
DENTSU
A dentsu é uma parceira integrada de crescimento e transformação das principais organizações do mundo. Fundada em 1901, em Tóquio, Japão, e atualmente presente em aproximadamente 120 países e regiões, possui um histórico comprovado de incentivo e desenvolvimento de inovações, unindo os talentos de sua rede global de marcas líderes para criar soluções de crescimento impactantes e integradas para seus clientes. A dentsu oferece transformação de experiência de ponta a ponta (EX) ao integrar seus serviços nas áreas de Mídia, CXM e Criatividade, enquanto sua visão de transformação de negócios (BX) amplia os limites da transformação e do crescimento sustentável para marcas, pessoas e a sociedade.
Dentsu, Innovating to Impact.
Artigo | A volta do ‘já dizia minha avó’
Publicado em 06/10/2025 (12 dias atrás)
Se você chegou a este meu texto, não foi por meio de um algoritmo. Talvez ele até tenha facilitado essa conexão, mas certamente teve o olhar prévio de alguém. Afinal, por trás de uma IA, sempre haverá um grande olhar humano que viveu antes.
Aí você me pergunta: mas a inteligência artificial não é o nosso futuro? Claro que é. E é nosso presente também. Em meio a uma enxurrada de dados, os algoritmos preveem nossos desejos antes mesmo de sabermos que os temos, e a inteligência artificial se tornou uma presença tão cotidiana quanto o cafezinho na reunião de equipe.
Se a tecnologia virou commodity no nosso mercado, então o diferencial real volta a ser a criatividade. E isso nos leva de volta para a sala de aula, a escola da vida. Estamos reaprendendo a colaborar, misturar, testar. A nos re-relacionar. Afinal, celulares e computadores nos conectam a tudo, menos às pessoas que estão à nossa volta.
Um time criativo hoje precisa de diversidade, e não estamos falando apenas de origens e vivências distintas, mas também da mistura entre inteligências: humana e artificial. A IA acelera. Ela ajuda a escalar, a fazer mais com menos, a personalizar. Mas sem a pitada humana, sem o “e se?” que vem acompanhado do friozinho na barriga, as marcas podem cair na mesma comunicação comoditizada: previsível, automatizada, esquecível.
Quando falamos de criatividade, a diferença entre adaptação e invenção é clara. A IA adapta, otimiza e refina muito bem. Mas criar do zero? Não, né. Ainda é um território onde a alma humana reina. O pensamento, ou uma ideia, nasce de vivências, de erros, de referências, muitas vezes afetivas e que, curiosamente, estão no passado.
Portanto, quando pensarmos no futuro da comunicação como um todo, talvez a resposta não esteja no próximo app, no prompt mais sofisticado ou na tendência que a China ainda vai lançar. Talvez esteja no que nos trouxe até aqui: no bolinho de fubá da avó e na capacidade humana de viver e contar histórias que tocam, provocam e conectam.
Ricardo Dolla, CCO da Dentsu Creative Brasil
Artigo publicado no Clube de Criação no dia 29/08/2025