Amazon Brasil resgata música banida nos anos 40 em nova campanha pelo futebol feminino
84 anos depois de ser proibida, ”Futebol Feminino” é regravada por 11 jogadoras em ação que apoia as mulheres no esporte e tem Fernanda Gentil como rosto da iniciativa
São Paulo, 9 de junho de 2025 – Patrocinadora oficial do Campeonato Paulista e do Brasileirão Feminino, a Amazon Brasil resgatou a música Futebol Feminino, que havia sido banida em 1941, por meio de um decreto que proibiu a modalidade no país. A canção ganhou nova vida nas vozes do squad de 11 atletas brasileiras, protagonistas de uma série de ações da marca, que serão desenvolvidas ao longo do ano em prol do futebol feminino.
O projeto vai além dos patrocínios tradicionais, transformando a música em um manifesto cultural em favor da representatividade e da equidade no esporte. Fernanda Gentil, jornalista e apresentadora reconhecida por sua trajetória no jornalismo esportivo, apoia o projeto para enfatizar o propósito de ampliar a visibilidade feminina no esporte, conectar histórias e valorizar as jornadas de mulheres dentro e fora dos campos de futebol.
As atletas Amanda Gutierres, Byanca Brasil, Carol Gil, Gabi Zanotti, Glaucia Cristiano, Kaylaine Souza, Marzia Raposo, Mimi Souza, Tayla Carolina, Thaisinha Duarte e Vic Albuquerque protagonizam o projeto, incluindo o making-of da gravação da música. A regravação foi produzida pela Cabaret Studio e traz arranjos modernos, misturando identidade coletiva e a força de uma nova geração de jogadoras de futebol.
“A música que amarra nossa campanha não é apenas uma homenagem ao talento dessas atletas, mas também um marco que lembra tudo o que gerações de mulheres enfrentaram para transformar a participação feminina no futebol em uma realidade respeitada e admirada. A Amazon é fã e apoiadora do futebol feminino e quer ver cada vez mais mulheres como referência no esporte brasileiro”, afirma Lillian Dakessian, diretora de Marca e Comunicação da Amazon Brasil.
Criada pela AlmapBBDO e ancorada no conceito “Elas entregam a raça. A Amazon entrega todo o resto”, a campanha inclui a regravação da música pelas jogadoras, a produção de um making-of da gravação da música, um filme institucional, minidocumentários, debates, conteúdos nas redes sociais e uma presença ativa da marca ao longo do ano dentro do universo do futebol feminino.
“Mais do que uma campanha, temos aqui um resgate histórico. Reunir essas atletas para dar voz, literalmente, a uma música banida numa época em que as mulheres não podiam jogar futebol é uma forma poderosa de transformar comunicação em cultura. É um privilégio estar com a Amazon nessa iniciativa que celebra a força e o legado das mulheres também no esporte”, pontua Maysa Oliveira, head de Atendimento e Negócios da AlmapBBDO.
A Amazon Brasil anunciou em maio o patrocínio oficial ao Campeonato Paulista e ao Brasileirão Feminino como parte de uma iniciativa que tem o propósito de amplificar a presença das atletas em múltiplos canais e promover debates sobre temas como equidade, acesso, visibilidade e legado.
