ProXXIma
24 de outubro de 2019 - 7h50
Aumento de eficiência, redução de erros e economia de dinheiro. O trio de benefícios que atrai a atenção de qualquer empreendedor é justamente o que oferece o Facebook Budget Notifier , a nova ferramenta da Raccoon para auxiliar na gestão de investimento em mídia online. Desenvolvida pelos engenheiros e programadores do time de automação da agência, a solução traz mais controle ao orçamento de campanhas no Facebook e no Google. Só para se ter ideia do seu potencial em eficiência: nos últimos meses, a solução gerou uma economia de 60 horas mensais do trabalho realizado pelo time de monitoramento, além de redução significativa de erros. Isso significa dinheiro melhor investido e profissionais com mais tempo para aperfeiçoar as estratégias.
O Coordenador de Automação da Raccoon, Augusto de Paula Freitas, explica que a função do seu time é resolver problemas por meio de soluções automatizadas. Na prática, os engenheiros e programadores pegam uma tarefa que é repetitiva, desgastante e que consome muito tempo na gestão de campanhas e a transformam em uma ferramenta que traz mais eficiência aos processos. E foi exatamente o que eles fizeram na construção da ferramente.
O que acontecia é que, após definição de orçamento do cliente e o lançamento das campanhas, se iniciava uma exaustiva jornada de monitoramento dos gastos de recursos: os profissionais precisavam conferir várias vezes ao dia como estava esse consumo. Isso porque o Facebook e o Google, por política interna, podem extrapolar o limite de recursos destinados para aqueles anúncios. Além disso, se por acaso a campanha tivesse algum erro, isso poderia passar despercebido e, antes que o responsável se desse conta, os investimentos destinados aos anúncios já teriam sido consumidos com menor aproveitamento.
O Facebook Budget Notifier resolve esses problemas porque ele permite que o gestor da conta estabeleça três níveis de orçamento para cada campanha: um mais baixo, outro mediano e o último com o teto de investimento previsto para aquele anúncio. A ferramenta monitora a utilização dos recursos no Facebook e no Google e, quando o orçamento atinge cada um dos níveis pré-estabelecidos, ela envia um alerta para o email do responsável pela conta.
“Dessa forma, o gestor tem muito mais controle sobre o investimento. Com a essa solução o responsável é avisado o tempo todo, então ele pode verificar o que está acontecendo e pausar a campanha se precisar”, explica Augusto. Ele lembra que a automação do processo ainda traz eficiência ao trabalho dos profissionais de gestão de campanhas. Considerando a sua utilização apenas nos anúncios de Facebook, nos últimos meses, a Raccoon economizou 60 horas por mês no tempo de trabalho do seu time de monitoramento.
O fundador da Raccoon, André Palis, lembra que a ferramenta também traz ganhos reais aos clientes. Isso porque a automação permite um controle mais eficiente dos recursos, o que, no fim do dia, significa dinheiro melhor utilizado. “O que oferecemos é resultado por meio do marketing digital. E é por isso que investimos em tecnologia e em um time de engenheiros e programadores. Eles resolvem problemas reais, aumentam a eficiência dos nossos processos e nós entregamos um serviço cada vez melhor”, diz.