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Conheça os finalistas do YouTube Works 2022

Premiação divulga os concorrentes das cinco categorias, que também disputam o Grand Play, principal troféu a ser entregue dentre os cases vencedores


13 de setembro de 2022 - 0h00

O YouTube Works, criado para celebrar a criatividade como motor fundamental do relacionamento bem-sucedido entre marcas e o público massivo da plataforma, bem como inspirar a indústria da comunicação, entra em fase decisiva. A plataforma de vídeos e a Kantar, parceira na realização do evento, anunciaram os finalistas (confira no box abaixo): são nove campanhas que disputam em cinco categorias regulares.

Todas concorrem também ao Grand Play, o GP, prêmio mais cobiçado do evento e que será concedido à campanha que melhor demonstrar resultados brilhantes, arco narrativo e eficácia.

A Johnson & Johnson lidera em número de indicações, com uma campanha que une duas marcas de absorventes íntimos da companhia: Carefree e Sempre Livre. Criada pelas agências Wunderman Thompson, J3, Spark, Fleischman e Rpretas, o objetivo da comunicação é jogar luz sobre um problema que atinge 11 milhões de pessoas no Brasil: a pobreza menstrual. A campanha disputa nas categorias Business Impact, Social Impact, The Unskippable e Meeting the Moment — quatro das cinco possíveis.

YouTube Works celebra cases criativos que construíram relações genuínas entre as marcas e o público da plataforma

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Três marcas estão empatadas em segundo lugar no maior número de indicações, com duas nomeações cada: Chevrolet, que, junto com as agências Commonwealth, WMcCann e Isobar, divulgou o lançamento da picape S10 Z71, em um clipe feito em parceria com o cantor Zé Felipe; Febraban, que fez uma paródia da música “Pare”, da dupla Zezé di Camargo e Luciano, em uma campanha criada pela ID\TBWA, buscando ampliar a conscientização contra golpes bancários; e Nescafé, que divulgou a campanha Respeito ao Tempo, com um vídeo que celebra o ritual de fazer um café para si mesmo – a campanha foi criada pela agência DPZ.

Ainda disputam o prêmio Amazon, Estácio, Oreo e Honda, cada uma das marcas em uma categoria.

“Os cases finalistas souberam usar a criatividade para unir três fatores que formam a beleza do YouTube: a escala gigantesca da primeira plataforma de vídeo consumida pelos brasileiros; a consequente diversidade de conteúdo e usos que as pessoas fazem da plataforma; e toda a complexidade que vem da união desses dois fatores”, afirma José Lucas de Paula, head of creative works do YouTube Brasil.

Os ganhadores de cada categoria serão divulgados no dia 21 de setembro.

Em 21 de setembro, os ganhadores do YouTube Works serão divulgados: são nove campanhas que disputam em cinco categorias regulares

As mudanças nas categorias
A edição de 2022 do YouTube Works inaugura uma mudança importante na segmentação do prêmio. Das cinco categorias do ano passado, apenas o Best Work With Creators e o Grand Play se mantiveram inalteradas. A categoria Business Impact é fruto da fusão do que antes eram três grupos diferentes: Data Driven, Strategy for Action e Brand Building. Já Visibility and Inclusion tornou-se Social Impact, com o objetivo de atingir todo o grupo de políticas ESG (ambiental, social e governança, na sigla em inglês).

Além disso, a premiação inclui duas novas categorias: The Unskippable e Meeting the Moment, que têm como objetivo em comum valorizar o trabalho criativo na plataforma e o uso contextual das ferramentas de uma campanha, ao enfrentar os desafios impostos à população no último ano.

Juntas, essas categorias reconhecerão as marcas que fazem o melhor uso criativo do YouTube e, ao mesmo tempo, constroem uma estratégia capaz de atingir resultados de negócio expressivos. “Os cases finalistas são mais ambiciosos para testar e experimentar o YouTube como lugar de liberdade criativa, usando insights desses comportamentos dos viewers. E essa experimentação gera resultados de negócio acima da média”, diz José Lucas.

