BETC HAVAS

A BETC foi fundada em Paris em 1994 e segue sendo reconhecida como uma das agências mais criativas e premiadas do mundo. No Brasil, nasceu em 2014, dentro do Grupo Havas, e hoje é uma das maiores e mais modernas do mercado.

O Grupo Havas é um dos maiores grupos globais de comunicação. Fundado em 1835 e com sede em Paris, possui mais de 22 mil colaboradores em mais de 100 países, com operações que abrangem todas as disciplinas de comunicação e reforçam sua posição como o grupo mais integrado entre as grandes holdings.

A BETC HAVAS conta com mais de 500 colaboradores e está presente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 2022, inaugurou também na capital paulista, o BETC Havas Café – um Experience Office criado especialmente para potencializar a qualidade das conexões humanas, acrescentando mais sabor a elas por meio de iniciativas artísticas, inovação e criatividade.

A missão da agência é elevar marcas e negócios, tornando-os relevantes para os consumidores – independentemente da categoria, produto, serviço ou canal. A solução sempre vai além da publicidade tradicional, criando não apenas campanhas, mas ideias culturalmente relevantes e que permanecem na cabeça das pessoas.

BETC HAVAS e Eletromidia lançam campanha sobre luta feminina e levam “Cartazes da Resistência” às ruas da Av. Paulista

Publicado em 31/10/2025 (2 dias atrás)

Compartilhar

BETC HAVAS e Eletromidia lançam campanha sobre luta feminina e levam “Cartazes da Resistência” às ruas da Av. Paulista 

Campanha resgata mensagens históricas que atravessaram décadas e recria cartazes de protestos para inspirar as novas gerações 

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a BETC HAVAS, uma das maiores agências do país, une forças com a Eletromidia, líder em OOH (out-of-home) no Brasil, lançou o “Cartazes da Resistência”, uma campanha que levou às ruas de São Paulo registros visuais marcantes do movimento feminista. A ação esteve em exibição em pontos estratégicos da Avenida Paulista, palco histórico de manifestações, com três painéis próximos ao MASP e dois em ruas adjacentes. Além de visualizar as peças, quem passou pela região pôde retirar os cartazes diretamente do mobiliário urbano e levá-los para casa. A iniciativa com foco na resistência feminina resgata cartazes históricos para reforçar que a luta das mulheres por igualdade não começou hoje e ainda está longe de acabar. 

As peças foram criadas a partir de fotografias de Rosa Gauditano, uma das poucas fotógrafas mulheres nos anos 1980, que registrou manifestações feministas da época. As imagens captadas em protestos contra a violência de gênero ganharam novas versões de design, representando diferentes décadas. Entre elas, a passeata contra o assassinato de Eliane de Grammont por seu marido, o cantor Lindomar Castilho, em São Paulo, em 1981, e a manifestação do grupo SOS Mulher, na Praça da Sé, também em 1981. 

Além dessas, outros dois cartazes trazem mensagens que permanecem atuais, abordando a luta por igualdade salarial e mais direitos. Todos os cartazes foram reproduzidos em papel sintético 154gr, um material muito resistente ao tempo, à água e a bactérias e altamente durável. Afinal, se a luta feminina é de resistência, os cartazes também precisam ser. 

“Parece que precisamos estar sempre nas ruas, protestando pelas mesmas coisas. Mesmo com o passar dos anos, muitas das mensagens dos cartazes continuam as mesmas. Pensando nisso, criamos essa campanha com a Eletromidia. Seus OOHs estão sempre presentes nos espaços públicos, em lugares impossíveis de ignorar. Os novos cartazes, inspirados em cartazes de décadas passadas, foram impressos em um tipo de material muito mais resistente, pois a luta feminina é de eterna resistência. Além dos cartazes, resgatamos vozes do passado para inspirar o presente”, afirma Sophie Schönburg, VP de Criação da BETC HAVAS. 

