Pyr Marcondes
17 de setembro de 2019 - 8h03
Durante o evento MMA Innovate LATAM 2019, que acontece em São Paulo nesta quinta-feira, o head das operações latino-americanas da VidMob, Miguel Caeiro, falará sobre o primeiro case da empresa no Brasil, que envolveu a otimização da campanha mobile da linha exclusiva de cervejas artesanais da Colorado, a “Brasil com S”, ao lado de Marcelo Tucci Lisboa, diretor geral da Zx Ventures.
Com o objetivo de gerar awareness para o projeto, a Zx Ventures, unidade global de inovação e tecnologia da AB Inbev, acionou a VidMob, plataforma pioneira de tecnologia que utiliza um novo tipo de dados first-party para empregar o e identificar os elementos criativos que impulsionam a obtenção de resultados.
Ao empregar uma solução proprietária de Inteligência Artificial, desenvolvida internamente em seus escritórios nos Estados Unidos, a startup americana adaptou o vídeo-manifesto, originalmente criado para o site da Colorado, para criar vídeos mobile de alta performance para Facebook, Instagram e YouTube.
O trabalho foi realizado em menos de cinco dias por meio de uma auditoria de criatividade detalhada que gerou insights sobre elementos visuais e textuais responsáveis por capturar a atenção dos consumidores.
Assim, a AB Inbev descobriu o melhor tamanho e posicionamento para o logo da Colorado, quais ingredientes da cerveja deveriam ser mostrados e o melhor enquadramento da garrafa. Pequenos detalhes costumam ter um impacto expressivo na efetividade de peças criativas e a VidMob encontrou uma forma pioneira de identificar quais detalhes são os mais importantes para entregar peças criativas com campanhas já em andamento.
O resultado foi um aumento de 38% na taxa de cliques e um acréscimo de 11% na taxa de visualização da campanha.
Nilson Kalili, head de marketing da Zx Ventures, ressalta que “a Colorado é um vetor de inovação muito forte dentro da Ambev, por isso houve uma sinergia grande com a VidMob, que trouxe a força da inteligência artificial aplicada para apoiar a expansão da marca”.
Por ser parceira oficial das principais plataformas sociais e digitais do mercado – dentre elas Facebook, Google, YouTube, Instagram, Snapchat, Twitter, Pinterest e LinkedIn – a VidMob capta dados diretamente na fonte por meio de sua API e os analisa sob a luz das melhores práticas de dados first-party. Foi assim que a VidMob fez um estudo retroativo de 1 ano da performance da Colorado nas redes sociais para embasar o trabalho realizado para a Brasil com S.
A startup, que em junho recebeu um aporte de mais de R$ 100 milhões em rodada Série B liderada pela BuildGroup, escolheu a cidade de São Paulo para sediar suas operações na América Latina. O CEO e fundador da empresa, Alex Collmer, destaca que a chegada ao Brasil representa um passo fundamental na estratégia de globalização da empresa.
“O Brasil é um hub de inovação em marketing muito quente neste momento, e nós estamos bastante animados por termos escolhido São Paulo como a base para a expansão latino-americana da VidMob. Essa cultura de inovação se encaixa perfeitamente com o nosso Agile Creative Studio e a Zx Ventures se mostrou a parceira perfeita para darmos o pontapé inicial nas nossas operações na região”, afirmou Collmer.
Sobre a VidMob
A VidMob é uma plataforma de tecnologia pioneira que fornece criação de vídeos, análise de dados e otimização de ponta-a-ponta, de forma a entregar campanhas de vídeos digitais de alta performance. A empresa é Parceira Criativa Certificada de plataformas como Instagram, Google/YouTube, Snapchat, Twitter, Pinterest e LinkedIn. Com o objetivo de promover o desenvolvimento da criatividade, a VidMob aloca uma parcela de cada dólar que ganha para custear a produção de campanhas de vídeo para instituições sem fins lucrativos. Já levantou mais de R$ 180 milhões em aportes desde sua fundação, em 2014, de fundos como BuildGroup, You & Mr. Jones, Acadia Woods, Interlock e Macanta, entre outros. Recentemente, recebeu o prêmio J&J 2019 James E. Burke Marketing Award na categoria de Criatividade Inspirada por Dados na América do Norte. Para saber mais sobre a VidMob, acesse www.vidmob.com.
Sobre a ZX Ventures
A ZX Ventures é uma unidade global de inovação e tecnologia da AB InBev. Fundada em 2015, tem como objetivo inovar e antecipar as tendências, seja concebendo, lançando e escalando novos produtos que atendam às necessidades emergentes do consumidor. Seus produtos são diversos, abrangendo itens como: bebidas exclusivas que moldam categorias emergentes, experiências de bar que proporcionam novas maneiras de consumir cerveja, dispositivos domésticos que possibilitam aos consumidores personalizar suas próprias bebidas, serviços que oferecem conveniência por meio do eCommerce e delivery, e muito mais.