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YouTube Works abre as inscrições

Premiação, que reconhece genialidade criativa, eficiência e inovação na plataforma, chega a quarta edição


25 de abril de 2023 - 0h00

Neste 2023, o YouTube Works chega a sua quarta edição como uma das principais premiações que reconhecem a excelência na publicidade digital.

Para o prêmio, desenvolvido e administrado em parceria com a Kantar, a receita continua a mesma: a competição vai dar destaque à genialidade criativa das campanhas, eficiência dos investimentos e inovação de formatos, dentro da plataforma — responsável por fornecer acesso a conteúdo em vídeo em múltiplas telas, desde TVs Conectadas até celular ou computador.

Este ano será a segunda vez que os finalistas e mercado publicitário se juntam, presencialmente, para celebrar a premiação, que, por conta da pandemia, foi virtual em 2020 e 2021. O YouTube Works já começou a aceitar os cases. As agências e os anunciantes podem se inscrever, gratuitamente, no site da premiação, até o dia 15 de maio.

Ao reconhecer as melhores campanhas do ano, é possível fomentar o que será o padrão de excelência daqui para a frente — o que contribui, também, para o uso efetivo de toda a gama de formatos publicitários que o YouTube disponibiliza. Essa variedade de formatos é o que dá aos anunciantes a possibilidade de uma conexão efetiva com a audiência diversificada, onde cada pessoa tem um padrão de consumo de conteúdo próprio.

Em 2022, a campanha mais premiada foi a “#DeixaFluir”, de Sempre Livre e Carefree: levou duas categorias e o GP

Em 2022, a campanha mais premiada foi a “#DeixaFluir”, de Sempre Livre e Carefree: levou duas categorias e o GP

YouTube Works: inspiração e insights
O principal objetivo do prêmio é fomentar a criatividade e inovação para a indústria publicitária. Para isso, um grupo de líderes do mercado publicitário, gestores de marcas e especialistas em influência compõem o júri.

Entre os jurados está a diretora de produtos e soluções de YouTube, Flávia Verginelli. A executiva destaca o papel da plataforma como responsável por acompanhar os consumidores em todas as telas, do smartphone à smartTV.

“O YouTube é uma uma vitrine de milhões de histórias: são milhões de brasileiros que contam e fazem novas histórias; na música, no game, no futebol, na educação; um mundo novo para explorar todos dias. Queremos dar visibilidade para as marcas que estão contando suas histórias explorando a criatividade, inovação e multiplicando seus negócios através da plataforma”, afirma Verginelli.

Categorias e vencedores de 2022
A premiação é dividida em cinco categorias regulares e o Grand Play (GP), principal reconhecimento do evento. São elegíveis todas as campanhas veiculadas no YouTube durante 2022.

Na edição passada, que contou com as mesmas categorias de 2023, os vencedores foram anunciados no palco do Brandcast, o maior evento da plataforma voltado à indústria da publicidade. A campanha mais premiada foi a “#DeixaFluir”, de Sempre Livre e Carefree. Com a comunicação, a divisão de higiene íntima feminina da Johnson & Johnson levou duas categorias e o GP. O objetivo do filme foi jogar luz sobre o tema da pobreza menstrual e como essa realidade afeta homens transsexuais e mulheres no Brasil. No YouTube, contou com um videoclipe protagonizado pela cantora Bivolt.

Na edição de 2022, a campanha “Respeito ao Tempo”, de Nescafé, também ganhou destaque. A marca conquistou duas categorias, a The Unskippable e a Meeting the Moment. Ao som da canção Paciência, do cantor Lenine, o filme propôs aos espectadores que eles aproveitassem o ritual de fazer café como um momento de paz.

Categorias e ganhadores do YouTube Works 2022

Best work with creators – Deu Match
Leva em consideração o melhor uso de creator para atingir os objetivos da campanha. É avaliado como a marca usou da essência do criador para contar uma história ou como teve um papel de dupla com o anunciante e agência para pensar a ideia.

Vencedor de 2022: Expedição Enem – Estácio + Artplan

The UnskippableNão deu pra “skipar”
Premia a introdução de cinco segundos mais convincente, que envolveu o público a ponto de desejarem continuar vendo o anúncio ao invés de dar skip. Destaque para criações que envolvam novos formatos, como Connected TVs.

Vencedor de 2022: Respeito ao Tempo – Nescafé + DPZ

Meeting the Moment Do limão, uma limonada
Uma nova tendência de conteúdo, um novo comportamento dos usuários do YouTube, uma nova demanda da sociedade. Marcas que foram espertas e ágeis para reagir a um contexto cultural e identificar uma oportunidade de conexão e autenticidade com o público na plataforma são as levadas em conta nessa categoria.

Vencedor de 2022: Respeito ao Tempo – Nescafé + DPZ

Business Impact#Impactou
É avaliado o melhor uso da plataforma e suas ferramentas para resultado de negócio – seja por meio de construção da marca ou vendas.

Vencedor de 2022: Sempre Livre e Carefree #DeixaFluir – Johnson & Johnson + Wunderman Thompson, J3, Spark, Fleischman e Rpretas

Social ImpactMerece replay
A categoria considera campanhas que apoiaram uma causa e geraram resultados. Por impacto social, entende-se: diversidade, inclusão e impacto ambiental.

Vencedor de 2022: Sempre Livre e Carefree #DeixaFluir – Johnson & Johnson + Wunderman Thompson, J3, Spark, Fleischman e Rpretas

Grand Play – Indispensável
Celebra a campanha que melhor demonstra eficácia, criatividade, inovação e uso de dados nos resultados de negócios. O Grand Prix é o prêmio principal do YouTube Works, concedido a uma campanha que se destaca de várias maneiras.

Vencedor de 2022: Sempre Livre e Carefree #DeixaFluir – Johnson & Johnson + Wunderman Thompson, J3, Spark, Fleischman e Pretas

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