As dez campanhas mais vistas no YouTube Brasil

Buscar

As dez campanhas mais vistas no YouTube Brasil

Buscar
Publicidade

Comunicação

As dez campanhas mais vistas no YouTube Brasil

Com mais de 20,5 milhões de views, ?Vai Amarelar?, da Gillette feito pela Africa, lidera o top ten. A agência domina ranking 2012 do portal


10 de dezembro de 2012 - 8h30

wraps
O YouTube divulga nesta segunda-feira, 10, ranking dos dez vídeos publicitários mais vistos no Brasil em 2012. Em relação à lista do ano anterior, há mudanças importantes. Além de a audiência ter crescido de maneira significativa, uma agência dominou o top ten: a Africa. É criação dela o vídeo que ocupa o primeiro posto: “Vai amarelar ou vai de Gillette”, com mais de 20,5 milhões de views.

O sucesso da campanha se desdobrou em outro filme, “Vai amarelar ou vai de Gillette – O retorno”, que se tornou o terceiro vídeo mais visto no ranking, com pouco mais de 13,5 milhões de views. Na segunda posição figura mais uma criação da Africa, “Bebê – Sem papel”, para o Itaú, com 15,4 milhões de views. O vídeo nasceu a partir de uma “celebridade” do YouTube e conquistou uma forte audiência.

Da lista das dez campanhas mais vistas em 2012 – veja os filmes abaixo -, seis são da Africa. As demais agências que participam desse ranking são Loducca com a One Digital, New Energy com Wunderman, Fbiz e DM9DDB, as duas últimas como as responsáveis pela adaptação e compra de mídia de peças criadas fora do Brasil.

Em 2011, o topo da lista coube a “Pôneis Malditos”, da Lew’Lara\TBWA para Nissan. Na época em que o ranking foi divulgado, o vídeo tinha alcançado 13,5 milhões de views. E nenhuma agência tinha emplacado mais do que uma peça na lista.

Para o YouTube, há um sinal claro de evolução dos vídeos publicitários. “No ano passado, entre os cem vídeos com mais views no Brasil, havia apenas cinco anúncios. Este ano, são 16”, revela Vivian Bravo, especialista de produtos de publicidade do YouTube para América Latina. Isso quer dizer que os usuários brasileiros estão apreciando mais as campanhas no portal. Vale destacar que o Brasil é um dos cinco maiores mercados para o YouTube no mundo.

Ainda a respeito do top ten, Vivian ressalta outro ponto na análise dos rankings 2011 e 2012: a elevação da qualidade do trabalho criativo. “As agências estão mais preocupadas com isso. E estão buscando o que é relevante para quem está no YouTube. Há muito de entretenimento nos vídeos, que não significa apenas diversão. O filme da Nextel, por exemplo (o sétimo da lista), tem um lado emotivo”, esclarece.

Método

A lista é feita com uma ferramenta interna do Google, que é utilizada globalmente pela equipe de engenheiros do YouTube (mesma metodologia adotada para apontar os vídeos gerais mais vistos por país ao redor do mundo). Os números públicos de views consideram visualizações vindas de várias partes, não apenas do Brasil. O top ten se refere à audiência brasileira. A base de análises foi fechada no dia 21 de novembro. Por causa dessa data, pode haver diferenças nas visualizações de algumas peças.

Para saber mais, leia a reportagem completa na edição desta semana de Meio & Mensagem (a de número 1539, com data de publicação de 10 de dezembro).

Confira o top ten (com números de views aproximados):

1º lugar – "Vai amarelar ou vai de Gillette".
Anunciante – Gillette (P&G).
Agência – Africa.
Views – 20,5 milhões.

– "Bebê – Sem papel".
Anunciante – Itaú.
Agência – Africa.
Views – 15,4 milhões.

– “Vai Amarelar? Ou vai de Gillette? O Retorno”.
Anunciante – Gillette (P&G).
Agência – Africa.
Views – 13,5 milhões.
 

– "Budweiser – Great preparation".
Anunciante – Budweiser.
Agência – Africa.
Views – 11,6 milhões. 

– “Strip da Gisele”.
Anunciante – Oral-B (P&G).
Agência – Africa.
Views – 10,8 milhões. 

– “Cenas inéditas da transformação da Xuxa”
Anunciante – Koleston/ Wella (P&G).
Agência – New Energy e Wunderman.
Views – 10,7 milhões. 

– “Protagonistas da minha história”.
Anunciante – Nextel.
Agência – Loducca e One.
Views – 10,5 milhões.
 

– “Diga alô ao smartphone tela cheia”.
Anunciante – Motorola.
Agência – Goodby & Silverstein e Fbiz (adaptação).
Views – 9 milhões. 

– “Reebok Real Flex”.
Anunciante – Reebok.
Agência – McGarryBowen e DM9DDB (adaptação).
Views – 8 milhões. 

10º – Atchim e Espirro – A volta”.
Anunciante – Vick Vaporub (P&G).
Agência – Africa.
Views – 6 milhões.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Campanhas da Semana: montadoras apostam em personalidades

    Campanhas da Semana: montadoras apostam em personalidades

    Galvão Bueno, Tatá Werneck e streamers estrelam campanhas de marcas como Jeep, Citröen e Tupi

  • Mark Read, sobre WPP: “Esperamos ver crescimento no segundo semestre”

    Mark Read, sobre WPP: “Esperamos ver crescimento no segundo semestre”

    Holding encerra primeiro trimestre com queda de 1,6% na receita orgânica, resultado que estava, segundo o CEO, dentro do esperado