VML

A VML é uma companhia criativa global que conecta brand experience, customer experience e commerce. A agência apoia os clientes em iniciativas de transformação e em estratégias criativas para o crescimento de suas marcas, tudo impulsionado por sua expertise em plataformas, dados e tecnologia.

A VML conecta uma rede global de 30 mil pessoas em mais de 60 mercados.

Se dá pra criar, a gente faz acontecer

BIC | Uma BIC, um livro, Dois Clássicos

Publicado em 05/02/2025 (177 dias atrás)

Compartilhar

BIC Brasil Celebra 75 Anos da Icônica Caneta BIC Cristal com o Projeto ‘Uma BIC, Um Livro, Dois Clássicos’

Homenageando sete décadas de escrita, criatividade e histórias atemporais

A BIC, líder global reconhecida por sua dedicação à escrita e criatividade, celebra com orgulho o 75º aniversário da icônica caneta BIC Cristal em 2025, com o lançamento do inovador projeto “Uma BIC, Um Livro, Dois Clássicos”. Criada pela agência VML, a campanha dá nova vida à obra literária “Romeu e Julieta” ao recriar como seria a caligrafia de William Shakespeare, se escrita com uma única BIC Cristal, famosa por sua notável durabilidade e capacidade de escrever até 3 quilômetros.

O projeto teve como elemento central um robô equipado com inteligência artificial, que replicou meticulosamente a caligrafia de Shakespeare. Durante 20 dias, o sistema recriou o texto da peça, guiado por análise de caligrafia e validação de especialistas. Um perito em caligrafia confirmou 10 das 22 características definidoras do script original de Shakespeare, garantindo autenticidade e fidelidade artística. Por meio dessa combinação de tecnologia e habilidade artesanal, o projeto destacou o toque humano duradouro na arte de contar histórias, mostrando a intensidade, estilo e as particularidades únicas da escrita do autor.

“Além de celebrar 75 anos de um produto que deixou uma marca indelével em gerações, estamos homenageando o poder transformador da escrita – uma ponte para a conexão, inspiração e histórias que transcendem o tempo”, afirmou Rodrigo Iasi, Diretor de Marketing da BIC Brasil e Argentina.

BIC doa a edição reescrita de Romeu e Julieta ao Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro

Como parte das celebrações do 75º aniversário, a BIC fez um presente especial à comunidade literária. No dia 30 de janeiro, foi realizada uma cerimônia no Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, onde a edição reescrita de Romeu e Julieta foi oficialmente doada à instituição. O evento também serviu como palco para o lançamento do filme principal do projeto, uma homenagem ao legado da BIC Cristal e à influência duradoura de Shakespeare na literatura mundial.

Refletindo sobre o significado do projeto, Rodrigo Iasi destacou seu impacto cultural: “A caneta BIC Cristal sempre foi um símbolo de simplicidade e funcionalidade. Ao reescrever Romeu e Julieta com uma única caneta Cristal, prestamos homenagem tanto ao legado da escrita quanto à natureza ilimitada da criatividade. Esta celebração ressalta a missão da BIC de inspirar novas histórias e reunir as pessoas por meio do poder da palavra escrita.”