Na rota da inovação em DOOH

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Na rota da inovação em DOOH

A partir de telas digitais distribuídas em terminais de transporte urbano, RZK Digital atrai anunciantes ao integrar inteligência de dados e recursos de interatividade


25 de outubro de 2022 - 0h00

Em meio ao grande volume de informações a que os consumidores estão expostos e a crescente diversificação de plataformas disponíveis para o consumo de conteúdo, atrair a atenção do público-alvo tornou-se um desafio para as marcas. O uso de inteligência de dados e tecnologias para impactar as pessoas no momento certo é, mais do que nunca, fundamental para os anunciantes atingirem objetivos de performance.

Para lançamento de cerveja, Eisenbahn explorou mídia programática da RZK Digital

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De ações globais a ativações nos terminais
A diversificação das campanhas foi destaque entre as ações realizadas pela RZK Digital, desde a chegada da empresa ao mercado, no fim do ano passado. De anúncios atualizados em tempo real para a divulgação de várias promoções em um mesmo dia à distribuição de alimentos para chamar a atenção do público em relação à ação divulgada nos painéis digitais, o inventário da empresa esteve presente nas estratégias de grandes marcas:

Sony Pictures
A ação foi uma demanda da distribuidora Europa Filmes para divulgar o filme “Trem Bala”, estrelado por Brad Pitt. A estratégia exigiu uma divulgação ágil e impactante. A iniciativa mostrou que a empresa pode atender a demandas globais para qualquer tipo de segmento e ação.

Eisenbahn
Para o lançamento da cerveja Eisenbahn Não Filtrada com a embalagem invertida, a Heineken — detentora da marca — utilizou a modalidade de compra programática da empresa de mídia digital.

Pipoca da Ivete
A campanha veiculada nos painéis digitais pela TV Globo para divulgar o novo programa — Pipoca da Ivete — com a cantora baiana contou com distribuição de pipoca aos usuários dos terminais, em ação alusiva à atração. A estratégia mostrou a possiblidade de realizar ações diversificadas junto à mídia digital.

McDonald’s
A rede de fast-food pôde explorar toda a sua capacidade criativa, ao veicular uma ação com múltiplos criativos em rodízio. As peças foram divulgadas de maneira sincronizada, onde a cada exibição havia o testemunhal de uma celebridade consumindo os produtos da empresa.

Burger King
A ação destacou-se pela exibição alternada de várias ofertas em tempo real nas peças publicitárias. Foram expostas séries de peças criativas com diferentes ofertas de produtos e preços, no mesmo local, ao longo de um único dia.

Banco do Brasil
Focada no público universitário, a campanha foi cobrada em CPM (custo por mil) de acordo com o público escolhido pelo cliente. Essa estratégia foi possível pela inovação da RZK Digital em atribuir dados incrementais e certeiros às ações, atendendo assim a diferentes briefings.

Inovação na mídia exterior
Com a inovação como um dos propulsores da mídia exterior, em 2021, o setor movimentou R$ 1,69 bilhão no mercado brasileiro — 8,6% do valor investido em publicidade —, segundo pesquisa do Cenp-Meios, realizada com 298 agências de publicidade do País.

A mídia digital out-of-home (DOOH), que cresce a partir da modernização de telas, painéis e mobiliário urbano pela maior atratividade junto ao público, vem conquistando destaque na estratégia de marcas que almejam conexões diárias com seus consumidores.

A RZK Digital chegou ao mercado no fim de 2021, com uma rede de 200 painéis de LED, distribuídos em terminais de transporte urbano de alto fluxo da Grande São Paulo. Com  um inventário 100% digital, inteligência de dados e recursos de interatividade, a companhia atingiu a marca de um bilhão de impactos mensais com apenas dez meses de atuação.

O fundador e CEO da RZK Digital, Eduardo Mantegazza, explica que a tecnologia implementada pela empresa ocorre em duas frentes. Na primeira, a inovação permeia a forma como os dados do público são coletados, tratados e qualificados em tempo real. Na segunda, impacta o modo como essas informações são disponibilizadas e conectadas à internet, também em tempo real, para que isso norteie a gestão do conteúdo divulgado nos painéis da companhia. “Essa arquitetura permite desenvolver estratégias para a oferta de mensagens direcionadas, de acordo com as ferramentas de geolocalização ou a partir de parâmetros específicos de segmentação, assim como acontece já na mídia direcionada para a internet”, explica.

Outro diferencial das telas está na instalação dos equipamentos nas plataformas de ônibus. Segundo Paulo Queiroz, sócio e head de operações da RZK Digital, 97% das telas de LED estão alinhadas com o campo de visão dos usuários. Além disso, os sensores e a observação direta comprovam que o índice de impacto é de 100% para as campanhas veiculadas. “É uma experiência de marca única. O modelo facilita o impacto e a metrificação de audiência, com um visual muito mais atraente para as pessoas”, afirma.

Impacto no momento certo
Diante dos desafios de atrair a atenção das pessoas ao longo da jornada do dia, a RZK Digital alinha-se às tendências do mercado, ao se adequar à era programática de mídia. As telas de DOOH da empresa estão integradas aos canais online e multiplataforma, o que simplifica o planejamento, execução e aferição das campanhas aos clientes.

RZK Digital orquestrou comunicação para série Os Anéis do Poder, da Amazon Prime Video

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Entre os benefícios que a automatização da compra de anúncios gerou ao mercado, estão: maior precisão e controle da entrega de mídia aos anunciantes, maior eficiência em relação aos investimentos realizados e exposição das peças publicitárias de maneira contextualizada e hiper localizada.

