Assinar

Uber passa a oferecer Uber Moto em São Paulo e no Rio

Buscar

Uber passa a oferecer Uber Moto em São Paulo e no Rio

Buscar
Publicidade
Marketing

Uber passa a oferecer Uber Moto em São Paulo e no Rio

Nova modalidade de transporte foi anunciada nesta quinta-feira, 5, mas Prefeituras das duas capitais pediram a suspensão da oferta alegando falta de regulamentação


5 de janeiro de 2023 - 11h42

Uber Moto

Serviço já pode ser solicitado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro (Crédito: Divulgação/Uber)

Atualizada às 17h36

A Uber passa a oferecer o serviço de transporte via motocicletas em São Paulo e no Rio de Janeiro. A partir desta quinta-feira, 5, já é possível pedir a modalidade Uber Moto pelo aplicativo.

Logo após a empresa ter anunciado o novo serviço, contudo, a Prefeitura de São Paulo determinou a suspensão imediata do Uber Moto, alegando que o serviço não havia sido regulamento pela administração municipal e que não havia sido informada, pela Uber, do lançamento da modalidade. A Prefeitura do Rio de Janeiro também estaria alegando a mesma falta de regulamentação para pedir a suspensão do serviço e, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, declarou que não permitiria a continuidade da oferta.

O que diz a Uber?

Em comunicado enviado a respeito da decisão da Prefeitura de São Paulo, a Uber diz que “embora a chegada da modalidade seja uma novidade no município, o uso de motocicletas para viagem com passageiros é uma realidade nas cidades brasileiras há bastante tempo” e que “as viagens de Uber Moto ocorrem principalmente para complementar os deslocamentos dos usuários da plataforma e promover a conexão com modais de transporte como terminais de ônibus e estações de trem e metrô.”

“Na modalidade Moto, parceiros do aplicativo realizam transporte privado individual em motocicletas, atividade prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012) e distinta de categorias de transporte público individual em motocicletas, como o mototáxi. A norma federal que regulamenta o transporte individual privado de passageiros – e que estabelece os limites para a regulamentação pelos municípios – não faz distinção quanto ao tipo de veículo. É comum que a atividade seja desempenhada com automóveis, mas isso não significa que este seja o único modal permitido.”, diz a Uber.

Uber Moto no Brasil

A empresa já oferece o serviço de transporte por motos desde 2020, mas ainda não havia disponibilizado a modalidade nas duas maiores cidades brasileiras. Até o momento, já são mais de 160 municípios no País que contam com o Uber Moto.

Em nota, a diretora de marketing da Uber Brasil, Luciana Ceccato, declarou a que, antes de desembarcar nas duas maiores cidades brasileiras, a empresa passou mais de dois anos estudando o uso do produto em diversos lugares e avaliando o comportamento dos usuários.

“O que percebemos é que, além dos deslocamentos rotineiros, existe um uso constante de chegada e partida de estações e terminais de ônibus, trens e metrô, comprovando que esse é um produto que também complementa o deslocamento de usuários que utilizam a malha pública de transportes”, declarou a diretora de marketing, em nota.

Uber Moto será mais barato

A Uber afirmou, ao anunciar o serviço, que o preço do Uber Moto será mais barato do que o UberX, a modalidade de automóveis mais acessível oferecida pela plataforma.

A empresa diz que a nova modalidade de transporte seguirá as mesmas normas de segurança das demais e orienta que os usuários façam uso do próprio capacete para o transporte. Caso utilizem capacetes extras, oferecidos pelos motoristas, a orientação é de que as peças sejam higienizadas e utilizadas com toucas higiênicas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Nike e NFL renovam parceria de materiais esportivos até 2038

    Nike e NFL renovam parceria de materiais esportivos até 2038

    Parceria reforça expansão global do esporte, além do desenvolvimento e capacitação dos atletas

  • As collabs mais inusitadas – e estratégicas – de 2024

    As collabs mais inusitadas – e estratégicas – de 2024

    Bauducco e Cimed, Risqué e Doritos e Boticário com Paçoca Amor são algumas das parcerias que geraram produtos para captar a atenção dos consumidores de diferentes universos ao longo do ano