McLanche Feliz e Turma da Mônica se unem para incentivar leitura e inclusão entre crianças de todo o Brasil
	Livros com os personagens que acompanham gerações de brasileiros voltam para o McLanche Feliz com histórias educativas sobre diversidade e inclusão
Engajados no propósito de promover ambientes mais diversos e inclusivos na sociedade e apostando no poder da literatura para conexão entre pais e filhos, McDonald’s e Mauricio de Sousa Produções se unem novamente para oferecer momentos educativos e divertidos em família.
Em uma série exclusiva de histórias desenvolvidas especialmente para transmitir os valores de diversidade e inclusão, que já são vivenciados por colaboradores e clientes nos restaurantes do McDonald’s e fazem parte dos compromissos da marca, a cada livrinho a turminha aborda a pluralidade e explica como abraçá-la no universo infantil, proporcionando aos pais uma oportunidade lúdica e necessária para a educação dos filhos sobre a temática.
“Há mais de 40 anos o McLanche Feliz é uma ferramenta de conexão entre as famílias, que vivem momentos ao lado de nossos produtos que vão ficar na memória de todos. Por isso, sabemos da oportunidade que temos em nossas mãos para sermos ferramentas dos pais na educação dos filhos com a disseminação de valores que são tão importantes para nós como companhia e que têm o poder de transformar a sociedade”, afirma Sérgio Eleutério, Diretor de Marketing do McDonald’s. “Esse lançamento é mais do que uma campanha ou um livro ilustrado, é um convite de duas marcas amadas pelos brasileiros para que eles, por meio da leitura e da diversão, abracem a diversidade e a inclusão nos nossos restaurantes e no seu dia a dia”, completa.
Esse compromisso se reflete tanto na duração da campanha, que desta vez ultrapassa o tradicional período de um mês para impactar os leitores ao longo do ano, quanto na seleção dos protagonistas que vão garantir a diversão e os momentos de troca entre pais e filhos de todo o Brasil. Os personagens Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão e Milena vão ganhar a companhia de: Luca, garoto de cadeira de rodas amante dos esportes; Dorinha, menina com deficiência visual que reconhece os amigos por voz e perfume; André, garotinho que está dentro do espectro autista; e Tati, menina com síndrome de Down que sempre encontra saídas inteligentes para qualquer situação.
A campanha traz cinco livros, cada um com duas histórias, totalizando dez aventuras inéditas e exclusivas elaboradas pela Mauricio de Sousa Produções. Cada volume também propõe uma atividade interativa para toda família ler, aprender e se divertir junta.
Representatividade e inclusão é algo que sempre esteve no DNA da MSP. Os personagens criados por Mauricio de Sousa foram inspirados em crianças reais, e a diversidade faz parte do cotidiano, portanto, é natural que também esteja presente no Bairro do Limoeiro: “Por meio dos quadrinhos, animações ou ações digitais, nós sempre estivemos comprometidos em conscientizar e sensibilizar as famílias e todos os nossos fãs sobre a importância do respeito às diferenças. E, o principal, garantir que todas as crianças possam conviver e se divertir juntas com as nossas aventuras. A parceria de duas marcas reconhecidas pelo público contribui para que esse propósito, cada vez mais, faça parte de nossa realidade”, afirma Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções.
Campanha
Com criação de campanha da GALERIA.ag, as aventuras chegam aos clientes com um filme de 30”, produzido pela Modernista, Punch Áudio e as animações pela própria Mauricio de Sousa Produções, explorando o universo lúdico da história junto aos personagens da Turma da Mônica. A produção, que poderá ser conferida na TV aberta e fechada, no digital e nos perfis oficiais da marca nas redes sociais, contará com intérprete de libras, legenda e áudio descrição para promover a inclusão.