Não é à toa que a mídia programática cresceu rapidamente em todo o mundo, e já movimenta mais que os US$ 150 bilhões registrados no ano passado, segundo relatório da Statista. Ainda de acordo com empresa de dados de mercado, do total de verba destinada para publicidade digital no mercado brasileiro, a compra automatizada de mídia aumentou a participação, que era de 43%, em 2017, com projeção de chegar a 83%, em 2023.

“Se antes os veículos da mídia exterior competiam entre si pela fatia de mercado do segmento, agora competem de maneira comparável com outras plataformas digitais. Essa possibilidade de expansão significativa do setor depende de transparência e privacidade nos dados.  É nesses diferenciais que temos apostado”, explica Yuri Berezovoy, head de adtech da RZK Digital.

A utilização dos softwares de segmentação de mídia da empresa está em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A gestão das informações é realizada por cientistas especializados em mídia digital, com liderança do time de operações e adtech. Usados de maneira anônima, os dados do público são capturados de múltiplas fontes, que vão de aparelhos focados em IoT (internet das coisas) a pesquisas de estado e município. Tudo em tempo real para os anunciantes direcionarem os anúncios para a pessoa certa, no momento certo e dentro do melhor contexto.

“A estrutura de dados e softwares permite oferecer mídia programática via Real Time Biding ou Deal Garantido. A RZK Digital possui um módulo SSP (sell side plataform), que  transaciona mídia com as maiores DSPs (demand side plataform) do mundo”, explica o sócio e head de operações da companhia.

Audiência em tempo real é a base da programática
Sistema Full Metrics maximiza retorno financeiro de campanhas a fim de aproximar marcas do público-alvo

O trabalho da RZK Digital com mídia programática é possível não somente pela sua estrutura de tecnologia de dados, mas também pela oferta de um sistema de métrica de audiência multiplataforma que gera informações em tempo real aos clientes: o Full Metrics.

Tecnologia em prol de resultados
A ferramenta auxilia no planejamento e atribuição de campanhas publicitárias em digital out-of-home, ao oferecer números de audiência aferidos ao vivo, como alcance, frequência, volume de impactos, perfil socioeconômico e demográfico do público, além de custo por mil (CPM) e custo por full view (CPCV). O sistema Full Metrics, da RZK Digital, conta com sensores de internet das coisas (IoT), responsáveis por medir a evolução das ações das marcas junto aos consumidores.

Atrelado à uma política de dados e algoritmos abertos, os anunciantes podem interagir no DOOH com ferramentas de performance antes restritas ao universo online. Dessa forma, segundo Yuri Berezovoy, head de adtech da RZK Digital, é possível “investir em campanhas que aproximam as marcas das jornadas diárias do público e maximizam o retorno financeiro”. Os anunciantes passaram a ter métricas com granularidade e fidelidade à disposição.

O sistema integra o ecossistema de ferramentas inteligentes e de profissionais especializados da plataforma adtech da RZK Digital.

A operação do Full Metrics apoia os clientes do planejamento, execução e aferição das campanhas até a gestão e monitoramento da tecnologia.

O head de adtech da RZK Digital destaca que “a plataforma busca disponibilizar a rede 100% digital e conectada da empresa em canais multiplataforma, enquanto alinha-se aos pilares fundamentais de inovação, flexibilidade, transparência e privacidade”.

Tecnologia em prol de resultados
De acordo com o profissional, a arquitetura da ferramenta foi desenvolvida internamente. O Full Metrics consiste em uma unificação de sistemas de mercado. O objetivo é viabilizar os diversos aspectos comerciais e operacionais da empresa. “O elemento humano, da elevada qualificação dessas equipes ao seu engajamento e motivação, é o principal aspecto de sucesso na condução diária dessa adtech”, completa Yuri Berezovoy.

Por um trajeto ampliado
A RZK Digital conquistou, em menos de um ano, mais de 80 clientes. Entre eles, anunciantes do porte de Santander, Burger King, McDonald’s, Spotify, Banco do Brasil, Google e Amazon Prime Video.

Veiculação de ação do Burger King contou com múltiplos criativos em rodízio

Veiculação de ação do Burger King contou com múltiplos criativos em rodízio

A empresa também realiza parcerias com as melhores agências de publicidade do País, o que a levou a atuar junto a segmentos diversos, como financeiro, alimentício, varejo e streaming. “É importante considerar que temos um altíssimo índice de recorrência. Nossos anunciantes, em sua grande maioria, utilizam as telas para reforçar a sua comunicação com beleza e impacto garantidos”, diz André Almeida, head comercial da RZK Digital.

Ao iniciar sua atuação em novembro do ano passado, a RZK Digital detinha 200 painéis distribuídos por 13 terminais de ônibus na Grande São Paulo. Agora, a projeção para 2023 é ter uma rede 100% digital e conectada, envolvendo 716 equipamentos — 662 painéis, em 41 terminais da região metropolitana de São Paulo; e 54, em sete dos 26 terminais de ônibus de Recife, cidade onde a empresa passará a atuar.

Com essa expansão, o total de impactos mensais da rede da companhia passará de um bilhão para quatro bilhões. “Temos como missão criar um enorme avanço na mídia DOOH, ampliando seu valor e acuracidade. Esse é apenas o começo”, aponta Queiroz.

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