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Abap e Fenapro se unem contra a crise

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Comunicação

Abap e Fenapro se unem contra a crise

Campanha criada pela Dentsu estimula mercado a buscar alternativas e apresenta cases de sucesso


7 de junho de 2016 - 14h49

Com a proposta de olhar para o futuro, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) lançam no final de semana uma campanha que pretende estimular a retomada da normalidade econômica. A ação, criada pela Dentsu, tem desdobramentos na mídia impressa e digital, e trabalha a assinatura “Anuncie. E deixe a crise para os outros”.

Os três anúncios impressos (veja abaixo), que serão veiculados em jornais e revistas de forma colaborativa, fazem analogias com o esporte – futebol, surf e vôlei. Segundo Mario D’Andrea, presidente e CCO da Dentsu Brasil, o ponto de partida da campanha foi simples: a única coisa que as empresas não podem neste momento difícil e complicado é fazer nada. “Como vão enfrentar a partida que estão perdendo? É preciso encontrar novos caminhos. Para não ficar na retórica, nas redes sociais vamos mostrar cases de sucesso construídos no período de crise”, afirma Mario.

Na fanpage da Abap no Facebook será publicada uma série de cases, quatro deles vencedores da edição 2015 do Effie Awards Brasil. O primeiro caso apresentado é o da Canon. Com a utilização da emoção e de mídias integradas para gerar relevância e promover suas câmeras, a marca registrou aumento de 470% nas vendas e alcançou a liderança de mercado no País (veja vídeo abaixo). Também serão mostrados cases de O Boticário (ação do Dia dos Namorados), Audi (que passou do terceiro para o primeiro posto no ranking de vendas de carros importados), McDonald’s (campanha “Super mega Big Mac”), Seara (“Começa com S e termina com A”) e Bradesco Seguros (“Vai que…”).

“O planeta não parou. A Dentsu teve cliente que quintuplicou as vendas no e-commerce. A grande maioria dos cases tem uma coisa em comum: coragem. O marketing ainda é visto em muitas empresas no Brasil como custo, o que não acontece lá fora. É com inteligência que as marcas viram o jogo”, pontua o presidente e CCO da Dentsu Brasil.

Copo meio cheio
Apesar de os resultados do começo de 2016 não serem suficientes para trazer calmaria ao mercado, o humor está melhorando. “O otimismo do empresariado está aumentando e as agências são caudatárias disso. O ano não tem se mostrado de crescimento, mas tem gente crescendo”, diz Orlando Marques, presidente da Abap, lembrando que nas regiões brasileiras onde a agroindústria é forte, o mercado não está sentido a crise. “Voltamos a ter concorrências no Rio, o que mostra uma movimentação”, complementa Gláucio Binder, presidente da Fenapro.

Além da crise econômica, que afeta todos os setores, o mercado publicitário vive um momento de rediscussão do modelo de negócio, e um dos pontos críticos é a remuneração, que sofre um conjunto de pressões. “Este é um momento crucial para a indústria. As agências têm que reaprender a cobrar pela importância do seu trabalho para a construção das marcas. As consultorias ligam o taxímetro quando começam a dar palpite”, conta Orlando.

Segundo Binder, a composição do faturamento das agências está mudando. “As receitas fora veiculação estão crescendo. Começamos a fazer uma pesquisa neste sentido”, aponta, destacando que o número de concorrências sem a apresentação de campanhas está aumentando, o que é positivo para o mercado.

Marca renovada
O lançamento da campanha coincide com a estreia da nova marca da Abap, desenvolvida voluntariamente pela F&Q Brasil. A mudança anterior na marca da entidade aconteceu em 1981. Seguindo os ensinamentos de Francesc Petit e José Zaragoza, Paschoal Fabra Neto, sócio da agência, procurou desenvolver uma marca simples, objetiva e bem-humorada. “Quando desenhava as letras da Abap, notei que eram coincidentemente harmoniosas graficamente: quatro círculos, quatro traços. Tudo foi desenhado manualmente dando uma personalidade única à marca”, conta Paschoal, que trabalhou em parceria com Marcelo Fernando Carlini.

Novo logo da Abap desenvolvido pela F&Q Brasil

Novo logo da Abap desenvolvido pela F&Q Brasil (crédito: divulgação)

A nova marca já está em todos os canais digitais da entidade e estará presente nos futuros materiais de papelaria (nenhum recurso físico será desperdiçado no processo de transição). A marca também será utilizada, a partir desta semana, no novo formato do “Abap News”, boletim de notícias dirigido às associadas da entidade que passará a ser enviado também às lideranças do mercado. Será usada ainda no novo “Abap Sempre Alerta”, newsletter especial que será enviada sempre que um fato relevante sobre a atividade merecer um posicionamento da associação.

Anúncio Futebol Abap e Fenapro

Time que busca a vitória não joga apenas na defesa (crédito: divulgação)

Anúncio Surf Abap e Fenapro

Apenas os surfistas que estão no mar podem se destacar (crédito: divulgação)

Peça lembra virada histórica da Rússia diante do Brasil em Londres 2012

Peça lembra virada histórica da Rússia diante do Brasil em Londres 2012 (crédito: divulgação)

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