Assinar

Receita global do ABC cai 10,3% em 2012

Buscar

Receita global do ABC cai 10,3% em 2012

Buscar
Publicidade
Comunicação

Receita global do ABC cai 10,3% em 2012

Dados do Agency Report colocam grupo brasileiro como 19º do mundo, uma posição abaixo da alcançada em 2012


29 de abril de 2013 - 11h45

(*)

Os dados do Agency Report, levantamento do Advertising Age para mapear os maiores grupos de comunicação do mundo, lista o Grupo ABC como o 19º colocado, um degrau abaixo da posição do ano passado. As informações foram publicadas nesta segunda-feira 29. De acordo com o levantamento, a receita global do conglomerado caiu de US$ 448 milhões para US$ 402 milhões, num decréscimo de 10,3%. Quando analisados apenas os negócios norte-americanos, no entanto, a receita do ABC cresceu 35,1% (passando de US$ 15 milhões para US$ 20 milhões). Os negócios “no resto do mundo”, conforme definição do Advertising Age, registraram decréscimo de 11,9% na receita (caindo de US$ 434 milhões em 2011 para US$ 382 milhões em 2012). Com a mudança, a 18ª posição passou a ser ocupada pelo grupo alemão Media Consulta.

Grupo ABC: queda de receita é ‘culpa’ da variação cambial; em reais, rede cresceu 5,7%

No que diz respeito ao topo da tabela, pouca coisa mudou. WPP, Omnicom, Publicis, Interpublic e Dentsu seguem – nesta ordem – sendo os cinco maiores grupos de serviços de comunicação de marketing do planeta (confira a receita dos dez primeiros colocados na tabela abaixo). A receita da Dentsu (US$ 6,3 bilhões) já inclui os resultados do Aegis, cuja aquisição foi concluída em março.
 

wrapswraps
Essa movimentação representa a maior mudança no Agency Report deste ano. Ao somar sua receita à do Aegis, a Dentsu se tornou três vezes maior que o sexto colocado, o Havas. Assim, os cinco grandes se isolam na liderança do mercado. Juntas, abocanharam 73% de toda a receita global das 50 maiores redes de agências do mundo. Nos Estados Unidos, o percentual foi de 71%. As cinco grandes acumularam 52% dos US$ 35,6 bi das agências norte-americanas que têm seus dados incluídos no Agency Report.

Mudanças no mercado
O mercado norte-americano movimentou, em 2012, US$ 35,6 bilhões. Os serviços digitais representam um terço da receita das agências (US$ 11,6 bi ou 32,5%) do país (o levantamento se baseia na compilação dos dados de mil agências, redes e grupos de comunicação). Veja no quadro abaixo o quanto cada disciplina abocanha do mercado – e quanto cresceu em comparação a 2011. Merecem destaque as áreas de promoção (9,2% de crescimento), compra de mídia (7,4%), digital (6,9%) e relações-públicas (5,6%).
wraps
(*) Com Advertising Age.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público