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REF+

Somos catalisadores de negócios desde 2002, sempre movidos pelo espírito empreendedor e o compromisso de gerar mais resultados.

Acreditamos no poder do “More”, na transformação da criatividade em valor, ao impulsionar marcas
a conquistarem espaços, crescer e se destacar.

Clientes:
Porto, Porto Bank, Porto Saúde, Porto Seguro, Porto Serviço, ZEISS, AMBEV, Gomes da Costa, Marilan, Alloha Fibra, GIGA+ Fibra, SIEMENS, MSD, Spaten, Stella Artois, Brahma, Cervejaria Ambev, Zé Delivery, Budweiser, Corona, Skol, Fusion, Localiza, Localiza Gestão de Frotas, Localiza Seminovos, Localiza Meoo, Zarp Localiza, Help BMG, Tecban.

 

REF+ Ideas for More
Parte do Grupo/REF

 

REF+ assina campanha do novo patrocínio do Porto Bank à equipe McLaren F1 Team em parceria com Mastercard

Publicado em 25/11/2025 (11 dias atrás)

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Conceito criativo conecta a velocidade da F1 ao pioneirismo do Porto Bank; plano de mídia contempla estratégia integrada entre TV aberta, OOH, DOOH, mídia indoor e plataformas digitais como YouTube e redes sociais

A REF+ agência de publicidade do Grupo REF, assina a nova campanha nacional do Porto Bank, concebida e executada integralmente pela agência. A comunicação apresenta o novo patrocínio do Porto Bank à equipe McLaren F1 Team, em parceria com a Mastercard, e traduz a associação entre a velocidade da escuderia e o pioneirismo do banco, primeiro a zerar o IOF em compras internacionais. 

No núcleo criativo, a REF+ une os dois universos – Porto Bank e McLaren – pelo atributo “velocidade”, conectando o DNA da F1 a um benefício tangível para o consumidor: a rapidez em zerar o IOF no exterior. Os filmes da campanha foram desenvolvidos pela agência com o uso de insumos originais da própria escuderia, potencializando autenticidade e relevância no contexto do calendário da categoria no país. 

O plano de mídia,, prioriza pontos de alto fluxo e forte afinidade com o público. Na TV aberta, por exemplo, a estratégia contempla inserções na Band, emissora oficial da F1 no Brasil. Em OOH, a agência ativa a estação Pinheiros do metrô – rota-chave rumo ao Autódromo de Interlagos –, além de relógios de rua nas principais avenidas e pontos estratégicos da cidade de São Paulo, e amplia o alcance no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), dialogando diretamente com viajantes, target do benefício “IOF Zero”. 

“Trabalhar um projeto que une três marcas tão fortes como  Porto Bank, McLaren e Mastercard, é um exemplo claro da nossa capacidade de entregar campanhas completas, com criatividade e mídia atuando de forma integrada. A ideia foi traduzir a velocidade e o pioneirismo da Fórmula 1 em uma linguagem relevante para o consumidor brasileiro, reforçando o papel da REF+ como parceira estratégica em ativações de grande porte e alta complexidade”, destaca Ricardo Calfat, sócio e COO da REF+.

 

Ficha técnica:

Produto: Institucional

Título: Porto Bank é McLaren

CCO: Renato Pereira

DC: José Carlos Gonsalves

Criação: André Oviedo, Andreia Gonçalves e Ricardo Lampert
COO: Ricardo Calfat

Diretora de Operações: Giovana Foschini

Supervisora de Atendimento: Carla Kayatt

CBO: Fernando Calfat

Diretora geral de mídia: Fernanda Gallo

Supervisora de mídia: Carla Fisher

Coordenador de Mídia: Bruno Custódio

RTV: Gabriela Garotti

Aprovação cliente: Luiz Arruda, Oliver Haider, Adriana Manzano, Giovanna Vieira
Produtora de vídeo: BlackDoor Filmes

Diretor de Cena: Gabriel Freitas

 

Sobre o Grupo REF

Posicionado como o segundo maior grupo de comunicação independente do país, o Grupo REF é composto por 6 unidades de negócios (REF+, Somos, VIV Experience, 4in, Black Door e Zup Tech) que atuam de forma integrada e complementar oferecendo aos clientes todo tipo de solução em comunicação. Unindo criatividade, tecnologia e tendências, as soluções do Grupo REF são empregadas nos mais diversos canais e estão alinhadas com as demandas do mercado e as transformações do mundo.  

 

Informações para imprensa: 4in.ag

Claudia Rozembrá | arozembra@4in.ag