A campanha também convida o público a conhecer todo o projeto em cartazesdaresistencia.com, onde mulheres compartilham suas experiências e reflexões sobre a luta pelos direitos femininos. Entre os depoimentos, estão falas da própria Rosa Gauditano e de Maria Clara Queiroz, educadora social do projeto Minas e Manos – Desconstruindo o Machismo, além da socióloga Jacqueline Pitanguy, ativista que liderou manifestações e contribuiu para a inclusão de direitos femininos na Constituição de 1988. Na plataforma, os visitantes podem explorar os cartazes e conhecer as histórias por trás das fotografias. E ainda saber onde pegar os cartazes resistentes nos pontos de OOH, estrategicamente posicionados ao redor da já tradicional manifestação do dia 8 de março, que ocorre todos os anos na Avenida Paulista. 

“Como parceiros estratégicos de marcas e agências, somos um canal para ampliar conexões e transformar trajetos em experiências. Nessa campanha em especial, reforçamos esse compromisso ao proporcionar novas formas de enxergar o mundo. Mais uma vez, ao lado da BETC HAVAS, consolidamos essa parceria para dar ainda mais força a mensagens que geram impacto e promovem reflexões importantes na sociedade”, afirma Marcelo Pacheco, Chief Sales Officer da Eletromidia.  

“O propósito da Eletromidia é transformar as cidades e impactar positivamente o dia a dia das pessoas por meio de conteúdo, serviços e experiências relevantes. Entendemos que essa vocação está diretamente conectada a iniciativas como esta: que amplificam vozes, promovem visibilidade e contribuem para valorizar a presença e influência das mulheres em momentos-chave da história, honrando nossas lutas e conquistas”, acrescenta Juliana Horvat, Gerente de Marketing Institucional & Conteúdo. 

 

Assista aos mini docs:

Rosa Gauditano: https://www.youtube.com/watch?v=hKALRjPANxQ

Jacqueline: https://www.youtube.com/watch?v=hcbD9v0q3tQ

Maria Clara: https://www.youtube.com/watch?v=W-zEyq2vFho

 

 

Ficha Técnica:

Título: Cartazes da Resistência

Agência: BETC HAVAS

Anunciante: Eletromidia

Produto: Institucional / Posters Resistentes

 

CCO: Erh Ray

VPs de Criação: Sophie Schönburg, Alexandre Vilela (Xã)

ECD Regional: Marcelo Bruzzesi

ECD: Marcelo Ribeiro

Criação: Maria Clara Cardão, Cadu Bussad, Claudia de Sa, Stefano Azzellini, Sophia Montenegro, Gabriela Barreira

Marcas & Negócios: Gabriela Mongiat, Gabriely Antero

VP de Mídia: Erika Cabral

Head de Produção Audiovisual: Ana Paula Casagrande

Produção Audiovisual: Beatriz Basilio, Andrea Carmassi, Tatiane Queiroz

Diretora de Projetos Especiais: Fernanda Segura

Produção Gráfica: Carlos Valeriano, Plinio Junior

 

Gráfica: Pro Solution Digital

 

Produtora de Imagem: Zaine Filmes

Direção: Adriana Alves

D.O.P.: Thiago Beck

Produção Executiva:Fernanda Segura

Casting: Paula Marolo

Pesquisa: Adriana Alves, Paula Marolo

Montagem:Luciana Nunes

Motion: Arthur Carvalho

Colorista: Guilherme Vila

 

Produtora de Som: VOX HAUS

Produtor Musical: Daniel Dalla Corte

Diretor de Projetos: Matheus Gugelmim

Atendimento: Marina Pimentel

Coordenadora: Dhienifer Souza

Desenho de Som: Cassandra Machado

Mixagem e Finalização: Cassiano Rathke

 

Aprovação Cliente: Marcelo Pacheco, Paula Mellone, Gabriel Maria, Cátia Teixeira, Jaqueline Oliveira, Juliana Horvat

Cartazes da Resistência - Eletromidia

Cartazes da Resistência - Eletromidia

Cartazes da Resistência - Eletromidia

Cartazes da Resistência - Eletromidia