A edição de 2022 marca também a estreia do cargo de presidente do júri, exercido por Felipe Simi, CEO e CCO da Soko.

Finalistas do YouTube Works 2022

Best Work With Creators
Estácio (Grupo Yduqs) – Expedição ENEM
Com a Artplan, a Estácio criou e divulgou uma versão do jogo Fortnite, na qual era possível estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio, principal porta para a universidade pública no Brasil e um dos critérios para a entrega de bolsas universitárias no Grupo Yduqs. Campanha contou com a participação de diversos influenciadores do universo dos games e de preparadores para a prova.
amazon.com.br – Casa Black Friday
A amazon.com.br promoveu, em parceria com o YouTube, um reality show para a divulgação de grandes promoções durante a Black Friday de 2021. A ação contou com a participação dos criadores Gabie Fernandes, Jean Luca, Luba TV, Rao TV, Thalita Meneghim e Thelma Assis. A agência Rufus foi responsável pela concepção criativa da campanha.
Chevrolet – A Picape Feita para Toda Aventura
A Chevrolet promoveu um concurso para achar um parceiro para o cantor sertanejo Zé Felipe. A ação mobilizou toda a base de fãs do artista e, no fim, o parceiro ideal para Zé foi a nova versão da picape S10, chamada de Z71.

Business Impact
Johnson & Johnson – #DeixaFluir
A J&J uniu duas marcas do portfólio de absorventes íntimos (Carefree e Sempre Livre) para ampliar a conscientização sobre a pobreza menstrual — problema que atinge 11 milhões de mulheres cis ou homens transsexuais no Brasil. A campanha contou com a participação da cantora Bivolt e foi criada pelas agências Wunderman Thompson, J3, Spark, Fleischman e Rpretas.
Honda – The Bike Behind The Scenes
Campanha de lançamento da nova Honda Africa Twin. Com o objetivo de ganhar mercado na categoria Big Trail, a montadora fez uma parceria com o canal Discovery para mostrar o papel das motos da marca na gravação de uma série sobre o Pantanal.
Mondelez Brasil – Intervalo Oreo
A marca de biscoitos da Mondelez foi ao YouTube para divulgar uma série de receitas com Oreo. Foram 15 filmes base, com receitas que se relacionavam ao conteúdo assistido pelo usuário. A campanha permitiu, ainda, a compra de todos os ingredientes das receitas nos maiores aplicativos de entrega de maneira instantânea.
Chevrolet – A Picape Feita para Toda Aventura

Social Impact
Mercado Livre – Cultura da Ostentação
O Mercado Livre uniu-se aos artistas Djonga e Tássia Reis para amplificar o alcance da Feira Preta, maior evento de divulgação e comércio de empreendedores negros no Brasil. O conceito criativo da campanha criada pela GUT foi: para as pessoas pretas, nenhuma riqueza é maior que a cultura.
Johnson & Johnson – #DeixaFluir

Meeting the Moment
Johnson & Johnson – #DeixaFluir
Nescafé – Respeito ao Tempo
A marca de cafés da Nestlé promoveu uma campanha que pedia aos consumidores que eles respeitassem o próprio tempo. Com a trilha sonora de Paciência, do Lenine, o filme acompanhou uma consumidora em seu processo de fazer um café.
Febraban – Pare e Pense
A entidade que reúne os maiores bancos do País foi ao YouTube para promover uma campanha para conscientizar o público sobre os golpes mais comuns aplicados aos clientes de instituições financeiras. Com tom bem-humorado, a Febraban fez uma paródia da música “Pare”, da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano.

The Unskippable

Johnson & Johnson – #DeixaFluir
Nescafé – Respeito ao Tempo
Febraban – Pare e Pense

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