Em meio à polêmica, 99 faz campanha para promover serviço de motos
99Moto é tema de briga na Justiça com a Prefeitura de São Paulo, que defende suspensão da oferta de viagens em motos
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Taís Farias
23 de janeiro de 2025 - 10h35
MC Luana e MC Hariel estrelam campanha da 99Moto (Crédito: Reprodução)
Atualizada em 23/01, às 16:46
A 99 lançou a campanha “99Moto Pra quem é ligeiro” (Confira abaixo), que apresenta o serviço de intermediação de viagens entre passageiros e motociclistas. O 99Moto é tema de uma briga com a Prefeitura de São Paulo que considera o serviço irregular.
Até o lançamento da campanha, o serviço vinha sendo apresentado para os novos usuários por meio de cupons disponibilizados no aplicativo e comunicação via app para os motociclistas que podem, agora, realizar o transporte de passageiros.
O filme foi criado em uma colaboração entre a in-house da marca, o Estúdio Criativo 99, a CP+B, BR Media e Eyxo e é protagonizado por Mc Hariel e Mc Luana. Para a direção da peça, a marca escolheu Aisha Mbikila que também foi responsável pelo filme de lançamento da categoria, “Dança da Motinha”, em 2023 (Confira abaixo).
No manifesto, os Mc’s compartilham suas próprias histórias andando de moto. O primeiro emprego de Hariel foi como entregador, enquanto Luana usava o modal para se descolar entre dois empregos. Por fim, os Mc’s convidam o público a fazerem parte do grupo de primeiros usuários da 99Moto e destacam valores como agilidade e segurança.
Na primeira semana do serviço, mais de 200 mil corridas foram feitas. A campanha será exibida na TV aberta, digital e em peças out-of-home, incluindo as estações de transporte público de São Paulo.
Ontem, a Uber anunciou que seu serviço de viagens individuais por moto voltará à ativa na cidade de São Paulo. A companhia tentou implementar o serviço Uber Moto em São Paulo em 2023, porém, a ideia não seguiu adiante por conta de questionamentos da gestão municipal. Na ocasião, a prefeitura publicou o decreto nº 62.144, que suspendeu temporariamente o serviço.
A Prefeitura, por sua vez, apresentou na quarta-feira, 22, um notícia-crime conta a 99 por descumprir o decreto que proíbe o serviço de mototáxi na capital paulista. O município ainda solicitou que todas as medidas tomadas contra a 99 sejam estendidas à Uber.
Com a notícia-crime que instaura um inquérito policial, a Prefeitura que a Polícia Civil investigue o descumprimento da legislação municipal pelas empresas e que as companhias sejam responsabilizadas por eventuais acidentes.
A briga envolvendo 99 e a Prefeitura de São Paulo começou na última terça-feira, 14, quando a companhia anunciou o lançamento da funcionalidade em São Paulo. Na mesma data, em uma fala à CNN, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) afirmou que a chegada do serviço à cidade representaria uma carnificina.
Em 2023, quando a Uber tentou oferecer o serviço de transporte de passageiros em moto em São Paulo, o prefeito publicou o decreto nº 62.144 que suspende temporariamente a utilização de motos para prestação do serviço de transporte individual remunerado de passageiros.
A 99, em contrapartida, se apoia no Plano Nacional de Mobilidade Urbana, modificado em 2018 pela Lei 13.640, que regulamenta os serviços de aplicativos de transporte. Para a companhia, o caso extrapola a competência municipal. O mesmo aconteceu em outras regiões em que a Justiça entendeu que os municípios não podiam restringir a regulamentação federal.
Com esse cenário, teve início a briga judicial. Na última sexta-feira, 17, a Prefeitura por meio de uma ação pública da Procuradoria Geral do Município (PGM) ingressou com uma ação que pedia a punição da empresa em R$ 1 milhão diários por crimes de desobediências e R$ 50 milhões de indenização por danos morais coletivos. Posteriormente, no fim da quarta-feira, 22, 8ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo indeferiu o pedido de aplicação de multa.
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