Alphabet diante da primeira polêmica

Buscar
Publicidade

Marketing

Alphabet diante da primeira polêmica

A BMW está analisando se a holding que vai agrupar as empresas do Google infringiu algum direito de sua subsidiária, a BMW Alphabet


12 de agosto de 2015 - 2h35

A Alphabet, holding recém-criada para gerenciar os diversos negócios do Google já lida com sua primeira polêmica. Após o anúncio da criação da Alphabet, na segunda-feira 10, a alemã BMW confirmou que analisa se o Google infringiu algum direito de sua subsidiária, a BMW Alphabet. “Estamos examinando se existe qualquer implicação de uso ou direito sobre a marca, porém, não existe nenhum plano de curto prazo de tomar medidas legais contra o Google”, disse a BMW.

A BMW Alphabet é especializada em frotas de veículos, atende 530 mil clientes corporativos e está presente em 18 países. As questões legais sobre o uso da marca não estão claras já que, no comunicado de lançamento da holding, o Google deixou claro que a Alphabet não vai criar nenhum produto ou marca que leve o nome.

Agências internacionais também noticiaram que o domínio alphabet.com poderia ser cobiçado pelo Google. Ao The New York Times, um porta-voz da montadora alemã afirmou que não abre mão, já que a marca BMW Alphabet é parte importante do negócio da empresa. Não é apenas a BMW que pode ser um problema para o Google. Nos Estados Unidos, o nome é comum para empresas. Segundo a Reuters, 103 companhias possuem o mesmo nome ou alguma variação. Para conseguir qualquer vitória na Justiça, porém, as reclamantes devem provar que a marca cria confusão entre os consumidores no caso de bens e serviços semelhantes.

A Alphabet Inc. vai controlar as divisões do Google. A corporação, em si, não vai desenvolver produtos, apenas gerenciar suas subsidiárias. A marca Google não vai desaparecer e seus serviços continuam os mesmos. Apenas passam a ser centralizados na Google Inc que se torna subsidiária da Alphabet.

Disputas de patentes

O Google está acostumado a lidar com disputas. Em 2012, a empresa negociou com a Apple assuntos ligados a propriedades intelectuais, como as recentes disputas quanto a patentes para dispositivos móveis que envolvem as duas marcas.

Após decisão da Justiça americana em condenar a Samsung por violar patentes da Apple, consultores disseram ao Advertising Age que o Google seria afetado negativamente pela decisão. De acordo com a Reuters, o Google tem tentado se aproximar da companhia fundada por Steve Jobs.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série explora marcas que transformaram indústrias

    Série explora marcas que transformaram indústrias

    Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas