Women to Watch

Women to Watch 2025: conheça a trajetória das homenageadas

Pavimentação de caminhos bem-sucedidos para outras mulheres é característica das lideranças que personificam a missão do evento

i 20 de agosto de 2025 - 9h17

Homenageadas 2025

Homenageadas 2025

Em 2013, quando Meio & Mensagem realizou no Brasil a primeira edição do Women to Watch, dados divulgados pela consultoria Grand Thornton mostravam um aumento da ocupação feminina nos cargos de liderança. Globalmente, segundo o International Business Report de 2013, 24% dos cargos de CEOs, diretores ou vice-presidentes eram ocupados por mulheres. No Brasil, esse índice era um pouco menor do que a média mundial: 23%.

Mais de uma década depois, dados da mesma pesquisa, desta vez em 2024, mostravam um cenário que ecoa o discurso de boa parte das mulheres que ocupam cargos importantes no mercado de trabalho e que vem acompanhando, ao longo dos últimos anos, o ritmo dessa evolução. O quadro melhorou, mas ainda está longe do ideal. Em 2024, a Grant Thornton apontou que 37% dos cargos de liderança no Brasil já eram ocupados por mulheres. Esse percentual, contudo, encolheu na comparação com 2023, quando a mesma consultoria apontou que o País tinha 39% de mulheres líderes, índice recorde no estudo.

Pelo aumento numérico, é inegável o avanço da presença feminina em cargos de poder. Por outro lado, há a constatação de que 63% das funções de liderança nas empresas ainda estão nas mãos de homens, em um País em que as mulheres são a maioria da população — 51%, de acordo os mais recentes dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Acompanhar o passo a passo dessa evolução e suscitar debates sobre a urgência de ampliar a velocidade com que essa desigualdade vem sendo diminuída é uma tarefa à qual a plataforma Women to Watch se dedica ao longo de suas 12 edições, cuja missão, de certa forma, é personificada na homenagem anual, concedida a profissionais que, em diferentes áreas de atuação, conseguiram avançar na projeção das próprias carreiras e, também, colaboram na pavimentação de caminhos para que outras mulheres tracem trajetórias bem-sucedidas.

De 2023 até 2024 já foram homenageadas 79 mulheres, com históricos profissionais que passam por agências de publicidade, anunciantes, veículos de comunicação, produtoras, plataformas de conteúdo e por iniciativas que têm, justamente, a função de fomentar um mercado mais inclusivo e igualitário.

Esse grupo ficou maior em 2025 com a adesão de outras sete executivas, com bagagens e formações igualmente diversas, mas que têm em comum a percepção de que sua jornada, apesar de individual, não deixa de ter impacto coletivo.

Clique, abaixo, no nome de cada uma das sete homenageadas pelo Women to Watch em 2025 para conhecer mais sobre suas carreiras, propósitos e posicionamentos que as levaram ao reconhecimento da iniciativa:

Alessandra Souza: o desafio de liderar o marketing automotivo

Carol Boccia quer resgatar o encantamento da propaganda

Fabiana Manfredi: “Sucesso é não abrir mão dos meus valores”

Gilvana Viana, da MugShot, amplia vozes no mercado cultural

A jornada de Jana Borges entre diferentes universos do marketing

Para Juliana Roschel, abertura ao erro gera criatividade e inovação

Valeria Soska: da tecnologia ao comando comercial da Globo