Os planos mundiais da Uber para se aproximar dos táxis
Empresa fecha acordo em Nova York para listar taxistas em seu app e traça meta de inserir em sua plataforma todos os táxis das cidades nas quais opera até 2025.
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Giovana Oréfice
29 de março de 2022 - 10h26
Há alguns anos, quando os primeiros aplicativos de mobilidade surgiram, uma das principais discussões era a concorrência acirrada com as frotas de táxis de diversas cidades ao redor do mundo. Corridas mais baratas e facilidade de acesso eram alguns dos motivos que atraíam os consumidores e popularizaram marcas como Uber, 99 e Lyft.
Contudo, o cenário parece estar prestes a mudar. Pela primeira vez, a Uber fechou parceria com uma cidade inteira visando integrar toda a frota de táxis de Nova York, nos Estados Unidos, em seu aplicativo. O anúncio, divulgado pelo Wall Street Journal, aponta que a companhia deverá fornecer tecnologia aos taxistas junto à Creative Mobile e a Curb Mobilty, que contribuem com soluções dentro da própria plataforma e já são utilizadas por aproximadamente 14 mil taxistas de Nova York.
Segundo a empresa, os usuários pagarão tarifas similares às que pagam no UberX para viajar de táxis. Ainda, os taxistas terão acesso prévio à rota desejada pelos clientes e poderão optar por aceitar ou não as corridas.
No Brasil, o serviço Uber Táxi foi disponibilizado em 2020 na cidade de São Paulo. A companhia convidou taxistas credenciados junto à Prefeitura para fazer parte do aplicativo e prometia aos usuários proporcionar uma melhor experiência para a mobilidade. No entanto, a parceria seguia orientada pela tabela estabelecida pela legislação e um taxímetro analógico continuou a ser utilizado. Ao final das viagens, os taxistas registravam o preço da corrida no app, incluindo um custo fixo de R$ 1. Outros aplicativos, como o 99, também integram táxis em seu aplicativo.
Ao portal norte-americano, o vice-presidente de operações da Uber aponta que o acordo junto aos taxistas de NYC é o maior e mais ousado de tudo o que a companhia já fez anteriormente. “Ao olharmos para os próximos cinco anos, acreditamos firmemente que não há mundo em que táxis e Uber existam separadamente”, afirmou durante sua participação no Investor Day 2022. De acordo com o executivo, há muito a ganhar para ambos os lados e, por esta razão, a empresa estabeleceu a meta de incluir em sua plataforma todos os táxis das cidades nas quais opera até 2025.
No momento, os táxis se mostram como o principal produto da Uber em locais como Hong Kong e Turquia, uma vez que auxilia no desbloqueio de novos mercados. No entanto, ainda não há informações sobre quais são os próximos passos da empresa para atender outras cidades, nem mesmo de quando estratégia similar à aplicado em Nova York deverá chegar no Brasil.
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