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Na era da economia da atenção, Pix vira canal de mídia

PicPay Ads combina momentos de atenção plena a um ecossistema de dados proprietários, conectando marcas aos consumidores em toda a jornada de compra

Em períodos decisivos para o varejo, como Black Friday e Natal, a disputa pela atenção do público obriga as marcas a buscarem formas eficazes de aumentar a eficiência de suas comunicações. Uma das estratégias mais consistentes para atingir esse objetivo é atuar em momentos de atenção plena — característica central do modelo de financial media, que enxerga as interações financeiras como espaços de foco.

A partir dessa premissa, o PicPay Ads, braço do PicPay que atua como veículo de mídia, transforma atividades cotidianas em pontos de contato qualificados. Por meio de dados de comportamento financeiro, a plataforma conecta marcas e consumidores com eficiênca em todas as etapas da jornada de compra, da construção de awareness à conversão.

Ambiente financeiro entrega maiores taxas de engajamento

A solução de mídia do PicPay apoia-se na escala de um ecossistema financeiro robusto: são 64 milhões de contas, volume equivalente a cerca de um terço da População Economicamente Ativa (PEA) do Brasil.

Ao transformar momentos em que o usuário faz um Pix, paga contas ou organiza as finanças em oportunidades de comunicação, o PicPay Ads oferece um inventário capaz de gerar engajamento acima dos padrões do mercado. Segundo dados do PicPay Ads, os anúncios na plataforma alcançam uma taxa de cliques (CTR) 70% superior à média da indústria de display, por meio de um ambiente de atenção plena que propicia a interação consciente do usuário com o anunciante.

“O PicPay Ads nasceu com a proposta de redefinir a forma como marcas se conectam aos consumidores, unindo dados de comportamento financeiro a momentos de 100% de atenção, algo raro no ambiente digital”, afirma Felipe Julião, executivo de Ads do PicPay. A receptividade do mercado tem sido expressiva desde o lançamento: “Temos observado uma adesão crescente de anunciantes de diferentes setores, que enxergam no nosso ecossistema uma oportunidade única de combinar escala, relevância e resultado sem abrir mão do brand safety”.

Com 41 milhões de usuários ativos,ecossistema do PicPay Ads aproxima marcas de consumidores em momentos de alta atenção

Com 41 milhões de usuários ativos, ecossistema do PicPay Ads aproxima marcas de consumidores em momentos de alta atenção

Da descoberta à conversão0

O case do Aniversário Latam Pass demonstra como o PicPay Ads alcança resultados acima da média do mercado. A estratégia ativou todas as etapas da jornada de compra e registrou uma taxa de conexão até 128% superior no site do anunciante, em comparação com outros canais. No período da campanha, o PicPay foi responsável por 36% das sessões do site de destino. Ao todo, a campanha alcançou 6,1 milhões de pessoas com afinidade por produtos de turismo, viagens e hotelaria, além de registrar 85% de visibilidade nos formatos utilizados.

“O case do Aniversário Latam Pass ilustra como transformamos momentos de foco total do usuário, como o ato de realizar um Pix, em mídia premium”, afirma Julião. “É essa combinação entre atenção plena e dados financeiros que impulsiona nossa performance”, explica.

A presença do PicPay Ads ao longo de toda a jornada do consumidor ganhou ainda mais força com a integração ao marketplace PicPay Shop. Essa expansão se mostrou especialmente relevante em períodos de alta competição, como a Black Friday. “A união desses elementos permite às marcas se destacar em momentos de decisão de compra, com mensagens aderentes e contextuais para nossos usuários, garantindo maior retorno sobre o investimento em publicidade”, explica Gustavo Resende, executivo de Shop e Ads do PicPay.

Inteligência apoiada em dados first-party

Por trás dos resultados do PicPay Ads está o uso de uma inteligência apoiada em dados first-party de consumo e comportamento financeiro. Esse conjunto de informações permite segmentações que vão além dos recortes demográficos, identificando intenção e propensão de compra em tempo real. Com isso, a plataforma entrega soluções personalizadas ao longo de toda a jornada, com formatos exclusivos e níveis de engajamento superiores.

Todo esse processamento ocorre em um ambiente que respeita a privacidade dos usuários, de forma agregada e anonimizada. As marcas operam com segurança, em um contexto de mídia responsável, sustentado por dados de alta qualidade, consentimento e transparência.

PicPay unifica financial media e retail media em uma única experiência

Com o PicPay Shop integrado, app passa a oferecer uma jornada contínua baseada em dados financeiros e transacionais que elevam eficiência e mensuração das campanhas

As ofertas do PicPay Ads passaram a abranger toda a jornada de compra, da descoberta à conversão, sem que o usuário precise deixar o aplicativo. Essa transformação foi viabilizada pela integração do núcleo de publicidade ao PicPay Shop, o que consolidou o PicPay como um marketplace de experiências unificadas, permitindo que os consumidores realizem todas as etapas de descoberta, decisão e compra em um mesmo ambiente.

A entrada no universo de retail media reforçou as ofertas aos anunciantes, ao combinar o conhecimento financeiro, já presente no ecossistema, com os dados transacionais do marketplace, ampliando a precisão das campanhas e a capacidade de mensuração. Segundo Gustavo Resende, executivo de Shop e Ads do PicPay, essa evolução possibilita que as marcas estejam presentes em momentos de consumo e decisão, com eficiência e segurança.

A nova arquitetura oferece às empresas caminhos que passam pela construção de marca, com formatos de grande impacto como o vídeo na home e o Pix Day (diária exclusiva na jornada do Pix); pela etapa de consideração, apoiada em segmentações avançadas baseadas em dados financeiros e hábitos de consumo; e chegam à conversão, impulsionada por ativações de produto e marca patrocinados dentro do marketplace, na home, páginas de busca e listas de produtos do PicPay Shop.