capa

REF+

Somos catalisadores de negócios desde 2002, sempre movidos pelo espírito empreendedor e o compromisso de gerar mais resultados.

Acreditamos no poder do “More”, na transformação da criatividade em valor para que marcas e produtos conquistem espaços, cresçam e se destaquem.

Clientes:
Porto, ZEISS, Decolar, AMBEV, Gomes da Costa, Marilan, GIGA+, SIEMENS, Localiza, MSD, Oracle, BestDay, Viajanet, Spaten, Stella, Antártica, Brahma, Zé Delivery, Budweiser, Corona, Skol, Fusion, Porto Bank, Porto Saúde, Porto Seguro, Porto Serviço, Despegar.

REF+ Ideas for More
Parte do Grupo/REF

Grupo REF lança campanha “Aniver Decolar” com produção 100% em inteligência artificial

Publicado em 01/09/2025 (11 horas atrás)

Compartilhar

Grupo REF lança campanha “Aniver Decolar” com produção 100% em inteligência artificial

Criação da REF+, execução da ZupCreative e mídia multiformato destacam potencial do grupo em soluções integradas de comunicação, tecnologia e performance

São Paulo, julho de 2025  –  A Decolar, empresa líder em tecnologia de viagens da América Latina,  comemorou mais um aniversário com o lançamento da campanha “Aniver Decolar”. A iniciativa foi criada pelo Grupo REF, com apoio estratégico da equipe de Marketing da Decolar, e teve como destaque o uso de inteligência artificial em toda a produção audiovisual.

A identidade visual e o plano de mídia foram desenvolvidos pela REF+, agência de publicidade do grupo. Já a ZupCreative — divisão especializada em soluções criativas com foco em tecnologia e inteligência artificial para comunicação — liderou a produção dos filmes com IA generativa, desde a composição da trilha sonora original até a animação da capitã da marca e a criação de cenários personalizados que ilustram os destinos turísticos apresentados.

“A campanha representa exatamente o que o Grupo REF entrega de melhor: a união entre inteligência criativa, tecnologia de ponta e excelência em mídia. É uma entrega que traduz nosso modelo integrado de atuação e o potencial do grupo para liderar projetos com performance em escala”, destaca Ricardo Calfat, COO do Grupo REF.

A campanha “Aniver Decolar” esteve presente em uma estratégia robusta de mídia multicanal, com veiculação em TV aberta, Pay TV, digital, rádio e ações de merchandising. O projeto reforça o posicionamento do Grupo REF como um hub completo de comunicação e tecnologia, com expertise em soluções escaláveis para grandes marcas.

“A campanha reforça nosso foco em oferecer experiências personalizadas, combinando dados, tecnologia e criatividade para comunicar ações promocionais de forma relevante e eficiente. Foi um trabalho construído em parceria, com alinhamento estratégico e execução integrada”, diz Tatiana Sanches, gerente de Marketing da Decolar.

 

Ficha Técnica

Cliente: Decolar

Título: Aniver Decolar

CCO: Renato Pereira

DC: José Carlos Gonsalves

Criação: Andreia Gonçalves, Ricardo Lampert, André Oviedo

COO: Ricardo Calfat

Diretora de Operações:  Giovana Foschini

Supervisora de Atendimento: Carla Kayatt

CBO: Fernando Calfat

Diretora geral de mídia: Fernanda Gallo

Gerente de mídia: Larissa Carmo

RTV: Gabriela Garotti

Assistente de RTV: Malu Freitas

Aprovação cliente: Andressa Barion, Fabrizio Barbazia e Tatiana Sanches

Produtora de vídeo: ZupCreative

Direção: Eduardo Salles

Edição: Thiago Fernandes

 

Sobre o Grupo REF

Posicionado como o segundo maior grupo de comunicação independente do país, o Grupo REF é composto por 6 unidades de negócios (REF+, Somos, VIV Experience, 4in, Black Door e ZupCreative) que atuam de forma integrada e complementar oferecendo aos clientes todo tipo de solução em comunicação. Unindo criatividade, tecnologia e tendências, as soluções do Grupo REF são empregadas nos mais diversos canais e estão alinhadas com as demandas do mercado e as transformações do mundo.

 

Informações para imprensa: 4in.ag

Claudia Rozembrá | arozembra@4in.ag

 

Sobre a Decolar

A Decolar é a empresa líder em tecnologia de viagens na América Latina. Há 25 anos revoluciona a indústria do turismo por meio da tecnologia e, com seu contínuo compromisso com o desenvolvimento do setor, forma uma empresa consolidada, que integra BestDay, HotelDO, Viajes Falabella, Koin, ViajaNet e Stays.Net, tornando-se uma das empresas mais relevantes do setor, capaz de oferecer uma experiência personalizada a mais de 30 milhões de clientes. A companhia atua em 19 países, acompanhando os latino-americanos desde o momento em que sonham em viajar até quando estão compartilhando suas recordações. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas e transformar a experiência de compra, a empresa desenvolveu formas alternativas de pagamento e financiamento, democratizando o acesso ao consumo e aproximando os latino-americanos de sua próxima experiência de viagem.

 

Mais informações à imprensa:

Thais Barion – 19/98232-0079 – thais.barion@agenciafr.com.br

Vanessa Silva – 11/98979-1085 vanessa.silva@agenciafr.com.br