Assinar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Waze e Prefeitura SP contra o frio

Buscar
WAZE FRIO 1
Publicidade

Notícias

Waze e Prefeitura SP contra o frio

Iniciativa inovadora que integra a campanha da Prefeitura de São Paulo inclui anúncio veiculado durante as noites mais frias exclusivamente aos usuários do serviço de navegação por satélite Waze, para que acionem o acolhimento de quem acharem que está passando frio pela cidade


8 de julho de 2019 - 9h43

 

Diante das previsões de recorde de frio para 2019 na Região Sudeste do Brasil nesse fim de semana, com temperaturas em um dígito na capital paulista, a Prefeitura de São Paulo começa a veicular na cidade a segunda fase de uma campanha publicitária, criada pela agência Lua Propaganda, com o objetivo de conscientizar a população paulistana sobre como as baixas temperaturas do inverno afetam as pessoas que vivem em situação de rua. Intitulada “Não Seja Frio”, a ação mostra o trabalho de acolhimento que é feito por agentes municipais por meio do número 156 de telefone, que está entre os principais canais de comunicação da população com a Prefeitura.

 

Na sua primeira fase, a campanha chamou a atenção da população porque utiliza fotos de verdadeiros moradores da cidade que vivem em situação de rua em relógios de rua, cartazes em abrigos de ônibus e no metrô paulistano – um modal de mídia denominado out of home (OOH). Agora, uma iniciativa inovadora que integra a campanha é um anúncio veiculado durante as noites de frio mais intenso, divulgando mensagens para alertar usuários do serviço de navegação por satélite Waze no sentido de que acionem, pelo telefone 156, os agentes de acolhimento da prefeitura, sempre que virem alguma pessoa em situação de rua que possa estar passando frio pela cidade.

 

Mensagens por telefone celular também serão enviadas, durante as madrugadas, a taxistas e motoristas de veículos compartilhados que atuam por meio de aplicativos. Acordos nesse sentido já estão sendo negociados entre a prefeitura e a SP Taxi, bem como com empresas de aplicativos de transporte. A campanha conta ainda com comercial para televisão, spot para rádio e ações em redes sociais. Tudo com o intuito de despertar a solidariedade da população paulistana para que ligue para o telefone 156 a fim de que seja feito, durante os períodos mais frios do ano, o acolhimento dos cidadãos que se encontram vivendo em situação de rua, um público altamente heterogêneo e com diferentes níveis de vulnerabilidade.

 

As baixas temperaturas durante o inverno se tornam pesaroso problema para aqueles que se encontram em situação de rua e isso se agrava quando a cidade registra níveis inferiores a 13 graus Celsius. “Um dos três pilares definidos como prioritários pelo Prefeito Bruno Covas é o de proteger as pessoas que vivem em São Paulo. Essa campanha vai exatamente nesse sentido”, afirma Marco Antônio Sabino, Secretário de Comunicação da Prefeitura de São Paulo.

 

A nova etapa da campanha está prevista para ser deflagrada na mídia todas as vezes que as previsões do tempo sejam de que o frio do inverno se intensifique na cidade, entrando no que o poder público municipal chama de “Estado de Alerta”. O frio moderado, mais comum na cidade, é considerado como “Estado de Atenção”.

 

Neste link (dropbox) é possível acessar os frames (imagens) da campanha e as imagens com verdadeiros moradores em situação de rua que são utilizadas nos relógios e abrigos de ônibus. No arquivo anexado há uma imagem de como a campanha aparece na tela do Waze.

 

Assista ao filme da campanha:

https://www.youtube.com/watch?v=2x9K4YClXtE&feature=youtu.be

 

Ficha Técnica

Anunciante: Prefeitura de São Paulo

Agência: Lua Propaganda

Título: Operação Baixas Temperaturas

Criação: Bertone Balduíno, Marcelo Diniz e Leandro Sanches

Produção: Thiago Lira

Mídia: Zezé França e Caroline Gomes

Atendimento: João Brito e Vitória Lima

Produtora/filme: Madre Mia

Direção/filme: Rafa Damy

Direção de fotografia: Bruno Zotto

Produtora de Som: Cabaret Produções

Aprovação/cliente: Marco Antônio Sabino e Isabel Amorim

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também