Notícias
IA do Google simula conversa natural no telefone
Ferramenta de naturalidade nas conversas chega ao Brasil para auxiliar processos de compra e de busca
IA do Google simula conversa natural no telefone
BuscarIA do Google simula conversa natural no telefone
BuscarFerramenta de naturalidade nas conversas chega ao Brasil para auxiliar processos de compra e de busca
Carolina Huertas
30 de junho de 2022 - 6h00
O Duplex, criado em 2018 e já utilizado em 11 países, do Google, chega ao Brasil. O recurso de inteligência artificial (IA) usa a conversação natural para realizar tarefas. Em terras brasileiras, o recurso está sendo testado em três funções: fazer ligações para atualizar as informações de estabelecimentos comerciais nos resultados da busca e do mapas, automatizar tarefas na internet, como compra de ingressos de cinema, e para a consulta dos locais de votação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Com o Duplex, o Google quer ajudar as empresas a se conectarem com seus clientes de forma cada vez mais rápida, simples e natural”, explica Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.
A tecnologia realiza ligações automáticas para os negócios cadastrados no Perfil da Empresa no Google, agilizando a atualização de informações exibidas no Google Maps e na busca. No vídeo demonstrativo, assim que a pessoa atende o telefone, o Duplex explica que a ligação faz parte do processo de atualização do Google Maps e pede a confirmação dos horários de abertura e fechamento.
A ferramenta surpreende os usuários pela naturalidade da conversa, tanto na fala quanto na compreensão das respostas. Segundo a empresa, isso é possível pela tecnologia avançada de compreensão de linguagem natural (NLU, na sigla em inglês). A empresa tem feito cerca de 200 ligações por dia com a ferramenta e já contatou mais de 50 mil empresas brasileiras nos últimos três meses.
Auxílio de tarefas
Já para a compra de ingressos, o recurso está sendo testado em parceria com a Ingresso.com. Para auxiliar os usuários que não são familiarizados com o mundo digital e trazer agilidade para a tarefa, o recurso permitirá a compra de ingressos para sessões de cinema diretamente da busca. Ao pesquisar por um filme em cartaz e clicar no horário da sessão, aparecerá a opção de compra por meio do assistente.
“Concluir tarefas online, às vezes, pode ser difícil e demorado. A simples compra de um ingresso de cinema pode exigir que você navegue por mais de dez páginas da web e preencha vários formulários com detalhes pessoais e de pagamento. Com o Duplex na web, essas ações se tornam muito mais fáceis e rápidas”, diz Marco Oliveira, head de parcerias do Google Assistente na América Latina.
Eleições
Nas Eleições de 2022, a ferramenta ajudará as pessoas a consultarem o local de votação pela página da busca. Para isso, o Duplex e o Google Assistente guiarão o passo a passo para encontrar o local de votação no site do TSE, auxiliando também no preenchimento dos dados.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores