Tail Shoppers: dados de sell out a serviço do marketing de performance

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Tail Shoppers: dados de sell out a serviço do marketing de performance

Plataforma de inteligência de dados traz insights inéditos sobre o perfil dos consumidores, junto com acionamento em mídia digital


15 de setembro de 2022 - 0h00

Em uma economia digital, ter soluções que auxiliem as marcas em suas estratégias com inteligência de dados se tornou mandatório no mercado de comunicação e marketing. Para superar os desafios em relação aos novos hábitos de consumo — maior convergência entre os ambientes físico e digital e ampla demanda por experiências de compra e entregas personalizadas —, é fundamental que as ações impactem as pessoas no momento certo e com os seus produtos de desejo. Para tanto, é preciso ter uma base de dados robusta, que consiga segmentar a audiência para atingir um consumidor que está mais conectado e que necessita ser impactado em diferentes pontos de contato.

Segundo o relatório Next in Personalization 2021, divulgado no fim do ano passado pela McKinsey & Company, 71% dos consumidores esperam que as empresas entreguem interações personalizadas e 67% disseram se frustrar quando isso não acontece. Destaca-se, entretanto, o dado de que 76% dos entrevistados apontaram que receber uma comunicação personalizada foi fator decisivo para considerar a compra de uma marca.

Na criação de campanhas de impacto
Atenta ao comportamento dos consumidores, a Tail, especializada em inteligência de dados voltada ao marketing digital, lança a ferramenta Tail Shoppers, que une o poder dos dados de sell out — os dados de compras realizadas no varejo e que toda empresa deseja acessar — à capacidade de levar os insights obtidos diretamente para a mídia digital, a fim de viabilizar ações extremamente segmentadas e instantâneas aos anunciantes. O objetivo é a criação de campanhas que impactem as pessoas com produtos e serviços de interesse. Após cerca de um ano de desenvolvimento, a nova solução abrange o monitoramento de mais de 34 milhões de consumidores, a partir da coleta de dados de uma rede de 35 mil lojas físicas distribuídas pelo Brasil. São cerca de 11 bilhões de produtos transacionados analisados pela Tail Shoppers.

A Tail Shoppers abrange o monitoramento de mais de 34 milhões de consumidores e uma rede de 35 mil estabelecimentos (crédito: Shutterstock)

A Tail Shoppers abrange o monitoramento de mais de 34 milhões de consumidores e uma rede de 35 mil estabelecimentos (crédito: Shutterstock)

“É uma fatia substancial da população por todo o País, com dados que abrangem seus hábitos em relação à marca e aos seus concorrentes”, afirma Cristiano Nobrega, cofundador e CEO da Tail, que foi adquirida pela TOTVS no fim de 2020. “É uma solução totalmente disruptiva de tudo aquilo que está disponível no mercado, pois, automaticamente, ela é capaz de viabilizar insights que possam encontrar os perfis dos consumidores nas principais plataformas digitais”, diz o executivo, ressaltando que a aplicação da ferramenta ocorre sempre em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Paulo Planet, CRO da Tail: “A Tail Shoppers está em uma linha de inovação muito forte voltada à retail media”

Cristiano Nobrega, cofundador e CEO da Tail: aplicação de solução totalmente disruptiva

Ferramenta antecipa-se às mudanças do mercado de dados

A expertise obtida em dez anos de atuação com a inteligência de big data voltada ao marketing digital possibilitou à Tail o desenvolvimento de ferramentas que se adequam a um mercado em constante transformação.

O Tail ID, um identificador anônimo da própria companhia, permite a oferta da Tail Shoppers, independentemente das mudanças que ocorram em relação ao uso de cookies online, ou seja, com o fim ao suporte aos cookies de terceiros pelo Google, a Tail Shoppers não sofre impactos por atuar a partir de um identificador anônimo criado pela própria companhia.

Essa inovação também permite à Tail ter uma atuação que absorva melhor os novos hábitos de consumo das pessoas dentro da plataforma, já que os ambientes físico e digital estão cada vez mais integrados dentro da jornada de compra dos consumidores. “O desafio de conectar dados online e off-line é enorme. Inclusive é uma sinergia que temos criado junto com a própria TOTVS”, diz o executivo.

Por estar baseada em um identificador próprio, ao ativar os perfis a serem impactados na ação, a Tail Shoppers atua sem o uso de cookies, tecnologia muito utilizada pelos anunciantes para segmentar anúncios online, mas que está prevista para ser descontinuada dentro do Chrome até 2024, segundo nova previsão divulgada pelo Google.

“Além de se antecipar ao fim dos cookies, nossa plataforma utiliza dados que estavam esquecidos e relegados no mercado. Conseguimos fazer essas informações se tornarem útil e construir valor sobre esse universo de transações mensais”, reforça o CEO da Tail.

Expertise embarcada
A nova solução é originário da Tail CDP (Customer Data Platform) e materializa a capacidade e conhecimento que a Tail acumulou ao longo dos dez anos de atuação focada em inteligência de dados. O grande diferencial em relação a institutos de pesquisa e outras empresas — que fazem levantamentos qualitativos e quantitativos envolvendo categorias de produtos e perfis de consumidores — é que a nova solução consegue sincronizar informações de três diferentes fontes: compras, sociodemográfico e comportamento digital.

“A Tail Shoppers está em uma linha de inovação muito forte voltada à retail media. E essa capacidade de sincronizar esses três tipos de dados em uma única plataforma torna o nosso produto único no mercado”, comenta Paulo Planet, cofundador e CRO da Tail. A ferramenta pode atender diferentes áreas de uma empresa, como marketing, mídia, inteligência de mercado, inovação e produtos. “Esse é um movimento que vem ocorrendo dentro das corporações, e a Tail Shoppers auxilia nessa integração a partir dos dados”, explica.

Cristiano Nobrega, cofundador e CEO da Tail: a aplicação da Tail Shoppers ocorre em conformidade com a LGPD

Paulo Planet, cofundador e CRO da Tail: “A Tail Shoppers está em uma linha de inovação muito forte voltada à retail media”

Tendo inicialmente como foco varejistas e fabricantes de bens de consumo, a ferramenta entrega aos clientes três tipos de informações: dados do consumidor, que vão desde gênero, faixa etária e renda à frequência de compra, ticket médio e tipos de estabelecimentos e produtos de preferência; audiência, que é a capacidade de segmentar os compradores por marca, concorrente ou compradores de categorias que levam à compra de um determinado produto; e mensuração, que é a análise das entregas anteriores com dados sobre a performance da marca em determinado período.

“No seu uso mais avançado, essa solução é capaz de multiplicar por até dez vezes o engajamento de uma campanha online. É um resultado muito grande em relação à capacidade de retorno sob investimento com uma plataforma como essa”, diz o CEO da Tail. “São dados muito únicos, topo de funil, de prospecção, que quando sincronizados com uma base first-party cria uma capacidade de performance extraordinária”, completa.

Entenda mais sobre a ferramenta Tail Shoppers:

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