“A arte de proteger” une conceito, tecnologia e responsabilidade social para sensibilizar o público sobre os riscos elétricos no lar
São Paulo, outubro de 2025 – A Siemens apresenta a exposição “A arte de proteger”, uma experiência sensorial e educativa desenvolvida pela REF+ em parceria com a VIV Experience, ambas empresas do Grupo REF. A iniciativa ocupa o mezanino da Estação Barra Funda, em São Paulo, entre os dias 2 e 31 de outubro, e convida o público a refletir sobre os riscos da eletricidade no ambiente doméstico por meio da arte e da interatividade.
Com curadoria e direção criativa da REF+ e execução da VIV Experience, a mostra transforma os perigos elétricos cotidianos em obras de arte distribuídas por ambientes que simulam os cômodos de uma casa. Cada espaço abriga uma instalação que mescla design, tecnologia e emoção para reforçar a importância da proteção elétrica de forma acessível e impactante.
“Esse projeto traduz bem o que acreditamos na REF+: criatividade com propósito, colaboração entre frentes especializadas e entrega de experiências que geram impacto real. ‘A arte de proteger’ é mais do que uma exposição, é um chamado à consciência coletiva sobre um tema essencial no dia a dia das pessoas”, comenta Renato Pereira, CCO da REF+
A exposição conta ainda com obras desenvolvidas pelo Grupo Bijari, coletivo de artistas visuais responsável por ressignificar os principais pontos de atenção elétrica no lar em linguagem artística. Ao final do projeto, todas as obras serão leiloadas em uma ação beneficente, com renda revertida para uma ONG.
A concepção do espaço, a cenografia, os roteiros, os materiais digitais e o planejamento de mídia foram conduzidos de forma integrada pelas equipes da REF+ e da VIV Experience, demonstrando a capacidade do Grupo REF de atuar em projetos especiais, que unem branding, conteúdo e responsabilidade social.
“Transformar um tema técnico como segurança elétrica em uma experiência artística e emocional foi o grande desafio criativo e estratégico deste projeto. Ao contar com os criativos da REF+ para propor uma exposição sensível e educativa, conseguimos traduzir a mensagem de proteção de forma universal”, afirma xxx da Siemens.
Além de atrair o público circulante da estação, um dos pontos de maior fluxo de São Paulo, a ação posiciona a Siemens como uma marca comprometida com tecnologia, segurança e impacto social, e reforça a expertise do Grupo REF em criar experiências de marca que integram cultura, educação e inovação.
Sobre o Grupo REF
Posicionado como o segundo maior grupo de comunicação independente do país, o Grupo REF é composto por 6 unidades de negócios (REF+, Somos, VIV Experience, 4in, Black Door e Zup Tech) que atuam de forma integrada e complementar oferecendo aos clientes todo tipo de solução em comunicação. Unindo criatividade, tecnologia e tendências, as soluções do Grupo REF são empregadas nos mais diversos canais e estão alinhadas com as demandas do mercado e as transformações do mundo.