“Nossa campanha foi inspirada no universo lúdico das histórias da Turma da Mônica. Sabendo da importância do McLanche Feliz para formar memórias que perduram até a fase adulta, as ações criadas têm o intuito de estimular a leitura e a imaginação das crianças. Por isso, estamos preparando uma série de surpresas para os clientes com as histórias e oferecendo experiências para toda a família”, conta Rodrigo Marangoni, Diretor Executivo de Criação da GALERIA.ag.
As historinhas da Turma da Mônica no McLanche Feliz já podem ser encontradas nas unidades do McDonald’s, em todo o Brasil, pelo Peça e Retire, Drive-Thru ou no próprio restaurante, pelos totens de autoatendimento e no balcão. Também é possível garantir os livros sem sair de casa, basta pedir pelo app do McDonald’s e aproveitar o McDelivery! Os livros poderão ser comprados separadamente.
	
	FICHA TÉCNICA 
	Título: Esconderijo 
	Duração: 30”, 15”, 6”
	Cliente:  McDonald’s
	Produto: McLanche Feliz
	Campanha: McLanche Feliz – Livros Turma da Mônica
	Agência: GALERIA.ag 
	CCO: Rafael Urenha 
	Direção Executiva de Criação: Carlos Schleder e Rodrigo Marangoni
	ACD: Rodrigo Bonfim, Victor Capato
	Criação: Cristina Prado, Patrícia Vasconcelos e Gabo Moraes
	Atendimento: Ana Coutinho, Paula Salvarani, Noelle Silveira, Juliana Salgueiro e Carolina Cappi
	Aprovação cliente: Sérgio Eleutério, Lariane Duarte, Julia Mercer, Samira Delgado e Eduarda Miyawaki
	Mídia: Paulo Ilha, Kaline Lessio, Mirella Covaleski, Bruno Souza, Mikaellen Oliveira e Juan Cesar
	Estratégia: Carol Mello, Rafael Martins, Felipe Ribeiro, Matheus Brito, Júlia Ferraz, Victoria Carolina Santos Nascimento, Alana Moraes, Graziele Soares e Felipe Fonseca
	PR: Patricia Capuchinho, Mariana Novaes e Fernanda Gil
	Influência: Karen Bartels, Tiago Carvalho, Patricia Laureano, Mylena Fontes, Aline Costa e Nathália Belisario
	Conteúdo: Thaís Lapastini e Rebeca Avila
	Data e Tecnologia: Guido Sarti, Marcelo Azevedo, Rafael Ribeiro, Gabriella Paiva e Gabriel dos Santos
	Projetos: Marione Oliveira, Michel Ferreira, Nathália Santos e Maisa Amorim
	Direção de Produção Gráfica e Digital: Marcos Moura
	Artbuyer: Bruna Costa
	Produção Gráfica: Cristiane Pacheco, Leandro Cabral, Cristiano Arashiro e Karine Parpaiola
	Coordenação de Finalização: Pablo Felix
	Tratamento de Imagens: Marcelo Reis
	Revisão: Teresa Montes
	Produção Integrada: Ducha Lopes, Fabio Truci, Gabriela Chineze, Daniela Reis, Natália Menken, Ana Ananias e Renata Silva
	Jurídico: Rosimeire Brito e Isabelle Versannio
	Produtora de Imagem: Modernista Creative Producers
	Direção de Cena: Nicole Fischer
	Produção Executiva: Marcelo Monteiro e Alexandre Lucas
	Atendimento: Iara Demartini e Isabela Fakelmann
	Direção Criativa: André Inácio e Alexandre Lucas
	Pesquisa: Bruna Dutra, Giorgia Bruno, Matheus Pauleli e Gustavo Gusrman
	Assistente de direção: Pedro Sokol
	2o Assistente de Direção: Ivan Benigno Claudino Silva
	Direção de Fotografia: Victor Alencar Silva