Assista ao making-of: https://www.youtube.com/watch?v=9nSjGi6j3dk
Trecho da canção regravada pelas atletas:
“Eu não gostava, mas fiquei gostando / De ver as mulheres no campo jogando
Elas correndo e a bola rolando / Sinceramente eu não poderia
Acreditar nunca naquilo que via / Com tanto chute e tanta correria…”
Veja o filme institucional: https://www.youtube.com/watch?v=VBlScJGyrV8
Para saber mais sobre o projeto de futebol feminino da Amazon, acompanhe as redes sociais da Amazon Brasil:
Instagram: @amazonbrasil
YouTube: @AmazonBrasil
Tiktok: @amazonbrasil
Ficha técnica
Agência: AlmapBBDO
Anunciante: Amazon Brasil
Título: Futebol feminino
Produto: Institucional
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Pernil
ECD: Pedro Corbett
Diretores de Criação: Mozar Gudin e Philippe Degen e
Criação: Alice Beyruth, Aline Fucs, Marina Wit e Pedro Afonso
Atendimento: Maysa Oliveira, Daniela Teixeira, Gabriela Medina, Janini Stefano, Kauan Mattos e Esther Frascari
Produção Audiovisual: Diego Villas Bôas, Charles Nobili e Viviane Guedes
CSO: João Gabriel Fernandes
Planejamento: Maju Strasburg, Renata Nappi, Marilia Ziotti e João Victor Queiroz
Estrategista de Conteúdo: Nayara Carvalho
CDMO: Rafaela Alves
Midia: Rodrigo Almeida, Allan Gomes, Paola Bastos, Tulio Santana, Uryel Garrido e Danilo Monticelli
Relações Públicas: Fernanda Lopes, Elisa Lira, Isabela Murakami e Giusti Comunicação.
Art Buyer: Tereza Setti, Stephanie Biekarck
Produção executiva: Notorious
Fotógrafo: Mauricio Nahas
Agente: Fernando Machado
Coordenadora de Produção: Nana Rodrigues
Revisão: Eliana Pavan
Aprovação do Cliente: Camila Nunes, Lillian Dakessian, Milena Braune, Michelly Vasconcellos e Maria Luiza Roselli
Filme Hero:
Produtora de imagem: Produtora de imagem: Signo Filmes
Direção: Liv Stacciarini
Fotografia: Nico Matteis
Diretor de Arte: Marina Ribeiro Ricardi
Atendimento: Rafaela Victor
Produção:Daniel Oliver
Coordenação de Produção: Marina Stacciarini
Pós-Produtora: Plural
Montador: Ana Vedovatto
Finalização: Fernanda Ricci
Color Grading: Acauan Pastore
Produtora de Som: Cabaret
Produção Musical: Leticia Medeiros
Compositor: André Henrique
Mixagem: Gab Scatolin
Finalização: Bruno Guanabara, Bruno Peras, Rafael Laurenti e Mauro Kushnir
Atendimento: Ingrid Lopes, Junior Freitas e Bárbara Russiano
Coordenação: Chandra Lima, Mavi Capelasso, Leonardo Vieira e Débora Mello
Making OF e Minidocs
Produtora de imagem: Compañia
Diretor: Clara Soria
Diretor de Fotografia: Analu Diniz
Assistente de Direção: Vitor Moreno
Produção Executiva: Maria João Calheiros / Marquinhos Monteiro
Diretor de Produção: Lourenço Almeida
Coordenação de Produção: Giba Rodrigues
Figurino: Gi Marcondes
Maquiagem: Juliana Vacaro
Pós-produção/ VFX: Equipe Compañia
Montador: Sergio Diniz
Color grading: Eduardo Coelho – Dudu
Finalizadora: Equipe Compañia
Motion Graphics: Michel Borges
Produtora de Som: Cabaret
Sobre a Amazon
A Amazon orienta-se por quatro princípios: obsessão pelo cliente, paixão por invenções, compromisso com excelência operacional e visão de longo prazo. A Amazon se empenha para ser a empresa mais centrada no cliente do mundo, a melhor empregadora do mundo, e o lugar mais seguro para se trabalhar no mundo. Avaliações de consumidores, compra com 1-Clique, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon (Logística da Amazon), Amazon Web Services (AWS), Kindle Direct Publishing, Kindle, Career Choice, Fire tablets, Fire TV, Amazon Echo, Alexa, tecnologia Just Walk Out, Amazon Studios e The Climate Pledge são algumas das ações pioneiras da Amazon. Para mais informações, acesse aboutamazon.com.br, entre em contato pelo e-mail imprensa@amazon.com ou fale com a JeffreyGroup – amazonbrasil@jeffreygroup.com.