Não temos tempo para pensar
Refletir é fundamental para amadurecer ideias e desenvolver projetos

(Crédito: Shutterstock)
Minha agenda está sempre cheia: reuniões, eventos, entregas, aprovações, deslocamentos e uma infinidade de compromissos. Acordo pela manhã e a primeira coisa que faço é olhar o calendário do Outlook no meu celular. Já começo o dia com taquicardia! Para deixar esse cenário ainda mais intenso, sinto culpa de não ter tempo para minhas prioridades pessoais, como os amigos e a família.
Sei que a responsabilidade é 100% minha. Me acostumei com isso e sou bastante exigente comigo. Sempre me cobro para que o dia, a semana e o mês rendam ao máximo, assim, fico com a sensação de que estão completos. Porém, no final, é um engano: não sobra tempo para pensar.
Pensar é essencial para traçar estratégias, analisar opções e identificar tendências. Faz parte do processo de amadurecimento de ideias e projetos, mas minha agenda lotada e esse modo de agir me impedem de ter mais tempo para pensar.
Para mudar essa situação, tenho praticado diariamente o exercício de organizar as minhas prioridades e aceitar que algumas coisas vão ficar para trás. Dizer “não”, pedir ajuda e solicitar mais tempo. Apesar de todas essas questões serem desafiadoras para mim, estou determinada a mudar o meu comportamento e a recalibrar meu ritmo de vida. Tenho a certeza de que, não apenas eu, mas todos ao meu redor serão beneficiados. Todos iremos respirar melhor.
Nós, mulheres, somos conhecidas por ser multitarefas, mas devemos tomar cuidado para evitar a sobrecarga. Viver sempre na correria e agir no impulso da urgência têm prazo de validade. Às vezes, não percebemos que nós mesmas criamos essa situação e nos colocamos em uma posição insustentável. Portanto, somente nós podemos reverter esse contexto.
Devemos estar atentas em relação às demandas, cobranças e expectativas que assumimos. Ocupar múltiplos papéis, como costumamos fazer, torna a nossa vida uma loucura e o relógio passa a ser um cronômetro onde cada segundo conta.
Isso precisa mudar. Precisamos de tempo para pensar, mesmo que seja necessário incluir mais um item na agenda: um momento reservado para parar, ficar em silêncio sem distrações e não mexer no celular. Simplesmente pensar.