BETC HAVAS e Eletromidia lançam campanha sobre luta feminina e levam “Cartazes da Resistência” às ruas da Av. Paulista
Campanha resgata mensagens históricas que atravessaram décadas e recria cartazes de protestos para inspirar as novas gerações
No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a BETC HAVAS, uma das maiores agências do país, une forças com a Eletromidia, líder em OOH (out-of-home) no Brasil, lançou o “Cartazes da Resistência”, uma campanha que levou às ruas de São Paulo registros visuais marcantes do movimento feminista. A ação esteve em exibição em pontos estratégicos da Avenida Paulista, palco histórico de manifestações, com três painéis próximos ao MASP e dois em ruas adjacentes. Além de visualizar as peças, quem passou pela região pôde retirar os cartazes diretamente do mobiliário urbano e levá-los para casa. A iniciativa com foco na resistência feminina resgata cartazes históricos para reforçar que a luta das mulheres por igualdade não começou hoje e ainda está longe de acabar.
As peças foram criadas a partir de fotografias de Rosa Gauditano, uma das poucas fotógrafas mulheres nos anos 1980, que registrou manifestações feministas da época. As imagens captadas em protestos contra a violência de gênero ganharam novas versões de design, representando diferentes décadas. Entre elas, a passeata contra o assassinato de Eliane de Grammont por seu marido, o cantor Lindomar Castilho, em São Paulo, em 1981, e a manifestação do grupo SOS Mulher, na Praça da Sé, também em 1981.
Além dessas, outros dois cartazes trazem mensagens que permanecem atuais, abordando a luta por igualdade salarial e mais direitos. Todos os cartazes foram reproduzidos em papel sintético 154gr, um material muito resistente ao tempo, à água e a bactérias e altamente durável. Afinal, se a luta feminina é de resistência, os cartazes também precisam ser.
“Parece que precisamos estar sempre nas ruas, protestando pelas mesmas coisas. Mesmo com o passar dos anos, muitas das mensagens dos cartazes continuam as mesmas. Pensando nisso, criamos essa campanha com a Eletromidia. Seus OOHs estão sempre presentes nos espaços públicos, em lugares impossíveis de ignorar. Os novos cartazes, inspirados em cartazes de décadas passadas, foram impressos em um tipo de material muito mais resistente, pois a luta feminina é de eterna resistência. Além dos cartazes, resgatamos vozes do passado para inspirar o presente”, afirma Sophie Schönburg, VP de Criação da BETC HAVAS.
A campanha também convida o público a conhecer todo o projeto em cartazesdaresistencia.com, onde mulheres compartilham suas experiências e reflexões sobre a luta pelos direitos femininos. Entre os depoimentos, estão falas da própria Rosa Gauditano e de Maria Clara Queiroz, educadora social do projeto Minas e Manos – Desconstruindo o Machismo, além da socióloga Jacqueline Pitanguy, ativista que liderou manifestações e contribuiu para a inclusão de direitos femininos na Constituição de 1988. Na plataforma, os visitantes podem explorar os cartazes e conhecer as histórias por trás das fotografias. E ainda saber onde pegar os cartazes resistentes nos pontos de OOH, estrategicamente posicionados ao redor da já tradicional manifestação do dia 8 de março, que ocorre todos os anos na Avenida Paulista.
“Como parceiros estratégicos de marcas e agências, somos um canal para ampliar conexões e transformar trajetos em experiências. Nessa campanha em especial, reforçamos esse compromisso ao proporcionar novas formas de enxergar o mundo. Mais uma vez, ao lado da BETC HAVAS, consolidamos essa parceria para dar ainda mais força a mensagens que geram impacto e promovem reflexões importantes na sociedade”, afirma Marcelo Pacheco, Chief Sales Officer da Eletromidia.
“O propósito da Eletromidia é transformar as cidades e impactar positivamente o dia a dia das pessoas por meio de conteúdo, serviços e experiências relevantes. Entendemos que essa vocação está diretamente conectada a iniciativas como esta: que amplificam vozes, promovem visibilidade e contribuem para valorizar a presença e influência das mulheres em momentos-chave da história, honrando nossas lutas e conquistas”, acrescenta Juliana Horvat, Gerente de Marketing Institucional & Conteúdo.
Assista aos mini docs:
Rosa Gauditano: https://www.youtube.com/watch?v=hKALRjPANxQ
Jacqueline: https://www.youtube.com/watch?v=hcbD9v0q3tQ
Maria Clara: https://www.youtube.com/watch?v=W-zEyq2vFho
Ficha Técnica:
Título: Cartazes da Resistência
Agência: BETC HAVAS
Anunciante: Eletromidia
Produto: Institucional / Posters Resistentes
CCO: Erh Ray
VPs de Criação: Sophie Schönburg, Alexandre Vilela (Xã)
ECD Regional: Marcelo Bruzzesi
ECD: Marcelo Ribeiro
Criação: Maria Clara Cardão, Cadu Bussad, Claudia de Sa, Stefano Azzellini, Sophia Montenegro, Gabriela Barreira
Marcas & Negócios: Gabriela Mongiat, Gabriely Antero
VP de Mídia: Erika Cabral
Head de Produção Audiovisual: Ana Paula Casagrande
Produção Audiovisual: Beatriz Basilio, Andrea Carmassi, Tatiane Queiroz
Diretora de Projetos Especiais: Fernanda Segura
Produção Gráfica: Carlos Valeriano, Plinio Junior
Gráfica: Pro Solution Digital
Produtora de Imagem: Zaine Filmes
Direção: Adriana Alves
D.O.P.: Thiago Beck
Produção Executiva: Fernanda Segura
Casting: Paula Marolo
Pesquisa: Adriana Alves, Paula Marolo
Montagem: Luciana Nunes
Motion: Arthur Carvalho
Colorista: Guilherme Vila
Produtora de Som: VOX HAUS
Produtor Musical: Daniel Dalla Corte
Diretor de Projetos: Matheus Gugelmim
Atendimento: Marina Pimentel
Coordenadora: Dhienifer Souza
Desenho de Som: Cassandra Machado
Mixagem e Finalização: Cassiano Rathke
Aprovação Cliente: Marcelo Pacheco, Paula Mellone, Gabriel Maria, Cátia Teixeira, Jaqueline Oliveira, Juliana Horvat

–

–

–

–