Jornada omnichannel em vídeo

Buscar

Brand Voice

APRESENTA

Jornada omnichannel em vídeo

Yahoo oferece plataforma DSP que inclui TV conectada e uma abrangência de 99% do inventário digital do Brasil


28 de novembro de 2022 - 0h00

Em meio a um mundo mais conectado e diante do amplo leque de plataformas digitais à disposição dos usuários, o consumo de vídeos mudou. Segundo dados da eMarketer, a TV conectada (CTV) já atrai mais de 49,5 milhões de usuários — 25% dos 198 milhões de telespectadores de televisão no Brasil. E 91,4 milhões de pessoas utilizam o celular para assistir ao conteúdo audiovisual.

TV conectada já atrai mais de 49,5 milhões de usuários no Brasil, de acordo com a eMarketer

TV conectada já atrai mais de 49,5 milhões de usuários no Brasil, de acordo com a eMarketer

Junto com a evolução do mercado de vídeos, os formatos streaming e on demand passaram a impor mais desafios às marcas, que buscam como estratégia ampliar os pontos de contato junto ao target, na hora de planejar uma campanha.

Para facilitar o planejamento das ações para o mercado anunciante e impactar o público-alvo em diferentes dispositivos com ações otimizadas, o Yahoo possui uma plataforma demand side plataform (DSP), que abrange 99% do inventário digital disponível no País e contempla formatos de anúncios como áudio, digital out-of-home (DOOH), games e CTV.

TV conectada: formato em destaque
Dentre as ofertas do Yahoo, o destaque é a TV conectada, um formato premium e que está em franca expansão no mercado brasileiro. Segundo dados da pesquisa “Human Advertising Insights”, realizada pela própria multinacional, 63% dos entrevistados assistiram a algum conteúdo via streaming nos últimos seis meses — desse número, 50% o fizeram por meio de uma CTV.

“Ao ter uma DSP totalmente omnichannel, permitimos que a marca se comunique com o consumidor por meio de diversos pontos de contato. Nesse sentido, vemos formatos crescendo muito, pois acompanham a jornada de consumo de conteúdo do consumidor de maneira pouco intrusiva e mais fluida”, afirma Renata de Andrade, diretora de global strategy do Yahoo. “Ter uma TV conectada é uma funcionalidade necessária e as marcas estão ligadas nisso”, completa.

Conectando marcas aos consumidores
A alta capilaridade da plataforma do Yahoo nos meios digitais conecta as marcas aos novos hábitos dos consumidores. De acordo com o levantamento da companhia, as pessoas passam, por dia, em média, 9,5 horas conectadas à internet, seja para trabalho ou lazer. Além disso, possuem cerca de 60 aplicativos instalados em seus celulares — dez de uso cotidiano.

Esse comportamento online reflete nos novos hábitos de consumo: 63% das pessoas veem praticidade nas compras realizadas pela internet, com 68% destacando a conveniência de receber seus produtos em casa. Ainda segundo o estudo “Human Advertising Insights”, 61% prezam pela facilidade no acesso a produtos e serviços das plataformas digitais, e 63% consideram a comparação de preços uma vantagem do uso da internet para as compras online.

“As marcas estão entendendo o papel central do consumidor. Estar presente em toda a sua jornada garante a proximidade e conexão com o target, e a CTV é mais um ponto de contato fundamental para se comunicar com ele, principalmente se tratando de um meio que retém um alto índice de atenção”, explica Daniela Galego, head of sales do Yahoo no Brasil.

Resultados multiplataforma: os cases Visa e Meta
Dada a abrangência nos meios digitais, as ações realizadas com a plataforma DSP do Yahoo têm gerado altos índices de retorno aos anunciantes.

Um dos exemplos é a campanha realizada para Visa, cujo desafio foi dar suporte a ação de vídeo da marca no over-the-top (OTT) — serviço de entrega de conteúdo pela internet em formato de streaming e on demand. A comunicação contou com parceiros como Samsung TV Plus e Pluto TV, que foram acessados pelos usuários via diferentes dispositivos: CTV, mobile, desktop e connect devices. Como resultado, a taxa de visualização (VTR) passou de 92% de retenção.

“A possibilidade de assistir seu conteúdo favorito onde, quando e como quiser faz com que as métricas de mídia melhorem, porque a aceitação é muito maior do que em qualquer outra plataforma de vídeo”, aponta Daniela. Um diferencial, acrescenta, foi a segurança proporcionada pela TV conectada e OTT.

Outro case de sucesso foi realizado para a Meta. A estratégia da campanha “WhatsApp nas Eleições” foi elaborada para atingir o target em diferentes pontos de contato e em momentos distintos da jornada do consumidor, para que tanto a mudança de percepção do usuário quanto a mensagem da campanha fossem atingidas.

Dessa forma, aliando TV conectada com formatos como aplicativos, web e áudio, a ação gerou taxa de cliques (CTR) de 0,21%, com 77% de completion rate (11% acima do bechmark brasileiro) e 66 milhões de usuários impactados.

“A CTV, juntamente com os demais formatos e estratégias, reforçou ainda mais a mensagem, gerando visibilidade com garantia de presença em um ambiente seguro e premium”, destaca a head of sales do Yahoo no Brasil. A ação alcançou 78% de associação de mensagem e 94% de preferência de marca.

Mensuração em CTV: insights e efetividade como diferencial para as marcas

Mesmo sendo um segmento relativamente novo no mercado e ainda em desenvolvimento, as campanhas que abrangem TV conectada já contam com metodologias de mensuração que geram insights amplos sobre a audiência, o que é um importante diferencial para as estratégias de comunicação dos anunciantes. As métricas abrangem escala, viewability e brand safety, além de informações sobre a percepção e interação do público com a marca.

Na oferta ao mercado, os parâmetros de mensuração são definidos antes da campanha e todo o acompanhamento das métricas pode ser feito pela plataforma do Yahoo em tempo real. “Com relatórios unificados, é mais simples corrigir a rota de uma campanha que não saiu como esperado, ou incrementar e expandir a ação. Além disso, a mensuração para os canais e formatos traz insights poderosos que alimentam a estratégia das marcas”, afirma Renata de Andrade, diretora de global strategy do Yahoo.

Além disso, as entregas do Yahoo aos clientes são reforçadas com pesquisa de brand effectiveness voltadaao inventário de CTV em iniciativa realizada em parceria com a Nielsen, uma das líderes globais em análises de mercado. Dessa forma, é possível mensurar resultados de marca e mensagem ou outra variável que esteja diretamente a um indicador-chave de desempenho de interesse do anunciante, como awareness, consideração do público em relação à marca ou produto, e até mesmo métricas de final do funil.

“Através dos resultados, é possível ter inúmeros insights relacionados a necessidades da marca e negócio atrelados a uma estratégia omnichannel completa”, diz Renata.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Junto à audiência, por toda a jornada

    Junto à audiência, por toda a jornada

    Yahoo apresenta plataforma que abrange 100% do inventário programático no segmento de DOOH do Brasil

  • Para uma nova era de conteúdo e performance

    Para uma nova era de conteúdo e performance

    Yahoo retoma protagonismo ao oferecer ambiente completo de soluções escaláveis, com alto nível de customização