Assinar

Aos 50 anos, Nike recria campanha com Spike Lee

Buscar

Aos 50 anos, Nike recria campanha com Spike Lee

Buscar
Publicidade
Comunicação

Aos 50 anos, Nike recria campanha com Spike Lee

Comunicação celebra o meio século da marca de artigos esportivos e peça que mudou a diversidade na publicidade


16 de maio de 2022 - 18h52

Por Adrianne Pasquarelli, do Advertising Age

Em homenagem ao seu 50º aniversário, a Nike está trazendo de volta uma de suas campanhas publicitárias mais icônicas, ao mesmo tempo em que sugere seu futuro. A gigante de roupas esportivas começou a exibir “Seen It All”, no domingo, 15, um vídeo de um minuto com Spike Lee reprisando seu papel como Mars Blackmon, o personagem “She’s Gotta Have It”, que apareceu no marketing da Nike no final dos anos 1980.

O comercial mostra o passado, mas também promove o que está por vir. O vídeo mostra Lee jogando xadrez contra uma jovem em um parque. Ele relata todos os grandes momentos esportivos que viu nas últimas décadas, como a ascensão de Kobe Bryant, os grandes nomes do futebol Mia Hamm, Alex Morgan e Megan Rapinoe, e os recordes do corredor Steve Prefontaine.

https://www.youtube.com/watch?v=rD-XFcmvGuc

“Não há nada que eu não tenha visto”, diz Lee como Blackmon. Seu oponente retruca: “Tudo bem à moda antiga, mas com o devido respeito, o passado foi ótimo e tudo menos o futuro está no convés”. Ela fala sobre atletas atuais como Naomi Osaka, Chloe Kim e Ja Morant: “Você ainda não viu nada”, diz ela antes de vencer a partida de xadrez.

Lee dirigiu o filme. A campanha original de Blackmon, “Spike and Mike”, estrelou Lee ao lado de Michael Jordan e foi creditada por ajudar a mover a agulha com a representação negra na publicidade.

Ambos os trabalhos foram criados com a Wieden+Kennedy, agência criativa da Nike. Especialistas disseram que a campanha original ressoou com o grande público, mas também era “sem remorso, negra”. Esse trabalho abriu o caminho para a Nike perseguir outras campanhas históricas, como a campanha “Dream Crazy” de Colin Kaepernick, há quatro anos. Kaepernick não aparece no novo spot.

A nova campanha de aniversário da Nike começou a ser veiculada no Twitter na tarde de domingo. “Nosso novo filme estrelado e dirigido por Spike Lee vai deixar você imaginando. #nike50”, dizia o tweet que acompanha o vídeo.

Dois dias atrás, a Nike provocou seu lançamento de aniversário no Instagram. “É o nosso 50º aniversário”, dizia o post. “Então, estamos começando uma semana de lendas do passado e do futuro que nos inspiram.”

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público