As 9 características do cliente ideal, segundo as agências
Primeira edição do Marketer Scope, da Scopen, elenca atributos indispensáveis ao cliente exemplar; Itaú, Ambev e Unilever são as empresas que mais se aproximam desse ideal
A busca por relações de longo prazo, remuneração adequada e aposta na criatividade são os três de nove atributos que caracterizam o cliente ideal, segundo as agências ouvidas pelo Marketer Scope.
Realizado pela primeira vez no Brasil, o estudo da Scopen ouviu, de julho a setembro de 2024, 441 profissionais de agências para obter uma definição dos atributos do cliente exemplar. Veja a seguir:

A partir dessas características, a Scopen montou um ranking das dez marcas que, segundo os entrevistados, mais se aproximam do cliente exemplar. Itaú, Ambev e Unilever formam o pódio:
| Quais são os clientes mais exemplares | |
| Posição | Marca |
| 1° | Itaú |
| 2° | Ambev |
| 3° | Unilever |
| 4° | O Boticario |
| 5° | Volkswagen |
| 6° | Heineken |
| 7 | Burger King |
| 8° | Coca-Cola |
| 9° | Natura & Co |
| 10º | Mercado Livre |
Os participantes do estudo também avaliaram atuais ou ex-clientes em 13 atributos. Os mais mencionados foram: presença de bons profissionais na equipe de marketing (64,2%), compartilhar resultados que permitem aprendizado para as próximas campanhas (60,3%) e busca pela inovação e transformação do negócio (59,1%).
Por outro lado, o atributo menos mencionado foi o respeito em concorrências e remuneração das agências participantes do processo (17,3%), o que evidencia a baixa adesão a essa prática por parte dos anunciantes.
Quando os atributos foram analisados de forma individual, os anunciantes que mais apareceram no top 3 foram: Volkswagen (líder em cinco atributos e na segunda posição em outro atributo) e Google (figura em seis atributos entre os top 3, sendo quatro deles na segunda posição e na terceira em dois atributos). Já Mondelez, Coca-Cola e Netflix estão presentes no top 3 em quatro dos 13 atributos analisados. Confira a seguir:
| Best In Class, de acordo com os profissionais das agências) | |
| Bons profissionais na sua equipe de marketing – 64,2% | |
| 1° | Coca-Cola |
| 2° | Heineken |
| 3° | Unilever |
| Compartilham resultados que permitem aprender para as próximas campanhas – 60,3% | |
| 1° | Volkswagen |
| 2° | Mercado Livre |
| 3° | GM |
| E uma empresa que busca inovar (Transformar seu negocio) – 59,1% | |
| 1° | Heineken |
| 2° | Burger King |
| 3° | Itaú |
| Compartilham dados que ajudam no entendimento do seu negocio – 58,4% | |
| 1° | Volkswagen |
| 2° | Natura & Co |
| 3° | Mondelēz |
| Remunera adequadamente o trabalho da agência – 52,1% | |
| 1° | Volkswagen |
| 2° | |
| 3° | Netflix |
| Remunera adequadamente o trabalho da agência – 52,1% | |
| 1° | Volkswagen |
| 2° | |
| 3° | Bradesco |
| Prepara bons briefings para compartilhar com as agências – 50,6% | |
| 1° | Coca-Cola |
| 2° | Mondelēz |
| 3° | |
| É respeitosa com o tempo de resposta dos pedidos – 49,3% | |
| 1° | Mondelēz |
| 2° | Pepisico |
| 3° | Netflix |
| E uma empresa avancada no digital – 46,2% | |
| 1° | Netflix |
| 2° | |
| 3° | Stellantis |
| Cliente com políticas de diversidade, inclusão e equidade – 44,4% | |
| 1° | Natura & Co |
| 2° | |
| 3° | Coca-Cola |
| Boas metodologias e processos que facilitam a relação com a agência – 43,1% | |
| 1° | Mondelēz |
| 2° | Pepisico |
| 3° | Netflix |
| Tomam decisões primando pela qualidade em relação ao preço – 42,5% | |
| 1° | Volkswagen |
| 2° | Itaú |
| 3° | Coca-Cola |
| São respeitosos nas concorrências (remunerando as agências participantes) | |
| 1° | Pepsico |
| 2° | Netflix |
| 3° | |
Ao considerar as posições das marcas em cada um dos atributos, a Scopen montou o ranking global de avaliação das empresas, que calcula a média em função da posição obtida por cada empresa em cada um dos 13 atributos analisados. Veja:
Ao considerar as posições das marcas em cada um dos atributos, a Scopen montou o ranking global de avaliação das empresas, que calcula a média em função da posição obtida por cada empresa em cada um dos 13 atributos analisados. Veja:
| Ranking global dos anunciantes melhor avaliados pelos profissionais de agências | |
| Posição | Marca |
| 1° | Mondelēz |
| 2° | |
| 3° | Heineken |
| 4° | Netflix |
| 5° | Coca-Cola |
| 6° | Pepisico |
| 7° | Volkswagen |
| 8° | Itaú |
| 9° | O Boticário |
| 10° | Unilever |