Além de 99, Uber retoma motos e aquece briga com Prefeitura de SP
Empresa havia tentado lançar o serviço em 2023; ambos os aplicativos citam decisão judicial que suspendeu a proibição da modalidade como respaldo para operarem
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Meio & Mensagem
22 de janeiro de 2025 - 11h33
Uber Moto passa a ser oferecido na cidade de São Paulo, fora da região do centro expandido, a partir desta quarta-feira, 22 (Crédito: Divulgação)
Atualizada em 23/01, às 16:48
A Uber anunciou que a partir desta quarta-feira, 22, o serviço Uber Moto voltará à ativa na cidade de São Paulo. De acordo com a empresa, nessa fase inicial a funcionalidade estará restrita ás regiões de fora do centro expandido da capital paulista, a fim de permitir a análise da demanda.
A decisão da Uber vem em meio a uma grande disputa envolvendo uma concorrente da companhia, a 99, que vem tentando manter o serviço de Motos em operação, enquanto a Prefeitura de São Paulo tenta fazer valer o decreto que proíbe temporariamente a utilização de motocicletas para transporte individual remunerado na cidade.
A Uber tentou implementar o serviço Uber Moto em São Paulo em 2023, porém, a ideia não seguiu adiante por conta de questionamentos da gestão municipal. Na ocasião, a prefeitura publicou o decreto nº 62.144, que suspendeu temporariamente o serviço.
Agora, a empresa de mobilidade aponta que o relançamento acontece em um contexto em que o serviço já está operando na cidade há uma semana, após decisão judicial ter negado liminar do município solicitando a suspensão da oferta.
Em comunicado, Laura Lequain, head da Uber Moto no Brasil, defende que a modalidade é uma alternativa de mobilidade que está presente de Norte a Sul do País e tem se estabelecido, em especial, onde o transporte público é menos presente, principalmente em regiões periféricas, com valores, em média, 40% mais baixos do que os do Uber X.
“Um dos seus principais usos é justamente no papel complementar ao serviço público: muitas viagens são a chamada última milha, do ponto de ônibus ou estação de metrô até a casa ou vice-versa”, declarou a executiva.
A entrada da Uber no cenário das corridas com motos deve aquecer ainda mais a batalha que a 99 já vinha travando contra a gestão do prefeito Ricardo Nunes, que argumenta que a oferta do serviço poderia trazer problemas para a cidade e riscos à segurança da população.
A briga envolvendo 99 e a Prefeitura de São Paulo começou na última terça-feira, 14, quando a companhia anunciou o lançamento da funcionalidade em São Paulo. Na mesma data, em uma fala à CNN, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) afirmou que a chegada do serviço à cidade representaria uma carnificina.
A 99 diz se apoiar no Plano Nacional de Mobilidade Urbana, modificado em 2018 pela Lei 13.640, que regulamenta os serviços de aplicativos de transporte. Para a companhia, o caso extrapola a competência municipal. O mesmo aconteceu em outras regiões em que a Justiça entendeu que os municípios não podiam restringir a regulamentação federal.
Na última sexta-feira, 17, a Prefeitura por meio de uma ação pública da Procuradoria Geral do Município (PGM) ingressou com uma ação que pedia a punição da empresa em R$ 1 milhão diários por crimes de desobediências e R$ 50 milhões de indenização por danos morais coletivos. Posteriormente, no fim da quarta-feira, 22, 8ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo indeferiu o pedido de aplicação de multa.
Segundo a 99, até essa terça-feira, 21, já foram realizadas mais de 200 mil viagens de moto com passageiros em ruas e avenidas fora do centro expandido da capital. Os três bairros com maior deslocamento foram: Capão Redondo, Itaquera e Tucuruvi. Completam o top 10: Jabaquara, Tatuapé, Itaim Paulista, Santana, Santo Amaro, Vila Sônia e Grajaú.
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