Abap e Fenapro se unem contra a crise
Campanha criada pela Dentsu estimula mercado a buscar alternativas e apresenta cases de sucesso
Campanha criada pela Dentsu estimula mercado a buscar alternativas e apresenta cases de sucesso
Fernando Murad
7 de junho de 2016 - 14h49
Com a proposta de olhar para o futuro, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) lançam no final de semana uma campanha que pretende estimular a retomada da normalidade econômica. A ação, criada pela Dentsu, tem desdobramentos na mídia impressa e digital, e trabalha a assinatura “Anuncie. E deixe a crise para os outros”.
Almap e O Boticário vencem Grand Effie
Na fanpage da Abap no Facebook será publicada uma série de cases, quatro deles vencedores da edição 2015 do Effie Awards Brasil. O primeiro caso apresentado é o da Canon. Com a utilização da emoção e de mídias integradas para gerar relevância e promover suas câmeras, a marca registrou aumento de 470% nas vendas e alcançou a liderança de mercado no País (veja vídeo abaixo). Também serão mostrados cases de O Boticário (ação do Dia dos Namorados), Audi (que passou do terceiro para o primeiro posto no ranking de vendas de carros importados), McDonald’s (campanha “Super mega Big Mac”), Seara (“Começa com S e termina com A”) e Bradesco Seguros (“Vai que…”).
“O planeta não parou. A Dentsu teve cliente que quintuplicou as vendas no e-commerce. A grande maioria dos cases tem uma coisa em comum: coragem. O marketing ainda é visto em muitas empresas no Brasil como custo, o que não acontece lá fora. É com inteligência que as marcas viram o jogo”, pontua o presidente e CCO da Dentsu Brasil.
Copo meio cheio
Apesar de os resultados do começo de 2016 não serem suficientes para trazer calmaria ao mercado, o humor está melhorando. “O otimismo do empresariado está aumentando e as agências são caudatárias disso. O ano não tem se mostrado de crescimento, mas tem gente crescendo”, diz Orlando Marques, presidente da Abap, lembrando que nas regiões brasileiras onde a agroindústria é forte, o mercado não está sentido a crise. “Voltamos a ter concorrências no Rio, o que mostra uma movimentação”, complementa Gláucio Binder, presidente da Fenapro.
Mercado negocia novo pacto
Segundo Binder, a composição do faturamento das agências está mudando. “As receitas fora veiculação estão crescendo. Começamos a fazer uma pesquisa neste sentido”, aponta, destacando que o número de concorrências sem a apresentação de campanhas está aumentando, o que é positivo para o mercado.
Marca renovada
O lançamento da campanha coincide com a estreia da nova marca da Abap, desenvolvida voluntariamente pela F&Q Brasil. A mudança anterior na marca da entidade aconteceu em 1981. Seguindo os ensinamentos de Francesc Petit e José Zaragoza, Paschoal Fabra Neto, sócio da agência, procurou desenvolver uma marca simples, objetiva e bem-humorada. “Quando desenhava as letras da Abap, notei que eram coincidentemente harmoniosas graficamente: quatro círculos, quatro traços. Tudo foi desenhado manualmente dando uma personalidade única à marca”, conta Paschoal, que trabalhou em parceria com Marcelo Fernando Carlini.
A nova marca já está em todos os canais digitais da entidade e estará presente nos futuros materiais de papelaria (nenhum recurso físico será desperdiçado no processo de transição). A marca também será utilizada, a partir desta semana, no novo formato do “Abap News”, boletim de notícias dirigido às associadas da entidade que passará a ser enviado também às lideranças do mercado. Será usada ainda no novo “Abap Sempre Alerta”, newsletter especial que será enviada sempre que um fato relevante sobre a atividade merecer um posicionamento da associação.
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