Receita global do ABC cai 10,3% em 2012
Dados do Agency Report colocam grupo brasileiro como 19º do mundo, uma posição abaixo da alcançada em 2012
Dados do Agency Report colocam grupo brasileiro como 19º do mundo, uma posição abaixo da alcançada em 2012
Meio & Mensagem
29 de abril de 2013 - 11h45
(*)
Os dados do Agency Report, levantamento do Advertising Age para mapear os maiores grupos de comunicação do mundo, lista o Grupo ABC como o 19º colocado, um degrau abaixo da posição do ano passado. As informações foram publicadas nesta segunda-feira 29. De acordo com o levantamento, a receita global do conglomerado caiu de US$ 448 milhões para US$ 402 milhões, num decréscimo de 10,3%. Quando analisados apenas os negócios norte-americanos, no entanto, a receita do ABC cresceu 35,1% (passando de US$ 15 milhões para US$ 20 milhões). Os negócios “no resto do mundo”, conforme definição do Advertising Age, registraram decréscimo de 11,9% na receita (caindo de US$ 434 milhões em 2011 para US$ 382 milhões em 2012). Com a mudança, a 18ª posição passou a ser ocupada pelo grupo alemão Media Consulta.
Grupo ABC: queda de receita é ‘culpa’ da variação cambial; em reais, rede cresceu 5,7%
No que diz respeito ao topo da tabela, pouca coisa mudou. WPP, Omnicom, Publicis, Interpublic e Dentsu seguem – nesta ordem – sendo os cinco maiores grupos de serviços de comunicação de marketing do planeta (confira a receita dos dez primeiros colocados na tabela abaixo). A receita da Dentsu (US$ 6,3 bilhões) já inclui os resultados do Aegis, cuja aquisição foi concluída em março.
Essa movimentação representa a maior mudança no Agency Report deste ano. Ao somar sua receita à do Aegis, a Dentsu se tornou três vezes maior que o sexto colocado, o Havas. Assim, os cinco grandes se isolam na liderança do mercado. Juntas, abocanharam 73% de toda a receita global das 50 maiores redes de agências do mundo. Nos Estados Unidos, o percentual foi de 71%. As cinco grandes acumularam 52% dos US$ 35,6 bi das agências norte-americanas que têm seus dados incluídos no Agency Report.
Mudanças no mercado
O mercado norte-americano movimentou, em 2012, US$ 35,6 bilhões. Os serviços digitais representam um terço da receita das agências (US$ 11,6 bi ou 32,5%) do país (o levantamento se baseia na compilação dos dados de mil agências, redes e grupos de comunicação). Veja no quadro abaixo o quanto cada disciplina abocanha do mercado – e quanto cresceu em comparação a 2011. Merecem destaque as áreas de promoção (9,2% de crescimento), compra de mídia (7,4%), digital (6,9%) e relações-públicas (5,6%).
(*) Com Advertising Age.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público