Elon Musk quer desenvolver versão do Grok para crianças
De acordo com postagem no X, Baby Grok seria um aplicativo dedicado à conteúdos infantis
Elon Musk agora mira na inteligência artificial para crianças. Em postagem no X, antigo Twitter, o dono da plataforma anunciou o desenvolvimento do Baby Grok, uma versão de sua IA dedicada ao conteúdo infantil.
O chatbot de IA do X passou a ser disponibilizado aos usuários premium do X em 2023, criado para competir com produtos similares de gigantes da tecnologia como OpenAI, com o ChatGPT, e o Gemini, do Google.

Grok, da xAI, foi lançado em 2023; modelo mais recente, o Grok-4, chegou em julho (Crédito: Gguy/Shutterstock)
A versão mais recente do serviço, o Grok-4, foi apresentado no início de julho como “o modelo mais inteligente do mundo”. A atualização inclui habilidades de raciocínio mais aprimoradas e integração de pesquisa em tempo real, selecionando suas próprias fontes de consulta em toda a Internet.
A sofisticação de modelos do tipo, contudo, têm levantado polêmicas e debates sobre segurança. A atualização do chatbot de Musk veio acompanhada do lançamento de personagens que interagem com os usuários, chamados de Companions: um panda com comportamento mal-humorado, e Ani, em estilo anime considerado sexualizado, que pode flertar e até mesmo sugerir interações amorosas, provocativas e utilizar apenas roupas íntimas, e disponível mesmo no modo infantil do aplicativo.
As diretrizes atuais da xAI, empresa de IA de Musk por trás do chatbot, indicam que o Grok não é direcionado para menores de 13 anos. Até 17 anos, o uso depende da autorização de pais ou responsáveis, de acordo com página de perguntas frequentes sobre o recurso.
A xAI admite que, ainda que tome medidas para limitas dados e resultados indesejados, os recursos escolhidos podem resultar em respostas que não sejam apropriadas a todas as idades. Nas configurações do Grok, é possível optar que o chatbot empregue uma linguagem sugestiva e grosseira, o que pode se refletir nas respostas fornecidas ao usuário. “Recomendamos que os pais tenham cuidado ao monitorar o uso do Grok por seus filhos adolescentes”, indica a página.
Reportagem da Fox Business indica que espera-se que o Baby Grok seja uma versão simplificada do chatbot e adaptado com recursos que garantam interações seguras e educativas para o público.
O Grok também está enfrentando polêmicas no que diz respeito às respostas que fornece aos usuários, reproduzindo discursos antissemitas e outros conteúdos de ódio.