento financeiro a momentos de 100% de atenção, algo raro no ambiente digital”, afirma Felipe Julião, executivo de Ads do PicPay. A receptividade do mercado tem sido expressiva desde o lançamento: “Temos observado uma adesão crescente de anunciantes de diferentes setores, que enxergam no nosso ecossistema uma oportunidade única de combinar escala, relevância e resultado sem abrir mão do brand safety”.

Com 41 milhões de usuários ativos, ecossistema do PicPay Ads aproxima marcas de consumidores em momentos de alta atenção
Da descoberta à conversão0
O case do Aniversário Latam Pass demonstra como o PicPay Ads alcança resultados acima da média do mercado. A estratégia ativou todas as etapas da jornada de compra e registrou uma taxa de conexão até 128% superior no site do anunciante, em comparação com outros canais. No período da campanha, o PicPay foi responsável por 36% das sessões do site de destino. Ao todo, a campanha alcançou 6,1 milhões de pessoas com afinidade por produtos de turismo, viagens e hotelaria, além de registrar 85% de visibilidade nos formatos utilizados.
“O case do Aniversário Latam Pass ilustra como transformamos momentos de foco total do usuário, como o ato de realizar um Pix, em mídia premium”, afirma Julião. “É essa combinação entre atenção plena e dados financeiros que impulsiona nossa performance”, explica.
A presença do PicPay Ads ao longo de toda a jornada do consumidor ganhou ainda mais força com a integração ao marketplace PicPay Shop. Essa expansão se mostrou especialmente relevante em períodos de alta competição, como a Black Friday. “A união desses elementos permite às marcas se destacar em momentos de decisão de compra, com mensagens aderentes e contextuais para nossos usuários, garantindo maior retorno sobre o investimento em publicidade”, explica Gustavo Resende, executivo de Shop e Ads do PicPay.
Inteligência apoiada em dados first-party
Por trás dos resultados do PicPay Ads está o uso de uma inteligência apoiada em dados first-party de consumo e comportamento financeiro. Esse conjunto de informações permite segmentações que vão além dos recortes demográficos, identificando intenção e propensão de compra em tempo real. Com isso, a plataforma entrega soluções personalizadas ao longo de toda a jornada, com formatos exclusivos e níveis de engajamento superiores.
Todo esse processamento ocorre em um ambiente que respeita a privacidade dos usuários, de forma agregada e anonimizada. As marcas operam com segurança, em um contexto de mídia responsável, sustentado por dados de alta qualidade, consentimento e transparência.
PicPay unifica financial media e retail media em uma única experiência
Com o PicPay Shop integrado, app passa a oferecer uma jornada contínua baseada em dados financeiros e transacionais que elevam eficiência e mensuração das campanhas
As ofertas do PicPay Ads passaram a abranger toda a jornada de compra, da descoberta à conversão, sem que o usuário precise deixar o aplicativo. Essa transformação foi viabilizada pela integração do núcleo de publicidade ao PicPay Shop, o que consolidou o PicPay como um marketplace de experiências unificadas, permitindo que os consumidores realizem todas as etapas de descoberta, decisão e compra em um mesmo ambiente.
A entrada no universo de retail media reforçou as ofertas aos anunciantes, ao combinar o conhecimento financeiro, já presente no ecossistema, com os dados transacionais do marketplace, ampliando a precisão das campanhas e a capacidade de mensuração. Segundo Gustavo Resende, executivo de Shop e Ads do PicPay, essa evolução possibilita que as marcas estejam presentes em momentos de consumo e decisão, com eficiência e segurança.
A nova arquitetura oferece às empresas caminhos que passam pela construção de marca, com formatos de grande impacto como o vídeo na home e o Pix Day (diária exclusiva na jornada do Pix); pela etapa de consideração, apoiada em segmentações avançadas baseadas em dados financeiros e hábitos de consumo; e chegam à conversão, impulsionada por ativações de produto e marca patrocinados dentro do marketplace, na home, páginas de busca e listas de produtos do PicPay Shop.