BETC HAVAS

A BETC foi fundada em Paris em 1994 e segue sendo reconhecida como uma das agências mais criativas e premiadas do mundo. No Brasil, nasceu em 2014, dentro do Grupo Havas, e hoje é uma das maiores e mais modernas do mercado.

O Grupo Havas é um dos maiores grupos globais de comunicação. Fundado em 1835 e com sede em Paris, possui mais de 22 mil colaboradores em mais de 100 países, com operações que abrangem todas as disciplinas de comunicação e reforçam sua posição como o grupo mais integrado entre as grandes holdings.

A BETC HAVAS conta com mais de 500 colaboradores e está presente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 2022, inaugurou também na capital paulista, o BETC Havas Café – um Experience Office criado especialmente para potencializar a qualidade das conexões humanas, acrescentando mais sabor a elas por meio de iniciativas artísticas, inovação e criatividade.

A missão da agência é elevar marcas e negócios, tornando-os relevantes para os consumidores – independentemente da categoria, produto, serviço ou canal. A solução sempre vai além da publicidade tradicional, criando não apenas campanhas, mas ideias culturalmente relevantes e que permanecem na cabeça das pessoas.

Vanish usa uniforme escolar para alertar sobre o bullying

Publicado em 21/08/2025 (73 dias atrás)

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Volta às aulas: Vanish estreia curta-metragem com “alerta” sobre as manchas invisíveis do bullying  

Animação criada pela BETC HAVAS e produzida pela Vetor Zero convida famílias a refletirem sobre as marcas emocionais e o poder transformador do diálogo  

Vanish, marca líder global¹ e sinônimo da categoria de tira-manchas, apresenta um curta-metragem emocionante que explora as profundas consequências do bullying e destaca a importância de conversas sinceras entre pais e filhos.  

No centro da história está uma criança que enfrenta bullying na escola, mas guarda o sofrimento em silêncio. O isolamento transforma tristeza em insegurança, criando marcas emocionais invisíveis que só crescem com a ausência de diálogo. Quando a mãe percebe manchas no uniforme do filho, essas marcas se tornam o ponto de partida para uma conversa reveladora. À medida que as palavras encontram espaço, as manchas começam a sumir.  

A iniciativa se alinha à campanha #VanishSalvaSeuUniforme, que, há três anos no período de volta às aulas, se comunica com pais e mães ao se posicionar como uma marca parceira na conservação dos uniformes escolares. Em 2025, a Vanish decidiu ampliar a conversa, trazendo o bullying para o debate como a verdadeira mancha que pode impactar a vida de uma criança.  

Idealizado pela BETC HAVAS com produção da Vetor Zero, o curta foi exibido durante os trailers em cinemas e no streaming e digital. Além do filme, a campanha ainda contou com ações no out-of-home e também nas escolas, por meio da parceria com a Abrace – Programas Preventivos, organização fundadora do programa Escola Sem Bullying, que prepara instituições há 12 anos com recursos para combater a violência escolar.  

A colaboração também conta com um e-book que foi disponibilizado para educadores, alunos e famílias para fomentar o diálogo sobre o assunto. Além disso, foram disponibilizados livros paradidáticos, curso sobre prevenção ao bullying e planos de aula exclusivos para professores trabalharem a temática em escolas.  

“Queremos unir impacto social e relevância prática em algo significativo e duradouro para o público. Vamos alertar sobre os sinais de bullying e incentivar uma postura mais atenta e aberta no diálogo com as crianças. As únicas manchas nos uniformes devem ser resultado de brincadeiras e diversão, nunca de violências e abusos que geram marcas emocionais”, diz Ana Paula Tintim, Head de Marketing de Vanish na Reckitt Hygiene Comercial.  

“O bullying é um comportamento nocivo, que ocorre geralmente de forma sutil e velada. Para preveni-lo é necessário dar a devida visibilidade ao assunto, abordando o tema de maneira clara e consistente. Temos certeza de que, por meio dessa parceria tão importante com Vanish, milhares de educadores, famílias, crianças e adolescentes terão uma melhor compreensão do problema, que afeta a tantos estudantes no Brasil, oportunizando lidar com o bullying de maneira eficaz, dando voz todos aqueles que precisam de ajuda”, declara Benjamim Horta, Diretor da Abrace – Programas Preventivos e Fundador do Escola Sem Bullying.  

“Segundo pesquisas, manchas no uniforme podem ser um dos sinais do bullying, somadas a outros sinais, como estojos e cadernos danificados, mudança de comportamento ou queda de desempenho nas notas da criança ou adolescente. Por isso, esse alerta é extremamente importante. Mães e pais devem estar atentos e conversar. O diálogo é uma arma potente contra o bullying. Se Vanish sempre cuidou do branco impecável dos uniformes escolares, queremos mostrar que o cuidado vai além do tecido”, comenta Sophie Schönburg, Vice-presidente de Criação da BETC HAVAS.  

