BETC HAVAS

A BETC foi fundada em Paris em 1994 e segue sendo reconhecida como uma das agências mais criativas e premiadas do mundo. No Brasil, nasceu em 2014, dentro do Grupo Havas, e hoje é uma das maiores e mais modernas do mercado.

O Grupo Havas é um dos maiores grupos globais de comunicação. Fundado em 1835 e com sede em Paris, possui mais de 22 mil colaboradores em mais de 100 países, com operações que abrangem todas as disciplinas de comunicação e reforçam sua posição como o grupo mais integrado entre as grandes holdings.

A BETC HAVAS conta com mais de 500 colaboradores e está presente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 2022, inaugurou também na capital paulista, o BETC Havas Café – um Experience Office criado especialmente para potencializar a qualidade das conexões humanas, acrescentando mais sabor a elas por meio de iniciativas artísticas, inovação e criatividade.

A missão da agência é elevar marcas e negócios, tornando-os relevantes para os consumidores – independentemente da categoria, produto, serviço ou canal. A solução sempre vai além da publicidade tradicional, criando não apenas campanhas, mas ideias culturalmente relevantes e que permanecem na cabeça das pessoas.

TIM conta a história do primeiro fotógrafo com deficiência visual a cobrir eventos de paratletismo 

Publicado em 31/10/2025 (2 dias atrás)

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TIM conta a história do primeiro fotógrafo com deficiência visual a cobrir eventos de paratletismo 

Curta “Lentes da Alma”, cocriado pela BETC HAVAS e Santeria, marca compromisso da operadora como potencializadora de talentos, sonhos e pessoas  

A história de João Maia é mais do que um relato emocionante e inspirador. É uma prova real que todos podem tudo o que imaginam. Esse é o elo que une a TIM e o curta-metragem “Lentes da Alma”. O filme mostra a jornada do primeiro fotógrafo com deficiência visual a cobrir oficialmente eventos de paratletismo, nos mais poderosos palcos do mundo, para quebrar estereótipos. Apoiada pela operadora, a iniciativa se conecta diretamente à assinatura da marca – “Imagine as possibilidades” e ao recente posicionamento da empresa: “Você Pode Tudo”. 

O curta-metragem em forma de documentário, cocriado pela BETC HAVAS e Santeria, dirigido por Rafa Damy e com trilha especialmente composta pela Cabaret, reforça a importância de contar histórias sobre quem desafia limites todos os dias, assim como fazem os grandes atletas. João construiu toda a carreira ampliando sua perspectiva, mesmo depois de perder a visão. Sua história não trata de deficiência, mas de mudar a percepção do que as pessoas acreditam ser possível. Assim, o curta refaz o caminho do fotógrafo, de uma pequena cidade rural até a cobertura de um dos maiores eventos esportivos do mundo, provando que, quando o olhar de uma pessoa se expande, coisas extraordinárias podem acontecer. 

“A história de João Maia materializa o nosso propósito. Ele usa a tecnologia para desafiar limitações, não apenas no seu próprio trabalho, mas também ao capacitar outros, dando oficinas de fotografia para pessoas com deficiência visual, através de ferramentas inclusivas, como a audiodescrição”, explica Camila Ribeiro, Diretora de Comunicação e Marca da TIM. A executiva complementa que o projeto tangibiliza o compromisso da empresa de transformar realidades por meio da tecnologia e da inclusão: “acabamos de lançar a campanha com o conceito ‘Você Pode Tudo’. E esse filme vai ao encontro do que queremos ressaltar – quando se tem as ferramentas certas, podemos ultrapassar os limites do que é possível, assim como João fez. Por meio de uma narrativa sensorial, o curta abre nossa cabeça para novas perspectivas, reforçando que, com as possibilidades certas na mão, não há limites, você pode fazer tudo”. 

“Lentes da Alma” estreou em abril nos cinemas e, através de versões de 30″ e 15” (trailer e teasers) nas redes sociais, a TIM está convidando as pessoas a conhecerem a história completa do João em seu canal do YouTube. Além disso – e não menos importante – foram produzidas versões especiais com audiodescrição e tradução em libras. 

“Contar a história do João foi, para nós, mais do que criar um curta: um exercício de empatia e escuta. João nos mostrou que os limites podem ser reinventados quando usamos a criatividade a serviço da inclusão. Traduzir isso em linguagem audiovisual foi um desafio potente, que reflete perfeitamente a campanha “Você Pode Tudo” e o nosso compromisso com narrativas que inspiram e transformam”, afirma Erh Ray, CEO e CCO da BETC HAVAS. 

Ficha Técnica

Título: Lentes da Alma

Agência: BETC HAVAS

Anunciante: TIM Brasil

Produto: Institucional

CCO: Erh Ray

VP de Criação: Otavio Schiavon

ECD: Alexandre Fernandes

ECD Regional: Marcelo Bruzzesi

Criação: Rafa Damy, Pedro Lenz

VP de Negócios: Flávia Braga

Marcas & Negócios: Aline Messa

Canais & Engajamento: Erika Cabral, Carol Espósito, Aline Vedolim

Head de Produção Audiovisual: Ana Paula Casagrande

Produção Audiovisual: Caroline Reis, Alessandra Luciano, Fernanda Assato

Diretora de Projetos Especiais: Fernanda Segura

Produtora de Imagem: Santeria

Diretora de Atendimento: Paty Silveira

Atendimento: Hellen Gazetta, Gabriella Reis

Direção: Rafa Damy

1º Assistente de Direção: Bárbara Aranega

2º Assistente de Direção: Gustavo Oliveira

Assistência Criativa: Isa Garcia

Coordenação de Produção: Ana Paula Domingues, Paula Ortiz

Assistência de Coordenação: Carol Borges, Mafê Simão

Direção de Produção: Nathália Francatto

Produção: Jullia Vecchi

Platô: Gustavo Brito

Direção de Fotografia: Guille Mussé

Direção de Arte: Rafael Blass

Produção de Objetos: Tatiane Kordon

Figurinista: Fernanda Gunutzman

Make/Hair: Miriam Kano

Locação: Carla Tavares Ferreira

Produção de Elenco: Vivi Simões

Coordenador de Pós-produção: Alexandre Fernandes Pissarra

Assistentes de Coordenação de Pós: Welthon, Yasmin Gama

Edição: Gennaro Fattori

 

VFX: Tribbovfx

Color: Fernando Lui

Assist. colorista: Isabella Giampaoli

Finalizador: Dennys Tadeu

Cópias: Thiago Rizzutti

Produtora de Som: Cabaret

Produção Musical: Guilherme Azem

Compositor: Guilherme Azem

Mixagem: Gab Scatolin

Finalização: Bruno Peras

Atendimento: Ingrid Lopes, Bruna Rocha, Barbara Russiano

Coordenação: Chandra Lima, Mavi Capelasso, Leonardo Vieira, Débora Mello

Aprovação Cliente: Alberto Griselli, Fabio Avellar, Camila Ribeiro, Caroline Spiegel

Lentes da Alma

Lentes da Alma

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Lentes da Alma

Lentes da Alma

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