	Assistente de Câmera: Alice Ferreira Sesoko
	Logger: Isabella de Faria Oliveira
	Video Assist: Giovana Ferrarese
	Coordenação de Produção: Pedro Gomes e Thais Girotto
	Direção de Produção: Gilberto Tarcizo Pereira
	Produção: Ana Paula Rodrigues Ribeiro e Antonio Marcos Melo de Souza
	Assistente de Set: Thiago Massayoshi Anzai, Helio Meggiato, Luiz Eduardo de Queiroz Bretas, Neiva Aparecida Silva Fabricio, Lucas Paulo Campos e Sabrina Teixeira Vieira
	Produção de Elenco: Alice Wolfenson e Neto Avena
	Produção de Figuração: Agencia Haifa
	Direção de Arte: Pedro Henrique de Oliveira Rodrigues
	Assistente de Arte: Fernanda Carneira Vianna
	Assistente de Objetos: Murilo Simeão Herreira Borges e Renan Pereira Lima
	Contraregra: Kaio Monteiro
	Figurinista: Cacau e Anuro
	Make: Clara Cardoso Perazzo
	Culinarista: Paula Rainho
	Assistente Culinária: Carla Cassia da Silva Gonçalves, Giulia Maíra Puosso de Britto Oliveira da Silva, Polyana Bandeira da Silva Moreira e Tatiane da Silva Reis
	Elétrica: Antonio Mrcos Cardoso
	Assistente de Elétrica: José Carlos da Costa Cardoso (Toti)
	Coordenação de Pós: Nathalie Rueda
	Produtora de Som: Punch Audio
	Produção: Cristiano Pinheiro
	Criação: Tony Berchmans
	Produtora Executiva: Lili D.Aragoni
	Atendimento: Ale Pais e Gabi Takan
	Coordenação de Produção: Cristiane Oliveira e Karina Coviello
	Mixagem e Finalização: Gustavo Guanaes, Ian Sierra e Rodrigo Tuchê
	Pós Produção: Frame
	Head de pós-produção: Wilson Fernandes e Gabriel Mariano
	Assistente de pós-produção: André dos Santos
	Coordenação de pós/Finalização: Felipe Andriolo
	Colorista: Guilherme Ribeiro
	Composição: André Toma, Thiago Siebra Ferreira, Ricardo da Costa
	Motion: Ebson Clarindo
	Produção de Livros: Mauricio de Sousa Produções
	Presidente: Mauricio de Sousa
	Diretoria: Alice Keico Takeda, Mauro Takeda e Sousa, Mônica S. e Sousa
	Direção de Arte: Wagner Bonilla
	Diretor de Licenciamento: Rodrigo Paiva
	Coordenadora Comercial: Alexandra Paulista
	Analista Comercial: Maria Vitorino
	Editor: Sidney Gusman
	Roteiro: Robson Barreto de Lacerda
	Revisão: Carolina Gomes Furlan, Daniela Gomes Furlan, Ivana Mello
	Editor de Arte: Mauro Souza
	Coordenação Administrativa do Estúdio: Irene Dellega, Maria A. Rabello
	Coordenação de Arte-final: Tatiana Monteiro
	Produtora Editorial: Juliana Bojczuk
	Desenho: Emy T. Y. Acosta
	Desenho de Capa: Anderson Nunes
	Arte-final: Clarisse Hirabayashi, Cristiane Colheado, Cristina H. Ando, Fernando Dalle, Lilian Amaral, Viviane Yamabuchi Chaves, Romeu Takao Furusawa
	Cor: Giba Valadares, Kaio Bruder, Marcelo Conquista, Mayra Adati, Mauro Souza
	Designer Gráfico e Diagramação: Mariangela Saraiva Ferradás
	Supervisão de Conteúdo: Marina T. e Sousa Cameron
	Supervisão Geral: Mauricio de Sousa
	Atividades e consultoria pedagógica: Paula Furtado (colaboradora)
	Animação
	Direção de Animação: José Márcio Nicolosi
	Criação versão MS da Onira: José Márcio Nicolosi
	Cenarista: Fernando Rodrigues
	Coordenação de Produção: Aline Mendes Gasparin