“Criar esse curta para Vanish foi um desafio que nos emocionou profundamente. Desde o roteiro até a finalização, buscamos trazer sensibilidade e respeito ao tema do bullying, traduzindo essa realidade de forma visual e impactante durante o período de Volta às Aulas. Produzir com parceiros como a Vetor e a Abrace nos permitiu explorar as emoções das crianças e famílias de uma maneira única, tornando cada frame um convite à reflexão. Foi uma honra contribuir para essa iniciativa tão necessária”, disse Juliano Almeida, Diretor de Criação da BETC HAVAS.  

“A animação tem um aspecto lúdico que permite expor assuntos complexos de forma leve. A técnica perfeita para contar essa história, que tem um tema relevante e denso, mas precisava ser contada de uma forma sutil’’, comenta Gabriel Nóbrega, Sócio e Diretor de Cena da Vetor Zero/Lobo.   

  

Ficha Técnica  

Título: A Mancha Invisível  

Agência: BETC HAVAS  

Anunciante: Reckitt 

Produto: Vanish       

  

CCO: Erh Ray  

VPs de Criação: Alexandre Vilela (Xã), Sophie Schönburg 

Diretores de Criação: Juliano Almeida, Paula Junqueira  

Criação: Adriana Martins, Ricardo Montes, Maria Clara Cardão, Vinícius Oliveira, Marconi Filho, Kaynã Michelin 

Marcas & Negócios: André Gomes, Paula Basso, Debora Bettoni, Vitoria Favaron, Gustavo Sampaio  

Canais & Engajamento: Erika Cabral, Gabriel Roveri, Guilherme Cesca, Leticia Gonzalez, Jessica Aono, Mateus Dias, Thiago Gama, Alexandre Ventura  

PR: Fabiana Antacli, Natalia Oska 

Estratégia: Irina Didier, Nadia Cardoso, Bruno Souza  

Conteúdo: Irina Didier, Natalia Moreno, Gabrielly Simião, Carina Nascimento  

Head de Produção Audiovisual: Ana Paula Casagrande 

Produção Audiovisual: Bia Basilio, Priscila Moscovich, Paula Ferrari  

Diretora de Projetos Especiais: Fernanda Segura 

Edição: Luciana Nunes, Eduardo (Duba), Vitor Araujo, Arthur Carvalho 

Motion: Caue Mendes, Arthur Carvalho 

  

Produtora de Imagem: Vetor Zero 

Direção: Gabriel Nóbrega, Pedro Conti 

Direção de Novos Negócios: Luiz Braga 

Diretora de Projetos: Márcia Guimarães 

Gerentes de Projetos: Rubia Elias, Carolina Gorga 

Montagem: Eduardo Silva 

Motion: Luiz Ferreira 

Composição: Diogo Girondi, José Eduardo Ambrósio 

Cor: Letícia Blanco 

Finalizadores: Eduardo Silva, Ricardo Vaz 

Coordenação de Pós-Produção: Tatiana Caparelli 

Coordenação de Equipe: Rosangela Gomes, Ana Mendes, Nathaly Lopes 

Assistentes de Ilha: Fábio Augusto, Isabela Balbo, Marcos Tavares 

Estratégia de Conteúdo: Mat Rodrigues 

Animatic: Márcio Guerra 

Concepts 2D: Marcos Felix, João Capoulade, Ivan Freire 

Props 2D: Wilson Panassi, Rafael Fernandes 

Game: Diogo Kalil 

Coordenação de Equipe 3D: Ana Mendes 

Coordenador de 3D: Franck Falgueyrac, Diego Esteves 

Lead Modelo 3D: Tiago Mesquita 

Modelo 3D: Tiago Mesquita, Diego Esteves, Lucas Lira, Natan Zuanaci, Natan Ernani 

Lead Rigging: Rafael Dias 

Rigging: Rafael Dias, Rafael Shiva, Gabriel Nakata 

Lead Animação: Larissa Paz, Michael Maron 

Animação: Larissa Paz, Michael Maron, Camila Silva, Camila Fazolin, André Lorenzini, Chan Tong, Mendel Mendes, Fabiano Gama 

Render: Diego Esteves, Mauricio Pirillo 

Matte Painting: Ricardo Riamonde 

Lead Simulação: Luiz Duarte 

Simulação Team: Luiz Duarte, Eduardo Dutra 

LookDev: Diego Esteves, Tiago Mesquita, Lucas Lira, Mauricio Pirillo 

  

Produtora de Som: DaHouse Audio 

Compositores: Lucas Mayer, Silvinho Erné 

Produtores Musicais: Lucas Mayer, Silvinho Erné 

Mix e Sound Design: Lucas Mayer, Rodrigo Deltoro 

Produção Executiva: Lucas Mayer, Andrea Oliveira, Carol Masseti 

  

Aprovação Cliente: Renata Vieira, Lucia Albuquerque, Ana Paula Tintim, Renato Gonçalves, Ricardo Monteiro, Leticia Pires, Juliana Verginelli, Milla Carolina, Renan Nunes 

 

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