Cannes Lions
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
20 A 24 DE JUNHO DE 2022
Ao todo, 27 profissionais do País participarão da avaliação dos trabalhos na 65ª edição do Festival
Bárbara Sacchitiello
8 de junho de 2018 - 16h42
As mudanças promovidas pela organização do Cannes Lions para tornar valorizar a essência criativa do Festival resultaram em um aumento na quantidade total dos jurados que terão a missão de avaliar os trabalhos inscritos na premiação.
Neste ano, 413 jurados, de 50 países diferentes, foram convidados a compor o júri do Cannes Lions. No ano passado, a organização convidou 390 profissionais. Nem todas essas pessoas, no entanto, julgarão presencialmente os trabalhos na Riveira Francesa. Categorias com grande volume de peças inscritas (como Direct, Print & Publishing, por exemplo), tiveram uma fase de pré-avaliação, na qual jurados avaliaram os cases de maneira online.
Em um esforço contínuo para ampliar a presença feminina no júri do Festival, Cannes terá, neste ano, o percentual máximo de presença feminina de sua história: 46% do total do júri são mulheres (no ano passado, a presença feminina foi de 43,5%). A equidade, no entanto, ainda não foi atingida em relação às presidências de júri: das 26 categorias do Festival, 17 serão presididas por homens. Nove mulheres foram escolhidas pra presidirem júris.
Recorde de brasileiros
Essa 65ª edição do Cannes Lions já é aquela com a maior números de jurados brasileiros da história. Vinte e um profissionais foram escolhidos para representar o Brasil nos júris das categorias e outros seis profissionais brasileiros, que atuam em outros países, também irão ao Cannes Lions para avaliar os trabalhos representando o país em que atuam.
Neste ano, Cannes terá dois brasileiros como presidentes de júri: Luiz Sanches, CCO e sócio da AlmapBBDO, que foi anunciado nesta segunda-feira, 21, como condutor dos trabalhos de Film, enquanto Fernando Machado, CMO do Burger King, será o presidente da categoria Creative Effectiveness.
Veja a lista dos brasileiros que participação do júri do Cannes Lions esse ano:
Luiz Sanches – AlmapBBDO – (presidente de júri) Film
Eco Moliterno – Accenture Interactive – Innovation
Paula Lindenberg – Ambev – Creative Effectiveness
Cesar Toledo – Tribal Worldwide – Media
Paulo Coelho – DM9DDB – Direct
Andrea Siqueira – Isobar Brasil – Creative eCommerce
Fabio Simões – FCB Brasil – Mobile
Álvaro Rodrigues – Fullpack – Radio & Audio
Rodolfo Sampaio – Moma Propaganda – Print & Publishing
Kito Siqueira – Satélite Áudio – Music
Fernando Guntovich – The Group – Brand Experience
Alberto Lopes – Vetor Zero – Film Craft
Giovanni Vannucchi – Oz Estratégia + Design – Design
Mariana Borga – J. Walter Thompson – Outdoor
Bruno Abner – McCann Health – Health & Wellness
Saulo Rodrigues – RG/A – Digital Craft
Laura Esteves – Y&R – Film
Patrícia Bartuira – FleishmanHillard Brasil – PR
Alessandra Sadock – Artplan – Industry Craft
Mônica Salgado – Jornalista – Social & Influencer
Rafael Lazarini – Live Nation Entertainment – Entertainment
E confira, também, os brasileiros que participarão do júri, representando outros mercados:
Fernando Machado – Burger King – (presidente de júri) Creative Effectiveness
PJ Pereira – Pereira & O’Dell – Titanium
Renata Florio – Ogilvy Health & Wellness – Pharma
Rafael Rizuto – TBD – Glass
Miguel Bemfica – MRM/McCann – Entertainment
Juliana Paracencio – Memac Ogilvy – Brand Experience
Veja também
Veja as campanhas mais premiadas do mundo
Com menor acúmulo de Leões nas líderes do ranking do Festival de Cannes, case australiano "Palau Pledge", criado pelo brasileiro Gustavo Vampré, lidera lista global
A vida após o Grand Prix
Como os departamentos criativos de Africa e Grey lidam com a nova responsabilidade trazida com o reconhecimento no Cannes Lions