Aos 50 anos, Nike recria campanha com Spike Lee
Comunicação celebra o meio século da marca de artigos esportivos e peça que mudou a diversidade na publicidade
Aos 50 anos, Nike recria campanha com Spike Lee
BuscarAos 50 anos, Nike recria campanha com Spike Lee
BuscarComunicação celebra o meio século da marca de artigos esportivos e peça que mudou a diversidade na publicidade
Por Adrianne Pasquarelli, do Advertising Age
Em homenagem ao seu 50º aniversário, a Nike está trazendo de volta uma de suas campanhas publicitárias mais icônicas, ao mesmo tempo em que sugere seu futuro. A gigante de roupas esportivas começou a exibir “Seen It All”, no domingo, 15, um vídeo de um minuto com Spike Lee reprisando seu papel como Mars Blackmon, o personagem “She’s Gotta Have It”, que apareceu no marketing da Nike no final dos anos 1980.
O comercial mostra o passado, mas também promove o que está por vir. O vídeo mostra Lee jogando xadrez contra uma jovem em um parque. Ele relata todos os grandes momentos esportivos que viu nas últimas décadas, como a ascensão de Kobe Bryant, os grandes nomes do futebol Mia Hamm, Alex Morgan e Megan Rapinoe, e os recordes do corredor Steve Prefontaine.
https://www.youtube.com/watch?v=rD-XFcmvGuc
“Não há nada que eu não tenha visto”, diz Lee como Blackmon. Seu oponente retruca: “Tudo bem à moda antiga, mas com o devido respeito, o passado foi ótimo e tudo menos o futuro está no convés”. Ela fala sobre atletas atuais como Naomi Osaka, Chloe Kim e Ja Morant: “Você ainda não viu nada”, diz ela antes de vencer a partida de xadrez.
Lee dirigiu o filme. A campanha original de Blackmon, “Spike and Mike”, estrelou Lee ao lado de Michael Jordan e foi creditada por ajudar a mover a agulha com a representação negra na publicidade.
Ambos os trabalhos foram criados com a Wieden+Kennedy, agência criativa da Nike. Especialistas disseram que a campanha original ressoou com o grande público, mas também era “sem remorso, negra”. Esse trabalho abriu o caminho para a Nike perseguir outras campanhas históricas, como a campanha “Dream Crazy” de Colin Kaepernick, há quatro anos. Kaepernick não aparece no novo spot.
A nova campanha de aniversário da Nike começou a ser veiculada no Twitter na tarde de domingo. “Nosso novo filme estrelado e dirigido por Spike Lee vai deixar você imaginando. #nike50”, dizia o tweet que acompanha o vídeo.
Dois dias atrás, a Nike provocou seu lançamento de aniversário no Instagram. “É o nosso 50º aniversário”, dizia o post. “Então, estamos começando uma semana de lendas do passado e do futuro que nos inspiram.”
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público